DANIEL FILÓSOFO


 Erasmo, o velho lobo do mar

Ao brilho da estrela Dalva, lá sai Erasmo, para mais um dia de pescaria. Pega seu barco batizado de “Papai Noel”, apelido recebido pelo velho pescador por ter a barba longa e no natal distribuir presentes as crianças da colônia de pescadores e do bairro. 

Caiçara desde novo, Erasmo tornou-se pescador, em sua mocidade. Filho de uma índia com um pai português era de um perfil simples e de uma humildade ímpar.

Popular nas redondezas, quando chega à véspera do natal, se veste de Papai Noel e sai pelas ruas distribuindo presentes para a criançada. Mesmo não tendo a grana para o belo feito, recebia doações dos moradores.

Depois de um dia bem cansativo e farto de tanto comer as guloseimas da ceia, Erasmo resolver se deitar no seu barco e tirar uma pestana. Antes de fechar os olhos, ficou observando a lua, e refletindo sobre a vida e fumando um cigarro de palha. Não conseguia fechar os olhos e já tendo bebido além da conta, viu ao longe no céu, perto da lua, certo velhinho num trenó, acenando para ele e agradecendo pelo que ele faz todos os anos. 

Erasmo ficou perplexo e custava acreditar no que seus olhos tinham visto. Ao amanhecer, ainda meio sonolento e com a coluna um pouco doida por ter dormido no barco, foi depressa pra casa contar a sua esposa o que tinha visto a noite. 

Sua mulher não acreditou e tomou a rir dessa história de Erasmo. Achou que foi apenas um sonho do seu velho e alguns goles a mais de uma cachaça de rolha que tinha bebido na noite anterior. 

Passado alguns dias, Erasmo aceitou que aquilo que aconteceu no seu barco, foi só um sonho e que papai Noel deve ser um velhinho muito ocupado para ir visitar a sua filial em um lugar tão distante.




Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista na Rádio Rota 220.

Daniel Filósofo


Postar um comentário

0 Comentários