A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 

Mussum  - O sambista

Antônio Carlos Bernardes Gomes ou simplesmente Mussum para o grande público. E para boa parte do público que o conhece, só sabe o lado cômico do Mussum, aliás, um senhor humorista. Ao lado dos seus colegas de programa Didi, Dedé e Zacarias, fizeram uma geração inteira cair na gargalhada em frente à telinha da TV ou a telona do cinema assistindo aos Trapalhões.

Mas como a coluna é sobre música, vamos ao lado musical do nome de hoje. Antes de iniciar a brilhante trajetória nos trapalhões, Mussum era integrante dos Originais do Samba. Grupo formado no inicio dos anos 60, tinha destaque por suas letras e apresentações bem humoradas. Tinham  boa presença de palco e é claro qualidade musical.

Mussum tocava reco-reco e surdo no grupo. Ao lado de Bigode, Bidi, Chiquinho, Lelei e Rubão, os Originais do Samba, no começo da carreira, já demonstrou ao que veio. Além de tocar em alguns lugares badalados pela cidade, como o teatro do Copacabana Palace, foram além mar e tocaram em Porto Rico, México, Estados Unidos e Europa. Foram os  primeiros sambistas a tocar no Olympia na frança.

Por aqui no Brasil, acompanharam grandes nomes do cancioneiro brasileiro. Nomes como Elis Regina, Jair Rodrigues, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Elza Soares e os americanos Duke Ellington e Earl Grant.

O primeiro álbum veio em 1969, Os Originais do Samba, fez um bom barulho e conquistou de cara o público. A música de destaque do disco é Cadê Tereza,composição de Jorge Bem Jor, compositor esse que cedeu outras músicas ao grupo. Eles tiveram grande destaque nos anos 70.Ganharam disco de ouro pelas vendagens de seus discos. Novamente falando do Mussum, além de dominar seu instrumento,ele teve a ideia de acoplar as cordas do cavaquinho ao banjo para amplificar o som do instrumento.Isso mostra como o artista foi visionário e pioneiro.

Originais do Samba: Cadê Tereza



Daniel Filósofo 


Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


Postar um comentário

0 Comentários