TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Cinema: Bob Marley - One Love

Bob Marley foi uma pérola da música pop mundial e seu legado está vivo até hoje, seja em sua obra musical ou em sua filosofia de vida. Dito isso, o filme foi muito bom. Embora tenha focado num momento específico de Bob, tivemos recordatórios importantes para entender os fantasmas do músico. A espiritualidade Rastafári foi pano de fundo fundamental para compreender sua filosofia de vida e a busca pela paz como meta a ser alcançada pela humanidade. As letras escritas por Bob Marley têm um viés social que ainda hoje faz sentido. Por fim, a musicalidade de Bob Marley & The Wailers é apresentada de forma muito emocionante.


2. Quadrinhos: Joacy Jamys, Singular Plural 20 Anos de Produção

O maior mestre dos fanzines brasileiros ganhou uma edição super especial onde temos o suprassumo de sua produção. Infelizmente Joacy Jamys nos deixou precocemente, mas em 20 anos produziu material suficiente para a montagem dessa edição com 360 páginas. Não está tudo que criou, mas é o suficiente para fazer dessa publicação a mais importante da cena zineira nacional. Além disso, ótimos textos, acabamento de qualidade e formato europeu. Singular Plural é uma publicação da Atomic com tiragem limitadíssima. Se puder adquirir não perca a oportunidade, pois vale cada pila investido. Joacy mereceu ser publicado com toda essa qualidade editorial.


3. Fanzines: Escrituras do Submundo 02

Me surpreendeu positivamente por receber esse zine. Embora com diagramação mais moderna, o zine consegue manter as características clássicas dos anos 1990. A temática, como diz o nome, é a cultura underground com uma seleção de entrevistas com bandas e fanzineiros relevantes do underground brasileiro. Em 60 páginas no formato A5, o zine já se torna uma bela fonte de pesquisa. Me senti honrado de ter sido citado no editorial. Parabéns, André Chaves, Lúcio Medeiros, Mário Tenebrarum e Yan Ricci. Valeu galera!



Denilson Reis


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."

COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É NERD!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários