COLAGENS DA CRIS


 Vôos de ícaro

Você já teve medo da felicidade? 

Essa semana, na sessão de terapia, meu psicológo levantou um questionamento que me fez refletir: você tem medo da felicidade? Medo de se sentir feliz demais? 

Pensei, ué, porquê? 

Pela tristeza que pode vir depois, perguntei. Ele disse, é, exatamente por isso. 

Muitas pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar (entre outros) tem medo de que a tristeza da fase depressiva seja proporcional a felicidade sentida na fase da euforia. 

O que eu respondi? 

Pro inferno a tristeza! 

Quero a minha felicidade! Todinha! O máximo que eu conseguir extrair dela. Se a lógica for essa, de que a tristeza é proporcional a felicidade...bom, baterei no peito a tristeza e sorrirei nos dias que forem de alegria o máximo que conseguir. 

Tal reflexão me faz lembrar do mito grego de ícaro. Com suas asas de cera. Ícaro que queria voar algo, mas tão alto que fez asas de cera e voou. Voou tanto que chegou próximo ao sol, fazendo suas asas derreterem. Tolo? Não sei. Talvez um pouco. Mas um sonhador, assim como eu. Um sonhador sem asas. Que precisa construir essas asas ao longo de sua vida. No meu caso, preciso descobrir essas asas e aprender a voar, encontrar meu sol e não me aproximar muito dele para que minhas asas não derretam.


E você? Tem medo da felicidade? Já encontrou suas asas? Já aprendeu a voar?



Cris Bastienllo é escritora, historiadora e artista visual. Além de de ser uma artista engajada, é apresentadora dos Saraus do ColetiveArts

CRIS BASTIANELLO   



Postar um comentário

0 Comentários