TECITURA


 Rayssa Leal "Fadinha"




Segunda-Feira, 26 de julho ... inverno de 2021, Jogos Olímpicos de Tóquio em andamento ... meu dia começa bem; acordo cedo, levo minha filha ao trabalho. Ao retornar, como sempre escutando a Gaúcha, e a notícia da conquista de medalha pela jovem maranhense Rayssa Leal, medalha de prata na modalidade skate street. Muito bom, o Brasil ganhando medalhas! Mas vai além ... a “Fadinha” como é carinhosamente chamada, tem apenas 13 anos! Fazendo dela o atleta olímpico brasileiro mais jovem em toda a história a ganhar medalha.



Coluna de André Moraes, O Simióide, foi o primeiro material que li a respeito, no blog da ColetiveArts. Texto muito bem escrito, remetendo a reflexões e despertando memórias ... acho que pelo fato de eu estar nostálgico, reflexivo, talvez vivendo um momento de introspecção, fez-me lembrar da juventude, de meu primo Mano. Na infância, adorava brincar na casa deste primo, Porto-Alegrense “da gema”, morador do Sarandi, tinha toda a coleção do Falcon! Falcon olhos de águia, Falcon mergulhador, bote salva-vidas do Falcon, tubarão, gorila, armamento, helicóptero ... eu sempre levava meu Falcon olhos de águia ... era o único que eu tinha, mas com muito orgulho!

Este primo tinha outra paixão, além do Falcon ... o skate! Desde sempre brincava no pátio de casa, se aventurava com acrobacias, vivia “lanhado” ... tentou me ensinar várias vezes, mas eu nunca aprendi! Meu negócio era Falcon ... Falcon, bicicleta e futebol! Mas Mano era um apaixonado pelo skate, tanto que, ali pelos quatorze anos, começou a se aventurar mais, fez amizades com outros skatistas, ia às pistas do Marinha do Brasil, se aventurava pelas quadras de futebol de salão das escolas do Sarandi, pelas calçadas, enfim ... e conheceu os torneios! Assim, de brincadeira de criança, o skate foi tornandose algo cada vez mais sério. Conforme se desenvolvia no meio, lembro ter ouvido um e outro comentário falacioso sobre “o que este menino vai ganhar com o skate”, “como vai viver disso” e por assim vai. Engraçado, hoje, trabalhando em cultura e com cultura, como ouço os artistas comentarem sobre o quanto ouviram este tipo de falácias em suas trajetórias. Mas enfim, meu primo ganhou mundo! Projeção, dinheiro, fama. Sustentou-se muito bem através desta modalidade de esporte, conheceu acho que todos os continentes, morou na Europa, na América do Norte, e se estabilizou na Argentina ... fez faculdade de Medicina em Buenos Aires e vive lá, de sua profissão. Montou família, é feliz, e conquistou muito através do skate!

Voltando a Rayssa Leal ... à ‘Fadinha” ... bom, não sou vidente, mas creio que iremos ouvir muito sobre esta menina. Está recém começando, apenas chegou! Estaremos à  frente de um novo ícone como foram Gustavo Kuerten, Ayrton Senna, Aurélio Miguel, Daiane dos Santos? Só o tempo dirá. Rayssa já escreveu seu nome na história, esta conquista nada vai apagar. Vai trazer muitas alegrias ao povo brasileiro, e quem sabe, mostrar ao mundo o valor do Skate brasileiro e ensinar ao nosso povo sobre esta modalidade esportiva, que a muito tempo vem formando atletas e cidadãos! Refazendo a afirmação anterior, o mundo já conhece o valor do Skate brasileiro ... falta aos brasileiros conhecerem bem esta modalidade!




Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento.

Sandro Gomes














03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Minha carreira de skate começou em 75 quando o patrão da minha vo trouxe um skate pro filho dos EUA que caiu e então ganhei de presente. Desde então nunca mais parei, entre fugir da policia e campeonatos, vivi e vivo o estilo de vida skate..., atualmente pratico windskate e dirtsurf, duas modalidades.c menisco praticantes....

    ResponderExcluir
  2. Muito legal saber um pouco mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
  3. como vários esportes no país, em que pese as atenções são voltadas primariamente para o futebol vôlei, basquete ... há tantas modalidades, e tanto potencial! Skate há tempos vem formando atletas bons, porém ainda sem o reconhecimento necessário!

    ResponderExcluir