NAVALHAS AO VENTO

 

GRISALHO OU TINTA: A CULTURA

 DA ETERNA MOCIDADE

Antes de tudo quero deixar claro que esta crítica é apenas para quem me ataca. Não serve para as outras pessoas.

A discriminação contra pessoas velhas tem vários nomes: etarismo, idadismo e ageísmo são alguns deles. Já a velhofobia e a gerontofobia é a discriminação com tudo o que envolve a velhice ou ao envelhecimento.

Há mais ou menos 11 anos eu deixei de pintar o cabelo, assumi a cor prata das madeixas e mesmo me amando com este visual, passei a sofrer gerontofobia por parte de pessoas que eu considerava... e muito. Eu pintava o cabelo quando era jovem, pintava de loiro bem claro, quase branco. Sempre achei que a cor clara combina melhor com minha tonalidade de pele e aguardava, ansiosa, pelos fios brancos.

Eu não me preocupo se as pessoas pintam ou não os cabelos, se botam “beiço de xexeca” ou se tatuam o símbolo d Nike sobre os olhos. Para mim se a pessoa se acha bonita é o que vale. Cada um sabe de si mas eu não gosto de pintar o cabelo, acho que a tinta mostra mais as rugas, afinal tinta capilar não é cirurgia plástica, não disfarça a idade, muito pelo contrário, em muitos casos até realça.

Tenho quase 62 anos e sou uma pessoa resolvida com a minha idade, não quer dizer que eu goste de ser velha, eu odeio. Mas nunca, jamais teria a coragem de mentir a idade ou de tentar disfarçá-la. Melhor ouvir que não pareço ter a idade que tenho do que parecer ter mais. Cada fio branco é uma história que eu vivi. Cada fio branco é um problema que eu resolvi. Cada fio branco é a lembrança feliz de que eu venci os anos.

A cultura de que a pessoa tem que ser jovem para sempre já está ultrapassada. Aliás a pessoa velha é respeitada em todos os países desenvolvidos, só no Brasil que ela é vista como incapaz.

Tenho amigas que costumam dizer que eu estou velha e feia com o meu cabelo grisalho. Mesmo que elas não me respeitem, eu as respeito e não falo o que penso. Até hoje... Cada vez que elas me atacam eu vejo uma velha recalcada tentando parecer jovem e isso é ridículo. Pagam fortunas para ter “boca de xexeca” e cabelo comprido e bem pintado, mesmo com a cara parecendo um “plissê”. Se não fosse ofensa às bruxas eu as compararia com a Maga Patalógika, personagem criada por Carl Barks em 1961.

A idade avançada não é vista apenas no cabelo branco. Tem pessoas que desde jovem já os tem. Basta olhar para as rugas, para a papada, as mãos e até mesmo a canela denuncia a idade da pessoa. O cabelo é apenas um detalhe.

Mas... a escolha é de cada uma de vocês... Eu não fico criticando e adoraria ser respeitada pela minha escolha. Este texto é apenas um desabafo de quem não aguenta mais ser criticada. Vive a tua vida conforme tuas escolhas, eu nunca criticarei. Se cada um cuidasse do seu pátio como cuida da minha vida, não teria dengue, zika ou chikungunya.

Eu sou resolvida, aliás nem gosto de ser chamada de idosa, sou velha. Idoso é aquele que só quer os direitos e se torna chato. Ser velho é vintage, é chique... uma peça de antiquário é rara e caríssima. E... confesso que adoro quando dizem que não pareço a idade que tenho...

Isab-El Cristina Soares


Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.


FABIO DA SILVA BARBOSA


FABIO DA SILVA BARBOSA

Fabio da Silva Barbosa um dos maiores escritores do underground brasileiro e membro do ColetiveArts mora em Porto Alegre/RS e como muitos está sofrendo com a enchente que devastou o estado gaúcho. Então estamos pedindo humildemente qualquer contribuição para que  ajudar o mesmo neste momento tão difícil.

Contribuições para o Pix: elkhourisousa@gmail.com

 * Fabio não tem pix, portanto foi necessário o pix do seu amigo Diego El Khouri Sousa que vai repassando para a conta do Fabio as contribuições que forem chegando.


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amei o texto! Os últimos parágrafos fecharam com chave de ouro: "Vive a tua vida conforme tuas escolhas, eu nunca criticarei. Se cada um cuidasse do seu pátio como cuida da minha vida, não teria dengue, zika ou chikungunya."

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Cada uma com a sua velhice!!!! Kkkk

    ResponderExcluir