As trajetórias do traço de Santiago
Para este episódio temos uma das figuras mais importantes e queridas do traço seja ele feito para charges, cartuns ou quadrinhos. Ele nasceu em Santiago do Boqueirão, cidade localizada no interior do RS, começou no desenho bem pequeno e na escola já fazia caricaturas dos professores, mudou para Porto Alegre em 1970 e ingressou na Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1973. Em 1975 começou como ilustrador e chargista nos jornais Folha da Tarde e Correio do Povo, colaborou com diversos veículos da imprensa alternativa como Coojornal e o lendário Pasquim, Foi Premiado nos maiores salões de humor do Brasil e do Mundo, como o Salão de Humor de Piracicaba/SP, Salão Carioca de Humor/RJ, Concurso Anti-Racista em Duisburg/Alemanha, e diversas vezes premiado no Concurso de Humor Yomiuri Shimbun no Japão, o mais importante certame do humor gráfico mundial. Em 1994 a revista internacional Witty World que é voltada aos profissionais de desenho do mundo todo incluiu ele entre os 13 melhores profissionais do Cartum Mundial. Sempre figurando nas listas dos dez maiores humoristas gráficos do mundo, ele é dono de uma história com muito traço, bom humor e muita resistência. E se alguns esqueceram de sua Trajetória, nós do ColetiveArts jamais nos esqueceremos pois ele é o Neltair de Abreu, o Santiago.
Poesia: Miriam Coelho
Arte da capa: Jorginho
5 Comentários
O Santiago é um dos principais artustas gráficos de um país que os tem em grande quantidade e qualidade. Ademais, Santiago é uma dessas pessoas que não se engana sobre qual é o papel e o lado dos artistas na sociedade. Jamais o veremos com tapinhas nas costas do Poder.
ResponderExcluirE, ainda, o "Nelta" é um ser luminoso, um Gentil, generoso, atencioso.
Sem jamais deixar de ser engraçado e lírico.
É um de nossos heróis humanos.
Imagina a minha satisfação em poder entrevistar tal personalidade.
ExcluirFoi um prazer imenso ter essa oportunidade.
Que aula incrível sobre a arte e crítica social, nos quadrinhos. Sou fã do Santiago e da família Abreu, adoro as charges e hqs do Santiago, as fotosdo Abreu e as ilustrações do Amaro. Saudade de encontrar em feiras e eventos essa família querida.
ResponderExcluirUma aula mesmo, aprendi muito e ainda conheci umas histórias massa, o Santiago é uma figura histórica e agora faz parte do coletive som.
ExcluirMuito bom, merece o prestígio.
ResponderExcluir