.jpeg)
Abram-se as cortinas para o Gibi entrar. É tempo de olhar para os lados. É momento de mudar o foco.
Imagine o bullying sofrido por quem está entre os menores de um campo que já é considerado “de menos”, ou até mesmo ‘’desconsiderado’, ao longo do tempo.
Que raiva! Que raiva que dá quando vejo o primo pobre ser convidado de honra e alçado para o primeiro plano. Sinto isso, porque sei que é algo passageiro, premeditado, para atender necessidades de quem abre o espaço. E o valor é desvalorizado, quase como ‘’aproveita a oportunidade para aparecer'.
Como digo e repito, Cultura só aparece em grande escala, quando o governante quer aparecer, ao inaugurar uma grande obra, ao realizar um grande evento. Ou quando alguns abnegados se doam de peito aberto para mostrar a sua arte, exibindo-se aos trancos e barrancos - mas aí é outro esquema, o único de valor.
Se a Cultura é considerada um calo no sapato dos gestores, sem verbas no Orçamento da maioria dos municípios, sendo penduricalho da pasta Educação, que quando precisam ver, enxergam a música e o artesanato, e alguma fotografia e pintura, imagine onde está classificada e esquecida a história em quadrinhos, o gibi. O último da fila. No rabo da gata.
É por isso, que gosto, admiro e faço parte do ColetiveArts, esse trem encarrilhado de Cultura, que não se rende aos conceitos errôneos citados acima. O ColetiveArts engloba e prestigia todas as tipologias culturais que se colocam à vista, através de seus artistas representantes.
No Coletive Arts, quadrinhos, ilustrações, fanzines, literatura, tem espaço, vez, tradição e respeito. Isto é muito importante. Isso valoriza e motiva o artista.
E mais uma vez, o personagem de histórias em quadrinhos, de gibis, Tex, estará presente, por ocasião do Dia Nacional do Tex, no evento Cavalgando com Tex, em seu quinto ano, movimentando artistas, colecionadores, fãs e entusiastas. E o mais importante de tudo, pode ser descrito em duas frentes: 1. Não há nenhum incentivo editorial, que envolva valores; 2. Trata-se de valorização da arte e do personagem, por sua trajetória e legado, realizado por fãs - sempre.
Cavalgando com Tex não é um encontro de fãs e colecionadores, que visam se confraternizar e celebrar em torno do seu hobby. Cavalgando com Tex é levar o personagem para a rede web, permitindo atingir o maior número de leitores, principalmente adolescentes, que estão mergulhados em um mar de ofertas de lazer e divertimento, para a existência de um título e de um personagem que agrega muito valor e divertimento, para a vida toda, formando homens de caráter e honradez, ao tempo que oferece oportunidades para novos artistas.
Parodiando o Samba, vem à mente a seguinte frase: Não deixe o Tex morrer, não deixe o Tex acabar.
Em tempo, o Tex está bem vivo, no Brasil, várias coleções publicadas anualmente, mas tem perdido leitores, para o tempo e para outros meios de divertimento. Então, a hora de lutar pelo personagem é agora.
Nos próximos dias, que antecedem o Dia 30 de Setembro, o Dia D, estaremos falando bastante do Cavalgando com Tex, reprisando bons e grandes momentos dos eventos anteriores. Não se trata apenas de imagens e participações, mas da oportunidade de sentimentos e capacitores serem colocados para exterior, demonstrando saberes e realizações.
Acreditem e vejam com seus próprios olhos. É muito bom. É muito legal.
![]() |
GG Carsan |
"G. G. Carsan é cidadão do mundo, gosta de caminhadas na natureza, tocar violão nas horas de folga, passar horas na internet papeando com os amigos, escrever editoriais e matérias nos seus grupos e páginas, preparar novos livros e poesias (quatro livros sendo finalizados e outros cinco iniciados), manter os storys atualizados, viajante internauta pelas imagens e mapas, faz caminhadas de verdade e adora um vinho da Serra Gaúcha... é um escritor brasileiro cujo principal lema de vida é valorizar a justiça, a honra e o caráter; escreve histórias reais e ficções e tem quatorze produções publicadas entre livros físicos e e-books (o último: Crônicas Que Não Querem Calar, de março de 2025). É um colecionador, divulgador e historiador do personagem de quadrinhos TEX, com uma dúzia de exposições em eventos pelo Brasil, quatro livros publicados, páginas e grupos na internet desde 2002, cinco temporadas no canal do youtube "Tex Show", uma dúzia lives na página Texianos Live Show e foi o primeiro cosplay do personagem no Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre GG Carsan, escute o episódio de nosso podcast, o Coletive Som, gravado com esse grande pard. Clique Aqui.
0 Comentários