TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Eventos: 7° BienalHQ – Curitiba, 07 a 10/09/23


Após um hiato devido a pandemia a BienalHQ voltou a Curitiba. Ocorrida nos dias 07 a 10 de setembro de 2023 nas dependências do MUMA - Museu Municipal de Arte, apresentou uma série de atividades relacionadas ao mundo dos quadrinhos com diversos convidados e expositores. O destaque dessa edição foi a homenagem a letrista de quadrinhos Lilian Matsunaga, que recebeu o troféu Maria Erótica (personagem de Cláudio Seto) por sua contribuição a Nona Arte. Alvorada se fez presente com a participação do quadrinhista Pablito Aguiar e o CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos nas figuras dos professores e fanzineiros Denilson Reis e Paulo Kobielski. Na oportunidade participaram da Feira Muvuca ao lado do colaborador Chris Chaves, expondo seus famzines e publicações independentes de quadrinhos. O evento foi um congraçamento entre artistas e público e, artistas e artistas. Além de poder trocar experiências e firmar novas parceiras entre os autores presentes, o evento mostrou um público muito interessado pelo quadrinho autoral e independente. Segundo conversas com os amigos curitibanos, esse interesse vem de anos de formação de leitores de quadrinhos graças a iniciativa de manter uma gibiteca há décadas. A Bienal de Quadrinhos de Curitiba e a Feira Muvuca mostraram serem um dos melhores eventos de quadrinhos do Brasil.

2. Quadrinhos: Conan, O Bárbaro 09

Essa é uma edição especial comemorativa aos 50 anos de Conan na Marvel. Gostei da ideia proposta para a comemoração: a Marvel convidou grandes autores para fazerem histórias curtas em diversas fases do Cimério. Veja algumas das feras que apareceram para a festa. Roy Thomas foi o abre alas, aliás, justíssimo. Tivemos ainda Kurt Busiek, Chris Claremont, Kevin Eastman e Steve Deknight, esse escreveu a melhor história. Entre os ilustradores veio Steve McNiven, Pete Woods, Roberto de la Torre, Neeraj Menon e Jesús Saiz. Para fechar a edição brasileira da Panini, a sequência de A Maldição da Estrela da Noite, as novas HQs da Marvel escritas por Jim Zub.

3. Show: Dead Fish em Porto Alegre – Bar Opinião, 20/04/2024

A banda Dead Fish me foi apresentada pelos zines. Mas ela chegou no que classifico como a segunda onda do punk nacional. Acompanhei mais de perto a primeira onda no final dos anos 1980, quando curtia muito o punk e o metal. Nos anos 1990, já estava mais na onda do rock clássico e mergulhando nas raízes do Blues. De qualquer forma, mantenho minhas sonoridades múltiplas e não deixo de ouvir todas as vertentes do rock.Voltando ao Dead Fish, a banda sempre aparecia em zines que recebia dos velhos e novos punks com quem troco zines, mas não escutei atentamente a discografia da banda. Mas, meu filho, que gosta muito da banda, me passa algumas entrevistas onde a banda cita os zines e tal e comenta sobre as letras politizadas. Isso me faz respeitar o Dead Fish e por isso aproveitei que meu filho iria ao show e fui junto. Show muito bom! Um punk-rock de qualidade, com músicos excelentes e um vocalista muito carismático, sempre interagindo com o público que lotou o Bar Opinião. No final, ainda atenderam a galera de forma simpática. Valeu Dead Fish!

4. Meus zines: Conanzine 07

Fanzine em homenagem ao personagem Conan, O Bárbaro. Este número é especial sobre os contos originais de Robert E. Howard. Além disso, textos e resenhas de publicações do Conan. O zine traz uma seleção de ilustrações exclusivas sobre Conan e seu universo. As artes foram produzidas por: Carlos Franzoi (SP), Edenilson Fabrício (SP), Elmano Silva (SC), Gilson Cunha (RS), Heraldo Wilson (RJ), Jader Correa (RS), João Paulo Vieira (MG), Josias Silveira (RS), Juliano Kaapora (SP), Julio Shimamoto (RJ), Marcel Bartholo (SP) e Maurício Lima (PI). Capa: Bira Dantas (ES). São 24 páginas, capa colorida e miolo p&b, impressão digital, formato A5, R$ 10,00 + frete. Versão digital gratuita. Solicite pelo e-mail: tchedenilson@gmail.com

Denilson Reis

Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

DENILSON REIS ESTARÁ PRESENTE NO IV - COLETIVE NA FEIRA DO LIVRO DE GRAVATAÍ/RS, NO DIA 29/06/2024, NO ARTIST ALLEY E DEPOIS NUMA CONVERSA SOBRE QUADRINHOS, EDUCAÇÃO E FANZINES JUNTO COM PAULO KOBIELSKI




"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

0 Comentários