COLETIVEARTS: DOIS ANOS


           



           Dois anos = quarenta e oito meses = setecentos e trinta dias = dezessete mil, quinhentas e vinte horas. Processo, crescimento, semente que deita na terra e dormita, em suave transformação. Estica de dentro de si a vida pulsante latente, revelando sua potencialidade ao mundo. Assim é o ColetiveArts. Uma mistura de sonhos, ações, emoções, sensibilidade e imaginação a serviço da arte. Com a palavra, alguns dos nossos integrantes:


Estava eu no pc colorindo uma arte, quando o Fernando Rosa, o escritor do ColetiveArts, que havia feito um texto e um belo vídeo sobre Alienção Parental (a meu pedido, já que eu sofro com a alienação parental dos meus filhos e, ele, por sua vez, sofreu em relação ao seu pai), entra em contato comigo. A partir do vídeo que ele criou, muitas pessoas acabaram enviando mensagens pela página do Facebook, impactadas pelo trabalho do Fernando. Quando lhe expliquei o que havia ocorrido, ele sugeriu que fizéssemos uma live falando sobre as atividades do Coletive, como uma forma de divulgar melhor as nossas ações. Então lembrei-me que o André Palma, outro escritor do grupo, já havia falado sobre a possibilidade de fazermos um programa assim pelo Face. Como estávamos nos aproximando da data do nosso segundo ano de aniversário, sugeri aos dois que organizássemos essa live como um evento comemorativo, apresentando as ações do Coletive e também os artistas que fazem parte. A partir daí, com a parceria entre o Fernando e o André, pudemos apreciar um encontro virtual muito importante entre os artistas do ColetiveArts e as pessoas que acompanham o trabalho do grupo, restabelecendo laços importantes, mesmo que virtuais. (JORGINHO)


Bom, vamos lá. Por onde começar esse relato? A ideia da live de 2 anos veio do Jorginho. Que por sua vez relatou que era do Fernando Rosa, um menino novo no ColetiveArts que eu não conhecia. Fomos apresentados e começamos a bolar a live. A ideia era simples: entrevistar os artistas e parceiros do Coletive. Então, contatamos todos os interessados em participar e esquematizamos toda parte técnica através de programas de chat por vídeo. Tivemos a ideia dos artistas mostrarem a sua arte ao vivo. Era tudo novidade, não tínhamos feito live ainda, apesar da minha experiência diária com vídeos ao vivo. Eu tinha muita dúvida se a live ficaria dinâmica, ainda mais com 3 horas de duração. 15 minutos para cada entrevista, mais ou menos.
No final foram quase 4 horas de live, 20 convidados que puderam participar e muita arte compartilhada com o público. Tivemos um pico de 47 espectadores e 5.465 minutos visualizados. Então, devo dizer que foi um sucesso de público. Pela resposta dos participantes, também foi um sucesso entre os artistas do nosso plantel. Então, devo agradecer novamente a participação de todos. Fiquei muito feliz com os agradecimentos do pessoal em reconhecimento do nosso trabalho para fazer essa live acontecer.
De todo modo, foi só o início. Esperem por mais lives, podcasts, lives especiais, lives de rpg, saraus virtuais. Vamos movimentar bem a página do Facebook, o nosso blog e a página do Instagram. Ainda mais nesse tempo de pandemia. Fiquem ligados. Pois antes mesmo do que imaginamos, já estaremos produzindo muito conteúdo legal.
Vida longa e próspera ao ColetiveArts! Feliz 2 anos, pessoal! (ANDRÉ PALMA)


Faz alguns meses que participo do projeto e desde o início me senti acolhida e percebi que o grupo ColetiveArts é como uma grande família, de pessoas com enorme coração e humildade. A live que participamos na quinta-feira foi tão legal, porque pudemos ver ao mesmo tempo todos esses grandes artistas de diversas áreas, ali juntos!A diversidade é o que mais me encanta! Espero que eu faça parte do projeto por muito tempo ainda e que ele cresça cada vez mais. Sou grata por participar e por conhecer pessoas tão queridas e talentosas, que lutam pela arte. Muito obrigada e parabéns ColetiveArts pelos 2 anos de vida. (KAREN SUELEN)

Nestes dois anos muita coisa legal aconteceu. Além das fodásticas ilustrações dos meus escritos, feitas por vários artistas, entre outras participações, nasceu a coluna Malditos Teclados Bailarinos. A coluna começou com alguns testes, mas logo foi se encorpando, tomando forma. Hoje, quando leio, penso: "Aí está você. Era isso!"  E a coisa nasceu em uma das raras oportunidades que tive de usufruir uma tarde com o grande Jorginho. Embora tendo contato de longa data, momentos como aqueles são raros entre nós. Raros, porém intensos e muito férteis. Assim que conseguir organizar um pouco o caos que impera em minha vida, teremos mais novidades. Algumas já conversei até com o Jorginho sobre. Gostaria também de salientar que os novos participantes deram toda uma nova perspectiva ao trabalho e, hoje, vendo nossos canais de comunicação, o que salta aos olhos é a grande qualidade e a maravilhosa diversidade que colore e abre horizontes.  (FÁBIO SILVA BARBOSA)

Dois anos de muito mais do que arte! Coletive arts é coração, coletividade, conexão e cultura.
Vida longa e próspera! (RAFAEL ILHESCAS)


Foi muito bom ter participado da Live, e tem sido muito bom fazer parte deste grupo, ainda que em doses homeopáticas. Sigamos, porque a arte faz a diferença. (WALDEMAR MAX)

Adorei participar da Live, conhecer os colegas do Coletive, mesmo que online, os quais ainda não conhecia, adorei rever artistas talentosos que já conheço e estou com saudade de ver pessoalmente. Entrei faz menos de um mês, mas conheço o grupo há mais de um ano, através da parceria com o Desenhando Juntos. Já vi alguns eventos nos quais participavam, mas não consegui ir. A partir dos fanzines do Coletive, passei a acompanhar o Facebook, o Instagram e o Blog. Fiquei muito feliz em fazer parte de um grupo com tanta diversidade de artes.  (LAIS R. CARDOSO)

Sobre os dois anos  de aniversário do Coletive: é extremamente legal ver um coletivo de artistas crescendo e se desenvolvendo.Isso é fruto de um trabalho árduo que é lapidado dia após dia. Fiquei muito feliz em participar da live de aniversário, foi uma experiência  ótima.(FELIPE XAVIER) 

Hoje vai ter uma festa!
Eu sou Luciano Xaba Tvares, mas também me chamam de Luciana Xaba ou simplesmente Xaba. Sou autor e editor do site Oldie Nerd, podcaster do programa Café com Gibi e atualmente faço parte do ColetiveArts. E é isso mesmo, hoje vai ter uma festa. No dia 21 de maio o Coletive comemorou dois anos de sua criação e marcou a data fazendo uma live com muitas pessoas que fazem parte do grupo e da trajetória do mesmo. Foram vários artistas maravilhosos que passaram por quase quatro horas de Live, entre eles: cantores, poetas, escritores, desenhistas e muitos mais gente ds mais variados meios artísticos, a, também teve esse que vos escreve. Foi muito divertido e instrutivo acompanhar cada momento da live, alguns momentos foram emocionantes, não vou falar do passo a passo, se você não pode acompanhar em tempo real vai la na página do face . Eu fui deixado para o final do programa, mas eu estava bem servido, com minha caneca de café e escutando os nobres colegas falarem de seus trabalhos, de como conheceram o próprio Coletive e de seus projetos futuros.E como não podia ser diferente, fiz o mesmo, contando como conheci o como conheci o Jorginho (a pessoa que me trouxe para o ColetiveArts) e também falei um pouco da minha história com a nona arte. Fico muito feliz em ser parte dessa linda ideia que é reunir uma gama variada de artistas, com ótimos pensamentos e propostas maravilhosas.Com muito engajamento e vontade de fazer algo. Vida longa e próspera, parabéns, felicidades e tudo mais de bom que se possa desejar!
Coletive é movimento. (Luciano Xaba)



Um agradecimento mais que especial aos nossos parceiros da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Gravataí, sendo representada pela secretária de cultura Fernanda Fraga, pelas técnicas municipais de cultura Adriana Emerim (coordenação Feira do Livro da cidade), Izabel Cristina (coordenação artes cênicas) e Mari Velleda (Quiosque da Cultura); à Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, com Jacira Vidor e Sandro Gomes; o grupo Desenhando Juntos, representado por Felipe Xavier; e também a todos que acompanham e curtem o trabalho do ColetiveArts.




Equipe SMCEL


Arte Felipe Xavier (Desenhando Juntos)


Arte do coletive Israel Santiago




Texto: Patrícia Maciel












                                                                                                                                                                                                                                                              

Postar um comentário

1 Comentários