ARTE E CULTURA

 


É TEMPO DE TEMPO REI!



Durante um período apresentei em uma web rádio junto com o grande Daniel Filósofo o Psycho Killer, programa que ia ao ar todas as sextas feiras às 21:30. Em algumas ocasiões começamos a receber convidados e eles faziam a pauta musical do mesmo. Em três ocasiões recebi a Tuca da Expedição CoMMúsica e a mesma trouxe uma playlist maravilhosa nos apresentando todo um novo cenário musical recheado de gente muito bacana e talentosa. E entre eles a banda Tempo Rei.

O Tempo Rei cativa o ouvinte desde o inicio com uma mistura de estilos como MPB, Jazz, Maracatu, entre outros. Tudo pelo fio condutor do Rock  e de letras autorais com uma poesia marcante. A banda carioca é formada por Aprígio Berth (vocais), André Barros (guitarra), Renato Catharino (teclado), Maurício Figueiredo (baixo) e Reinaldo Pestana na bateria e percussão.

Como não se encantar com os versos e a sonoridade de músicas como a Quem me dera:

Quem me dera que sempre fosse assim
De passos tranquilos sem tropeços, sem fim
Quem me dera que nada me enfraqueça
Agora estou vivendo uma verdade com certeza

Acho feio que isso tudo não seja realidade
Pois viver já se tornou mais uma coisa à parte
Violência na cidade, fome na televisão
Essa rotina me enoja
O que fazer da solidão


Escutar o Tempo Rei é viajar por toda uma complexidade musical que ao mesmo tempo se torna simples, ao ponto de assobiarmos suas melodias ou cantar suas canções já na segunda vez em que se escuta, e tudo sem perder a profundidade do discurso que a banda nos traz. Seguramente uma das melhores bandas em atividades no Brasil e que merece ser escutada e admirada.

E nós do Arte e Cultura fomo conversar com a banda, trocar uma ideia com a rapaziada

TEMPO REI


Entrevista para ser lida ao som do primeiro álbum do Tempo Rei, Eternidade é Tempo Algum:



JORGINHO:
 
 Como surgiu a Tempo Rei?

REINALDO PESTANA: O  Tempo Rei começou no ano de 2015, nesse ano nós gravamos a primeira música do Cd Eternidade É Tempo Algum chamada Certeza Do Mundo (Reinaldo Pestana). Este CD foi originado através de sonhos que eu tive em um final de relacionamento. Pensei, tenho que registrar este momento. Vieram melodias e as letras juntas. Convidei os meus grandes amigos e eles toparam entrar nessa viagem.

Então, o primeiro que conheci foi o Maurício Figueiredo (baixo) há 23 anos atrás na Escola de Musica Villa- Lobos, depois veio o Aprígio Berth (voz) tocando na noite há 15 anos atrás, em seguida o André Barros (guitarra e violão) em uma GIG (trabalho) de jazz na Barra da Tijuca há  10 anos e por último o Renata Catharino (teclado e piano) há três anos em uma GIG de jazz também. O nome Tempo Rei é originado de uma canção de Gilberto Gil de 1984. É uma homenagem ao mestre. Inclusive fazemos o show chamado Inspirador & Inspiração dedicado a ele. Neste CD também existe os comentários de Ithamara Koorax e Guto Goffi. Foi um grande presente.


JORGINHO: Como é o processo de composição da banda?

REINALDO PESTANA: Este CD foi originado através de sonhos que tive em um final de relacionamento. Pensei, tenho que registrar este momento. Vieram melodias e as letras juntas. Eu ia para casa do Aprígio (vocalista) fazer a pré-produção. Cada música na casa do Aprígio demorava umas 3h, ia umas 4 vezes. Já ia com a ideia de cada música pré-estabelecida. Certeza Do Mundo foi a primeira. Eu já sabia que o refrão seria um Maracatu (ritmo do Nordeste), pela métrica da melodia. Inseri um riff de guitarra a la AC/DC. Na segunda parte virou um Hip Hop Jazz, uma onda meio Herbie Hancock do disco Head Hunters.

Quando finalizava, ia para o Maurício (baixista) fazer a grade (partituras).
Esse processo levava umas 3h cada vez que ia na casa dele. Ia umas 4 vezes. Inserir todos os instrumentos na grade dá trabalho. No entanto, as músicas estão no site de música www.cifraclub.com.br

Quando a música estava pronta (arranjo) íamos pra o estúdio gravar.  Algumas composições eu dividi com o Aprígio (músicas Quem Me Dera e Giro do Tempo), Entre Sim E Não (Mauricio) e Solstício e Na Varanda do Universo (Renato). Eles vinham com algumas ideias de melodias e resolvi dividir com eles as composições. Os arranjos de metal é do guitarrista André Barros, músicas Quem Me Dera e Contexto Casual. O arranjo de cordas de Momento Único também é do André. O André também inseriu a parte eletrônica (sequencers, pads etc) na música No Alcance De Todos.


JORGINHO: Vocês tem uma mistura de gêneros muito próprias que tornam uma banda com sonoridade muito autêntica, quais as maiores influências de vocês? 

REINALDO PESTANA:  A música brasileira (Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Lenine, Cartola entre outros maravilhosos)  é a principal importância. É nela que estamos a vontade para nos expressarmos tranquilamente. O Jazz (John Coltrane, Miles Davis, Joshua Redman) e o Rock (Led Zeppelin, Black Sabbath) vem como base de sotaques  Os gêneros musicais apresentados são a base do Tempo Rei. Eles ficam no subconsciente, dai o porque de tanta diversidade. Eu cresci escutando esses compositores maravilhosos. é muita informação boa. Eu fiquei muito perplexo e feliz ao mesmo tempo. O nosso cérebro é um HD gigante, ele guarda muita coisa. E os sonhos vieram liberar toda essa memória que estava guardada a muito tempo.

ANDRÉ BARROS: Todos da Bossa Nova, Samba e do Jazz, como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Pat Metheny, Michael Brecker, Rosa Passos , Djavan, entre outros. A segunda pergunta me recuso a responder.

APRÍGIO BERTH: Legião me fez querer começar a tocar violão, o Rock/Metal de Iron Maiden, Queen, Metallica me fizeram querer continuar, e o Jazz, Bossa e Progressivo me fizeram querer estudar, acredito que nenhuma das influências deixaram de ter importância.

MAURÍCIO FIGUEIREDO: Gosto muito de MPB e jazz. Desde criança ouvia clássicos da MPB em casa como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, entre outros. Na adolescência ouvi muito Jazz e Rock estrangeiro e nacional, com os discos dos Mutantes,  Jimi Hendrix, Beatles, Rolling Stones, Charles Mingus, Duke Ellington, Chet Baker, Charlie Parker, e outros. No período que passei na Suécia também tive oportunidade de ouvir e conhecer músicos desse país, alguns pessoalmente, para citar apenas alguns menciono Esbjorn Svensson Trio, Peter Asplund, Lars Janson e Anders Jormin. Acho que, mesmo que deixemos de ouvir com frequência alguns músicos/compositores, aquilo que constitui o universo musical de cada um foi construído a partir do que ouvimos.  Entendo que em alguns momentos ouvimos mais determinados músicos ou estilos do que outros, mas a riqueza com que um músico se expressa depende dessa bagagem não só musical, mas cultural como um todo.

RENATO CATHARINO: Cesar Camargo Mariano, Bill Evans, Gilson Peranzzetta, Thelonious Monk entre outros.


JORGINHO: Noto que além da musicalidade linda e por vezes hipnótica que a banda tem, existe todo um cuidado poético com as letras, como é a influência da literatura  na banda?

REINALDO PESTANA: O engraçado é que nunca fui de ler. Como as letras vieram também nos sonhos, eu apenas registrava. Acordava e anotava no celular, às vezes, perdia o sono e às vezes voltava a dormir. Não tenho explicação para as letras terem brotado.

Eu sinto que foi o convívio com a Ahnis Fraga (CD é dedicado a ela). Aprendi a olhar à vida devido a ela. Tenho a maior gratidão. Eu só me lembro que quando criança li o livro do Ziraldo chamado o Menino Maluquinho. Eu li outros livros no colégio que éramos obrigados, mas não lembro o título de nenhum.

A única música e letra que não veio nos sonhos foi a música Quem Me Dera (Reinaldo Pestana & Aprígio Bertholdo) que é de 1992. Essa música era um Punk, três acordes. Mas não entrava no contexto do CD. É um CD dedicado ao Gilberto Gil, à TropicáliaPensei, vou transforma-la em um Reggae, a filosofia é um pouco parecida. Mas letras como Contexto Casual (Reinaldo Pestana), Futuras Alegrias? (Reinaldo Pestana) No Alcance De Todos (Reinaldo Pestana) eu sinto que é reflexão pura para uma vida a ser vivida.


JORGINHO: Como está sendo para O Tempo Rei esses tempos pandêmicos? Como vocês têm enfrentado a situação?

REINALDO PESTANA: Essa pandemia veio para alertar. Uns conseguiram entender, outros não. O processo é complicado para quem trabalha com arte. O músico independente está passando por um experiência indesejável. Nós estamos enfrentando como a maioria dos artistas.

Estamos interagindo com o público nas redes sociais. Divulgamos até três vezes por dia no Instagram: @temporei_5 , Facebook etc.. Fazendo Lives e dando entrevistas na nossa página do YouTube Tempo Rei , Estamos em mais de 130 rádios online, temos produtos (CD, camisa e caneca) à venda no site www.bandatemporei.com.br Convidamos o público a ouvir nas plataformas Spotify, Deezer etc...



JORGINHO: Como a Tempo Rei enxerga esse momento tumultuado na política brasileira? 

REINALDO PESTANA: Essa letra diz o que pensamos:

Certeza do Mundo

Quero ver a certeza do mundo
Quero ver este mundo girar
Quero ver a certeza da vida
Quero ver a certeza no ar

O que vocês esperam de um tempo
O que vocês esperam de um comando
O que vocês esperam de um mundo
Um mundo melhor e menos sujo?

O que te faz crer na esperança
O que te faz crer na elegância
O que te faz crer que a consequência
A torne melhor e mais pura?

O que te faz pensar quando se pode
O que te faz pensar quando se quer
O que te faz pensar na inconstância
Te faz acreditar no que se é?

O que você deve se perguntar
O que você deve se ajudar
O que você deve acreditar
Que a prova do interesse está no ar?

Por quê?

Quero ver a certeza do mundo
Quero ver este mundo girar
Quero ver a certeza da vida
Quero ver a certeza no ar

Nós somos cidadãos de um mundo velho
Incautos de razões e de conflitos
Não percebemos exatamente o que nos guia
Não temos prazer em nos explicar

Só ditamos nossa verdade absoluta
Só queremos o primeiro eu até o último - Eu!
Só reconheço o que interessa
Essa é a preguiça, ela está onde está

Presente no dia a dia
Presente na agonia
Presente em sua vida
Ausente em se explicar, então?

Vamos direcionar as nossa vidas
Vamos desejar um algo mais
Vamos caminhar em passos juntos
Vamos viver os dias na paz.

Por quê?

Quero ver a certeza do mundo
Quero ver este mundo girar
Quero ver a certeza da vida
Quero ver a certeza no ar


JORGINHO: Como vocês projetam o cenário pós pandemia para a banda? Quais os planos para o futuro?

REINALDO PESTANA: O Tempo Rei segue no processo de conquistas. Assim que terminar essa pandemia seguimos com os shows que foram  ótimos. Divulgações serão sempre constantes no Facebook, Instagram, YouTube etc...

Gostaríamos de agradecer o ColetiveArts pelo convite e desejamos muita paz a todos os leitores. Um abração.

ANDRÉ BARROS: Ser consistente no mercado financeiro e poder sair do país pra estudar pelo menos um ano fora, e gravar meu disco.

RENATO CATHARINO: Expandir, melhorar cada vez mais a carreira artística e como professor.


JORGINHO: Deixem uma mensagem para os leitores, ouvintes e futuros ouvintes da Tempo Rei.

TEMPO REI: Esperança é a palavra que rege a sua trajetória. Sem esperança não tem o por que de seguir em frente. Acreditar sempre nos seus sonhos, eles se tornam realidade. Tem que acreditar! Buscar se conhecer, só facilitará a a sua caminhada.

Tempo Rei é uma banda de possibilidades, lembrando que todos temos, basta querer.  Escutar o Tempo Rei lhe deixará com a percepção mais aguçada. Só depende de você.

Um salve á arte! Um abração e muita paz!



Contatos:

Site: 

Instagram: 

E-mail: 
agenda@reinaldopestana.com

Página do Facebook:

YouTube:

Tel: 55 21 99254-3083


"Mas, você tem que mudar isso e muito mais
Você pode entender o que você faz
Você pode escolher viver em paz
Sem pensar no que ficou pra trás

Você tem que mudar isso e muito mais
Você pode entender o que você faz
Você pode escolher viver em paz
Sem pensar no que ficou pra trás"

-Tempo Rei (Contexto Causal)


Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários