%20(1).png)
Fantasma Para Sempre

N'Última terça-feira, 28 outubro, aconteceu uma live na Fantasma - Bandar Live, apresentando três dos maiores colecionadores do personagem de revista em quadrinhos, criado em 1936, por Lee Falk e Ray Moore: Dedy Edson, Hélio Guerra e Fabio Fuhr.
Além de saber tudo sobre o personagem, eles possuem as primeiras e icônicas revistas, os especialíssimos, memorabilias, e muitas, mas muitas histórias do Fantasma, incluindo eventos, encontros com colecionadores e artistas.

Dedy é considerado o maior colecionador do Fantasma. Ele começou em 1940. Ele mantém coleções e objetos como os anéis, réplica do trono do Fantasma, o baú do tesouro do Fantasma, e participa de eventos, como cosplay e performances.
Durante a live, ele discorreu sobre colecionismo e impactou a todos pela sua vitalidade e memória, para um senhor de quase 90 anos. Firme, seguro, rápido, deu um show de saberes sobre o Fantasma, apresentando suas relíquias.
Dady Edson realizou uma entrevista com Lee Falk, para o Programa Fantástico, da Rede Globo, tornando-se um dos seus maiores feitos. Todavia, a sua dedicação ao personagem pode ser considerada sua maior façanha.

Helio Guerra é o comandante da Patrulha da Selva, sênior do grupo Fantasma - O Espírito que Anda, com 17 mil inscritos. Considerado o segundo maior colecionador do Fantasma, mantém um acervo espetacular, que lhe proporciona escrever verdadeiros tratados sobre as publicações do Fantasma, englobando desde as tiras americanas dos anos 30 do século passado, até nossos dias.
Fabio Fuhr representa a juventude na live, um jovem colecionador, antenado com o Fantasma no Brasil e no Mundo, juntando publicações especiais, formando um acervo que, sem dúvidas, será grandioso no futuro, a despeito do nível alcançado nesse momento. Ele se diz fã do Deddy e do Hélio, mas consideramos que seja a terceira perna desse tripé.
A live vagou pela trilha de Bangalla, levando informações sobre vários momentos importantes do personagem, no Brasil e no Mundo. Como dito, o Fantasma nasceu nos EUA, mas o sindicato, que detém os direitos, libera a criação em outros países, como Suécia, Índia e Austrália, países que têm muita história e publicações do Espírito que Anda.

Sem esquecer, que a Mythos Editora publica o Fantasma há alguns anos. Mandou para as bancas um gibi de linha e uma publicação de crônicas. Mais tarde, cancelou essas publicações, mas decidiu pelo lançamento de álbuns de luxo, apresentando os Ômnibus, em grande formato, que é a sensação do momento para colecionadores exigentes.
Está em movimento, um projeto para o Fantasma ser alvo de uma parceria com estes ícones que estavam na live, realizando um Dia do Fantasma, em seu próximo aniversário, 17 de fevereiro, quando completa 90 anos. Esperamos unir ao ColetiveArts, que sabe organizar e produzir eventos desse naipe - entrevistas, desenhos, live.
É pouco? Então, aguarde. Se ele vive há 400 anos, lógico que não há perigo que ele falte ao nosso encontro.
Foi um prazer enorme, gigante, contracenar com esses rapazes tão inteligentes, persistentes, indubitáveis. Não é fácil nem mole deter e acumular os conhecimentos de 400 anos. E eles sabem tudo. Tudo. Tudo mesmo.
Em tempo, participei da live, como parte da técnica de produção. Estou ultrapassando uma virose estranha e fiquei sem voz. Apesar de ser fã do Fantasma e ter lido cerca de 10 por cento de tudo que foi produzido, considero-me o cara que botou a live no ar. Só.
![]() |
| GG Carsan |
"G. G. Carsan é cidadão do mundo, gosta de caminhadas na natureza, tocar violão nas horas de folga, passar horas na internet papeando com os amigos, escrever editoriais e matérias nos seus grupos e páginas, preparar novos livros e poesias (quatro livros sendo finalizados e outros cinco iniciados), manter os storys atualizados, viajante internauta pelas imagens e mapas, faz caminhadas de verdade e adora um vinho da Serra Gaúcha... é um escritor brasileiro cujo principal lema de vida é valorizar a justiça, a honra e o caráter; escreve histórias reais e ficções e tem quatorze produções publicadas entre livros físicos e e-books (o último: Crônicas Que Não Querem Calar, de março de 2025). É um colecionador, divulgador e historiador do personagem de quadrinhos TEX, com uma dúzia de exposições em eventos pelo Brasil, quatro livros publicados, páginas e grupos na internet desde 2002, cinco temporadas no canal do youtube "Tex Show", uma dúzia lives na página Texianos Live Show e foi o primeiro cosplay do personagem no Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre GG Carsan, escute o episódio de nosso podcast, o Coletive Som, gravado com esse grande pard. Clique Aqui.
ESPÌRITO-QUE-ANDA!
.jpeg)


0 Comentários