ARTE E CULTURA

 

Canal Empreender na Cozinha lança série sobre a Meca Santista, prato oficial da cidade

Série também explora o papel da gastronomia como uma ferramenta de transformação social e econômica


O canal Empreender na Cozinha, reconhecido espaço voltado para a formação artística e empresarial, lança a série "MECA SANTISTA – O QUE O PRATO OFICIAL DE SANTOS NOS ENSINA PARA A ECONOMIA CRIATIVA". Composta por 16 episódios de até 40 minutos de duração cada, a produção vai além das receitas e explora o papel da gastronomia como uma ferramenta de transformação social e econômica. A série estreou no dia 16 de outubro de 2024,  e segue disponível no YouTube.


Apresentada e idealizada pela chef Ana Claudia Siqueira, criadora do canal, a série é uma imersão nos sabores e tradições da cidade do litoral paulista, com foco na "Meca Santista", um dos pratos mais emblemáticos da região. A iguaria é feita de peixe grelhado acompanhado de risoto de palmito pupunha, farofa de banana da terra e camarões. Ao longo dos episódios, o público será guiado por um conteúdo rico que une o preparo culinário à aplicação prática dos fundamentos do empreendedorismo gastronômico. 


"A série oferece lições sobre planejamento de cardápio, fotografia gastronômica, montagem de pratos e decoração de mesas, além de abordar estratégias de criação de planos de negócios para transformar a paixão pela cozinha em uma oportunidade de sucesso", resume o diretor do projeto, Tales Ordakji. "Um dos grandes diferenciais do projeto é seu compromisso com a democratização do conhecimento”, complementa.


MECA SANTISTA também se destaca pelas entrevistas e visitas a fornecedores e comerciantes locais, apresentando ao público a vibrante cultura caiçara e sua rica herança gastronômica. A chef Ana Claudia conduz essa jornada cheia de sabor e saber, mostrando os ingredientes e técnicas que compõem o prato oficial da cidade enquanto oferece ensinamentos sobre a economia criativa aplicada à gastronomia.



Além de diretor, Tales Ordakji, assina a produção executiva e divide o roteiro com Ana Claudia Siqueira. A direção de fotografia é de Ariel Quintela e Lucas Rodrigues. Quintela também é responsável pela montagem e finalização. A direção de produção fica a cargo de Cibele Gonçalves. Walkiria Ordakji atua como social media. A realização é do canal Empreender na Cozinha, Atado no Ato, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAC - Programa de Ação Cultural.



Série "MECA SANTISTA – O QUE O PRATO OFICIAL DE SANTOS NOS ENSINA PARA A ECONOMIA CRIATIVA"


Canal Empreender na Cozinha: AQUI

Apresentadora e idealização: Ana Claudia Siqueira

Direção: Tales Ordakji

Roteiro: Ana Claudia Siqueira e Tales Ordakji

Direção de fotografia: Ariel Quintela e Lucas Rodrigues

Direção de produção: Cibele Gonçalves

Social Media: Walkiria Ordakji

Montagem e finalização: Ariel Quintela

Produção executiva: Tales Ordakji


Realização:

Empreender na Cozinha

Atado no Ato

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

ProAC - Programa de Ação Cultural


Apoio:

Prefeitura de Santos

Santos Film Comission

MISS - Museu da Imagem e Som de Santos

Casa UmMeiaZero

Desenheitudo



Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

DIRETO DA COLETIVE CAVERNA!
COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários