ARTE E CULTURA

AS FASES DO AMOR E DA POESIA 

DE JULIANA SAMPAIO


O Poeta e o Poema

O poeta ele é um sofredor

Que sofre por falar do amor

O amor que é um lindo sentimento que causa dor

A dor que dilacera o coração com fervor/ardor


O poema é tudo aquilo que o coração está cheio e quer falar

Falar para de alguma forma se esvaziar

Para poder se acalmar

E novamente amar e não mais chorar

 - Juliana Sampaio



Juliana Sampaio nasceu dia 5 de março de 1998 no município de Magé, Rio de Janeiro. Apaixonada pelos estudos, fez seu primeiro poema chamado Amor e Amizade aos 15 anos de idade, depois de um belo trabalho escolar que fez com sua professora de português, Michele, no dia 30 de maio de 2013, sobre os 100 anos de Vinícius de Moraes.

E de 2015 até 2017 ela pode mostrar a sua paixão pela poesia, pois em 2015 ela participou de um projeto de leitura na escola com as professoras Lane e Mariléia onde ela teve a oportunidade de levar e mostrar algumas poesias para os alunos, professores etc... Na escola ela fez um simples livro/encadernação com a professora Josefa Duarte e teve a oportunidade em 2017, na sua formatura, de recitar algumas poesias com as alunas que também são suas amigas, Ana Beatriz de Oliveira e Nathalia Andrade.

Desde então, se apaixonou pelas poesias e não parou mais de escrever, hoje já são mais de 500 poesias criadas por ela.

Seus grandes ídolos são os poetas Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. 

Dentre suas grandes inspirações está seu professor Leandro Campos, por quem nutria uma história de amor platônico antes de descobrir que o mesmo seria seu professor.  Atualmente suas inspirações são o seu grande amor e esposo Bruno Lázaro e sua filha Hillary Victory.

Seu grande sonho é poder mostrar ao público o seu trabalho e, para isso, Juliana começou a participar de antologias e concursos. Em 2024 publicou o seu primeiro livro de poesias Fases do Amor. No mesmo ano, ela conheceu o haicai, uma forma de poesia japonesa. Mesmo achando o haicai difícil, ela se arriscou a criar e participar de concursos, antologias e jornais de haicais.

Juliana atualmente está estudando sobre a trova e tem a ideia de publicar um livro em homenagem aos seus professores no estilo "acrósticos".

Aqui a autora deixa um exemplo do que ela está preparando:


Eu gostaria de dizer que é uma professora maravilhosa 

Diante das minhas dificuldades nunca desacreditou de mim 

Isso porque sempre me deu forças para continuar a seguir em frente 

Ter você como professora transformou a minha vida 

E assim gostaria muito de te agradecer!


E nós do Arte e Cultura, seguindo nossa missão de divulgar a arte, a cultura e a literatura fomos conversar com a poeta Juliana Sampaio para conhecer um pouco mais dela, um pouco mais do seu trabalho.

JULIANA SAMPAIO


JORGINHO:  Quem é a Juliana Sampaio? Como você se define?

JULIANA SAMPAIO: Juliana Sampaio é poeta, esposa e mãe de duas meninas bebês, um milagre e  um Anjinho.

Eu sou uma pessoa estudiosa e romântica que deseja espalhar o amor pelo mundo através da poesia.


Onde anda meu amor
Eu realmente quero saber
Esse amor que eu amo
E me consome tudo por dentro
Esse amor que me faz enlouquecer
E o controle perder
Poxa amor porque você não aparece e vem me amar, vem sofrer
Se enlouquecer junto à mim
E viver e fazer a melhor coisa da vida que é amar e ser amado intensamente,
loucamente e eternamente
Porque sem esse amor eu vou sofrer, posso até morrer
Poxa amor onde anda você?
Preciso te encontrar para viver esse amor
Que me invade e me faz transbordar
E precisa ser compartilhado
Que não aguento mais esse amor dentro do meu peito
Amor por favor eu quero saber onde anda você?
Porque preciso de você para amar (te amar) pra sempre

 - Juliana Sampaio

JORGINHO: Como a literatura entrou em sua vida?

JULIANA SAMPAIO: Sempre gostei de ler e escrever, pois sou apaixonada pela educação, e a literatura entrou na minha vida através de trabalhos escolares. O primeiro foi sobre os 100 anos do famoso poetinha- nosso querido Vinicius de Moraes e a partir desse projeto comecei a escrever poemas e participar de eventos, trabalhos escolares sobre a leitura, compartilhando a poesia na escola aonde estudava e aonde fiz o meu primeiro livro que recitei  no dia da minha formatura na escola.


Amor Ausente

Ela ama um amor que nunca esteve consigo
Um amor que nunca foi seu amigo
Mas é um amor que por ela nunca deixou de ser amado
Porque esse amor ficou em seu coração gravado, tatuado, marcado
E por ele, ela sofre a falta que ele faz
E em seu peito causa uma dor e essa dor consigo ela traz
Ela ama um amor que nunca foi presente
Que quando ela mais precisava estava sempre ausente
Amor Ausente que nem chegou e deixou saudade
Saudade para uma pessoa que sempre te amou de verdade
E em seu peito ela sente esse Amor Ausente
Que não sai do coração da gente
Que insiste em ficar no seu coração que só sabe chorar
Amor Ausente por favor apresente-se
Para que ela por ti pare de chorar
Porque ela só quer de verdade é te amar!!!

- Juliana Sampaio

JORGINHO: Quais as obras e autores que mais te marcaram em sua formação como leitora e escritora?

JULIANA SAMPAIO: Alguns são Eu sei que vou te amar, de Vinícius de Moraes e Eu te amo, porque te amo, de Carlos Drummond de Andrade, além de outras obras e poetas como Pablo Neruda, Clarice Lispector, Cora Coralina, entre outros.


JORGINHO: O que a poesia significa para você?

JULIANA SAMPAIO: A poesia para mim é como um escape, onde eu escrevo tudo aquilo do que o meu coração está cheio, aquilo que não tenho coragem de dizer para ninguém ou não posso mais dizer por algum motivo, pois as minhas poesias são inspiradas em pessoas que fizeram ou fazem parte da minha vida.

"Sentimentos não ditos a ninguém, mas que são escritos, viram poesias."


O Melhor Lugar

Meu amor, o meu melhor lugar é no seu abraço
Que me acalma e tranquiliza a minh'alma
Onde eu sempre me repouso em segurança
Ah meu amor, quão bom é me sentir protegida e cuidada em seus braços
E o seu abraço é o lugar que sempre quero estar
Para que sempre nele quero me aconchegar
Meu amor, como é maravilhoso me deitar em seus braços
E tocar o seu peito e sentir cada batida do seu coração pulsar
Me deleitar em seu corpo que me endoidece de prazer
Meu amor você não sabe como é gratificante viver em seus braços
E saber que o seu abraço é somente meu
E onde eu posso demonstrar o tamanho do amor que sinto e tenho por você
Porque como é magnífico te amar intensamente e loucamente
Pois você meu amor me enlouqueceu de amor e desejo
E o meu coração pra ti completamente se entregou
E escolheu você para amar pra sempre

 - Juliana Sampaio

JORGINHO: Qual o significado dos professores na sua vida? Conte um pouco da sua experiência no período escolar.

JULIANA SAMPAIO: Os professores para mim são "tudo", pois sem eles eu não saberia ler nem escrever, porque eu aprendi a ler e escrever entre os 9 e 12 anos, porque dos 2 anos até os 12 eu tive um problema de saúde que me atrasou muito no meu desenvolvimento, principalmente na área escolar, e os professores são muito importantes pra mim, sou apaixonada por eles, mesmo não tendo afinidade com todos, mas eles foram importantes para o meu crescimento, desenvolvimento escolar e em outras áreas também. Por isso que agradeço cada um deles e tenho um carinho especial com todos os meus professores. Minha experiência na sala de aula foi que com ajuda dos professores participei de projetos escolares sobre a literatura, criação do meu livro e o mais importante, os professores sempre me aconselharam, sempre me deram forças para continuar, mesmo com todas as dificuldades, pois eles jamais desistiram de mim e sabia que eu iria longe na caminhada vida.  


JORGINHO: Fale das professoras que te ajudaram em sua construção como escritora.

JULIANA SAMPAIO: Primeiramente foram as professoras Cecilia, Edite, a diretora Vanda, que sempre me deram forças para nunca desistir e que sempre acreditaram em mim, e também a professora Michelle, pois foi através dela que fiz o trabalho sobre Vinícius de Moraes e comecei a minha vida como escritora, e a professora Josefa, que me ajudou na construção do meu livro (feito na escola) e toda a equipe escolar, que também me deram forças para seguir o caminho, porque nesse momento eu tinha desistido de ser escritora/ poeta.

Agradeço a todos por eu estar seguindo esse caminho.


JORGINHO: Fale sobre o livro “Fases do Amor”

JULIANA SAMPAIO: Esse foi o meu primeiro livro publicado, onde coloquei a maioria das poesias que eu tinha escrito. Particularmente não gosto muito das primeiras 10 poesias, pois foram as minhas primeiras poesias e eu estava aprendendo, mas acho importante lembrar de onde tudo começou...

Também publiquei meu segundo livro chamado "Nascer Do Amor" que são haicais inspirados no tema maternal, tudo o que envolve esse universo lindo  que é do descobrimento da gravidez até o vínculo entre mãe e filho. Esse tema escolhido foi para homenagear as minhas duas princesinhas.

Os livros são encontrados nos sites da Amazon, Uiclap e Clube dos Autores tanto e-books como livros físicos.

Fases do Amor:

Amazon AQUI

Uiclap AQUI

Clube de Autores AQUI

Nascer Do Amor:

Clube dos autores AQUI

Uiclap AQUI

Amazon AQUI

JORGINHO: Como você enxerga o momento cultural no Brasil nos dias de hoje?

JULIANA SAMPAIO: Acredito que temos mais liberdade de expressão, pois antigamente não poderíamos escrever determinadas músicas, por exemplo, que não passassem pela censura, e hoje com a ajuda e desenvolvimento da Internet, conseguimos mostrar ao público a nossa arte, é muito mais fácil.

Somente Você

Você, somente você
Acreditou em mim quando eu mesma já tinha desistido de acreditar
Me deu forças quando eu já não tinha mais forças para viver
Mostrou-me que a felicidade ainda existe em meio ao caos
E que você é a felicidade que faltava em minha vida
Para que eu possa realmente ser feliz contigo ao seu lado.
- Juliana Sampaio

JORGINHO: Quais seus próximos projetos?

JULIANA SAMPAIO: Estou com mais dois livros para publicar, um em homenagem aos meus professores e mais um livro de poesias e também as participações em antologias, concursos poéticos e outras coisas mais... estou buscando oportunidades nesse ramo literário. 


JORGINHO: Deixe sua mensagem para o leitor do Arte e Cultura 

JULIANA SAMPAIO: Acompanhe sempre o blog do Coletive em Movimento, pois têm muitas publicações legais e novidades. Fiquem ligados no blog! 

Sou super grata por estar participando desse blog, agradeço a equipe por essa oportunidade.

Último Adeus Sem Adeus

Ainda choro, choro de saudade porque ainda dói dentro do meu peito

A falta que você ainda me faz

Poxa amor como que você pode ter ido tão rápido

Ter me deixado para nunca mais voltar

Que vida cruel você se foi sem dizer um adeus

E eu não tive a oportunidade de me despedir de você

De dizer o quanto eu te amo e não sei viver sem você até hoje

Pois ainda não me acostumei com a sua ausência

Essa ausência que infelizmente será eterna

Pois não irei te ver nunca mais

Porque você foi tirado de mim de uma forma atroz

E eu no meio desse caos fiquei sem chão

Pois perdi o meu bem mais precioso

Que é você meu amor

Porque você me fez ver a vida com outros olhos

Você me fez enxergar a vida com mais alegria e principalmente com mais amor

Com um amor lindo que jamais podia imaginar ter por alguém

E sendo assim eu sou muito grata por ter tido a oportunidade de ter conhecido

você

E o mais importante jamais irei me esquecer de você

E das lembranças maravilhosas vividas contigo

Porque serão eternamente gravadas, tatuadas e marcadas dentro do meu coração

Assim como você.

 - Juliana Sampaio


Fases do Amor

Fases do Amor é uma coletânea poética que mergulha nas múltiplas camadas e nuances desse sentimento poderoso e transformador. Através de versos delicadamente elaborados, a autora nos conduz por uma jornada poética que retrata as diversas etapas pelas quais o amor pode passar.

As poesias presentes nesse livro captam a emoção e a intensidade das diferentes fases vivenciadas no amor: desde a euforia do encontro inicial, passando pela felicidade extasiante dos momentos mais apaixonados, até chegar à nostalgia das lembranças e à dor da despedida. Cada poema é uma peça desse mosaico, expressando os sentimentos mais profundos relacionados ao amor. 

Para adquirir a obra:

Amazon AQUI

Uiclap AQUI

Clube de Autores AQUI

Nascer Do Amor

Nascer do Amor" é uma coleção de haicais que celebra a jornada da maternidade, desde a descoberta da gravidez, do nascimento até o vínculo inquebrável entre mãe e filho.

Cada poema é um fragmento de vida, refletindo a alegria, a expectativa e a transformação que acompanham a jornada de se tornar mãe. Desde a descoberta da gravidez até os primeiros passos de uma nova vida, Juliana explora a profundidade do amor materno com palavras que são tão suaves quanto um carinho e tão poderosas quanto o instinto de proteção.

Para adquirir a obra:

Clube dos autores AQUI

Uiclap AQUI

Amazon AQUI

CONTATOS DA JULIANA SAMPAIO:

Face AQUI

Insta AQUI


"Sentimentos não ditos a ninguém, mas que são escritos, viram poesias."

- Juliana Sampaio


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

Silvio Ribeiro com uma rifa solidária

O artista gráfico Silvio Ribeiro está com uma rifa solidária da sua obra Curso Completo de Desenho Artístico e mais um exemplar da revista Quadrinhos Nostalgia-2, com valor de R$ 5,00 o número. Todo o valor será revertido para a compra de alimentos e bens,  que serão destinados às vitimas das enchentes .

Para conhecer um pouco mais sobre o Silvio Ribeiro clique AQUI



"Adquira pelo menos um número. Apenas R$ 5,00. Eu conto com seu apoio. Por favor ajude!"
- Silvio Ribeiro


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!
                                                                                                                                                                                            

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito grata em estar participando dessa entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Que história de vida poética maravilhosa, desejo todo sucesso para está incrível poeta. Paz e Luz.

    ResponderExcluir