DICAS DA SANDTECA

 

CRÔNICAS BIRMANESAS

Ditadura Militar em pleno Século XXI

Como você imagina a Coreia do Norte? Imagine-se viver num país em que quase tudo é proibido, suas atividades limitadas e até sua respiração é controlada.  

Claro que estou falando em modo figurado, mas sem ter nada a dever com relação ao tipo de vida que os estes têm. É um país fechado, poucas relações comerciais, um rígido regime militar, uma vida repleta de regras e limitações. Sem esquecer das duras punições que podem ocorrer se não seguir as Leis do país que dita o que você tem que vestir, comer, comprar, o que fazer... Pelo menos isso a mídia passa nas redes sociais. 

Guy Delisle é um cartunista que acompanha a esposa, uma médica que faz parte da ONG Médico Sem Fronteiras, atuando em vários países em desenvolvimento. Nas viagens, ele cuidava do filho e registrava o comportamento do local, como funcionava o governo, as regras, as Leis, a política, a segurança, a saúde, a cultura, etc. Com isso ele escrevia em formato de HQs contando suas experiências como se fosse uma agenda programada com muitas páginas escritas em detalhes. 


Nesta obra, Guy Delisle descreve sua passagem por Myanmar, Birmânia (a primeira vez que eu ouvi falar desse lugar foi num filme de Silvester Stallone, o Rambo IV), localizada no sudeste asiático, demonstrando uma incrível percepção da vida local. Mostrando diversas informações interessantes, de maneira delicada, sensível e com toques de humor.

Para quem não sabe o que é uma Ditadura Militar, a obra é um prato cheio, mas em pleno século XXI. São tantos absurdos que parecem até fantasias do autor, mas ele garante que não é, por isso meu início de texto fazendo comparação com Coreia do Norte. 

Quase todos os tipos de atividades são controlados, com exceção que se possa fazer em casa, sob sigilo. Um detalhe que não escapou foi que, se alguém estiver com um carrinho de bebê, por quem você passa só vai observar o bebê e mais nada. Nem um bom dia, nem um olhar diferente. Nada. Desse detalhe o cartunista elaborou a capa.

Guy Delisle mostra as questões políticas antigas ainda atuando, descreve os problemas sanitários e estruturais, dos aspectos da cultura, dos problemas do país em comum, do trabalho dos Médicos Sem Fronteira, dos interesses políticos, religiosos, da pressão dos militares, onde a economia é dominada por grandes grupos de indústrias estrangeiras e não esquece de falar sempre no calor, muitas vezes em tom de humor. Muita coisa é relatada na obra, como revistas e jornais censurados a golpes de tesouras, falta de energia decorrente em toda a cidade, cidades isoladas do resto do mundo pelos militares, internet monitorada pela censura, moradores de vilas com dependência de heroína e até uma líder de oposição confinada em prisão domiciliar por mais de uma década. 

É comprar a HQ e conhecer que há lugares muito mais sombrios neste Planeta do que poderíamos imaginar.

Guy Delisle


Sandman

Sandman  
é Professor da área de Linguagens e Códigos, Artista Plástico, Fotógrafo, Pesquisador de hqs e dono da Sandteca, uma Biblioteca de Gibis Localizada na Rua Raimundo Valmir Almeida, 59. B. Manoel Castro Filho, cidade de Guaramiranga, Ceará.


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O  COLETIVE,
NÃO DIVIDE, NÃO PERSEGUE,
APENAS SOMA E PLANTA
SEMENTES DE CULTURA!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários