TRÊS PITACOS NERDS

 

Coluna especial para fãs de rock

1. The Pretenders - Porto Alegre, 18/05/2025

Existem bandas que se tornam clássicas. Mas existem músicos que se tornam clássicos. Quando falamos Led Zeppelin lembramos da banda com Jones, Bonham, Page e Plant. Quando falamos The Pretenders, com todo o respeito aos integrantes da banda, lembramos Chrissie Hynde. Essa mulher é um verdadeiro ícone do rock de todos os tempos, e mesmo chegando aos 73 anos, só por sua presença já vale o ingresso para ver o show. Lembro que já havia visto um show da banda The Pretenders em Porto Alegre. Eles fizeram a abertura do show do Phil Collins. Na época comentei que estava indo ver o Collins pois tinha abertura dos Pretenders. Na ocasião foi um show curto como manda a regra dos shows de abertura, algo de 40 a 50 minutos. Mas valeu muito! Só que desta vez, no Araújo Vianna seria um espetáculo solo da banda. A banda subiu ao palco já ovacionada pelo público. Chrissie nem tinha cantado e a galera já estava eufórica. Durante um setlist de 20 músicas, a competência da banda e a performance ainda fantástica de Chrissie Hynde deixou os espectadores totalmente satisfeitos com a apresentação. Os hits clássicos estiveram todos lá: Back on the Chain Gang, Don't Get Me Wrong e Middle of the Road. Embora sem os membros clássicos da banda como Martin Chambers, a galera mostrou muita competência, em especial o guitarrista James Walbourne. Um baita show, que depois de 20 músicas ainda teve dois bis arrasadores!


2. The Offspring - Porto Alegre, 11/03/2025

A banda californiana The Offspring voltou a Porto Alegre para show no Pepsi On StageEmbora não seja o primeiro show da banda em Porto Alegre, essa foi a primeira vez que fui vê-los ao vivo. Nunca fui grande fã da banda e isso se explica: quando eles começaram a surgir no cenário do rock eu já estava passando pela minha fase punk-rock. Além disso, curtia mais o punk clássico 77 e confesso que o pop punk do Offspring não me chamou a atenção. De qualquer forma, escutei muito a banda durante os anos 1990 quando tínhamos uma rádio rock em Porto Alegre, a Ipanema FM. Então, conheço o repertório clássico da banda e inegavelmente são ótimas músicas. O show de 2025, que marcou o retorno da banda a Porto Alegre, me motivou a ver The Offspring ao vivo. Já comecei gostando do intervalo entre o show de abertura e o principal. No telão tivemos uma contagem regressiva onde ia aparecendo vídeos promocionais, quiz e até game com a banda. 30 minutos depois a banda sobe ao palco e, involuntariamente, me vi no meio de uma roda punk, hahaha. Enquanto a banda executava seus hits radiofônicos e levava o público a cantar e pular como adolescentes, mesmo que a maioria já passava dos 40, no palco, Dexter e Noodles, os membros fundadores da banda, estavam muito à vontade, conversando entre si e a banda e interagindo com o público. Noodles usou seu momento solo para tocar alguns riffs clássicos e perguntava ao público: vocês gostam de rock clássico? Com o público eufórico, Dexter volta ao palco executado "Blitzkrieg Bop". Foi um grande show de punk-rock!


3. The Warning - Porto Alegre, 11/03/2025

Tempos atrás, três menininhas começaram a aparecer em vídeos no YouTube. Olhava os vídeos diversas vezes pensando, como essas meninas tão novinhas, crianças ainda, fazem cover de clássicos do rock melhor que gente grande? Bem, as crianças cresceram e agora adultas formaram a banda The Warning, banda mexicana da cidade de Monterey. Fiquei muito contente ao saber que elas iriam abrir o show do The Offspring em Porto Alegre. Uma baita oportunidade de vê-las ao vivo. Atualmente não acompanho mais as novidades do rock, salvo quando alguém me apresenta. Então, fui para a internet para ver as moças em sua fase atual e me preparar para o show. Daniela (guitarra), Alejandra (baixo) e Paulina (bateria) cresceram e formaram uma baita banda de hard rock ou metal moderno, como quiserem classificar. Ao vivo, no Pepsi On Stage, elas foram demais! Uma performance madura, com músicas bem elaboradas e execução de primeira qualidade. As gurias são excelentes instrumentistas, e os vocais, que embora tenha Daniela nos principais, casa muito bem com as outras integrantes, inclusive quando Paulina assume os vocais principais. Foi um grande show, não em duração, hahaha, pois, como show de abertura durou 50 minutos. Nesse tempo, vimos músicas de qualidade, com refrões prontos para cair na graça dos ouvintes. O público foi muito bem receptivo e empolgado, o que deixou as gurias a vontade no palco para interagir com a plateia. Gostei muito!


Denilson Reis


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."

COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É NERD!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários