ARTE E CULTURA


 CAVALGANDO COM TEX - JESUS NABOR FERREIRA


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, completou cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil e o ColetiveArts está preparando uma programação online especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas também os 73 anos de criação do personagem.

Começando o aquece para a festa, o Arte e Cultura vai postar uma série de  reportagens e entrevistas ligadas a TEX, seus fãs e colecionadores. Para o pontapé inicial, vamos entrevistar Jesus Nabor Ferreira. Jesus Nabor é um colecionador de TEX que reside na cidade de Santa Maria/RS. Fã de quadrinhos, ele protagonizou entrevistas com renomados artistas, verdadeiras lendas da nona arte para o Tex Willer Blog e, ainda por cima, é dono da Zona Franca Comics, loja especializada em hqs , ou seja , ele entende e muito do assunto. 

Com vocês, Jesus Nabor:

Na galeria de posters, se destacando logo em cima
o de TEX, feito pelo mestre argentino
Miguel Angel Repetto


JORGINHO:  Jesus, quando e como entraram as HQS em sua vida?

JESUS NABOR: Desde muito cedo, aprendi a ler com as revistas em quadrinhos da Disney – a primeira vez que me dei conta de estar lendo provavelmente foi um Tio Patinhas. Meus pais gostavam muito de quadrinhos, meu pai era fã de histórias de Western, Terror, Aventuras e Guerra. Tínhamos muitas revistas em casa, pois naqueles tempos, inicio dos anos 70, os gibis eram baratos e vendidos em muitos lugares. Lembro que cada vez que minha mãe ia comigo no armazém da rua, eu sempre a convencia a comprar um Disney, Pato Donald ou Tio Patinhas, eu tinha menos de 6 anos nessa época. Meu pai trazia Tarzan, Zorro, revistas de Guerra, dos Sobrinhos do Capitão, e um dos seus preferidos, do Super Mouse (que naqueles tempos era chamado de Possante). Era uma época em que se trocava muita revista. Meu pai também era fã dos livros de bolso...mas esses só fui apreciar bem mais tarde.

Com Fabio Civitelli, um dos melhores desenhistas
de TEX, e também um dos mestres do quadrinho mundial


JORGINHO: O que TEX representa para você?

JESUS NABOR: Conheci as revistas de TEX antes de aprender a ler. Nós, meu pai e eu, gostávamos muito de filmes de western e sempre que possível íamos ao cinema assistir às matinês, em que sempre um dos filmes era Western. Quando eu vi aqueles exemplares de TEX em casa, mesmo sem saber ler, ficava folheando e admirando os desenhos. Depois, quando aprendi a ler TEX, esta se tornou uma das minhas séries favoritas. O sentimento de justiça, a amizade entre os pards, a lealdade para com os amigos, a coragem para enfrentar os perigos e para sair em defesa dos que sofrem injustiças, tudo isso foi o que me cativou em relação ao TEX. Todo menino queria ser igual ao TEX, um homem justo, corajoso, honesto e cercado de amigos leais.

Com Fabio Civitelli


JORGINHO:  Quais as suas histórias favoritas do personagem?

JESUS NABOR: É difícil eleger as melhores histórias, mas posso sim apontar algumas das minhas favoritas. No meu top 10 estão: Flechas Pretas Assassinas, O Grande Rei, Território Apache, Os Sinos Dobram por Lucero, A Grande Intriga, Os Assassinos, A Noite dos Assassinos, Caçada Humana, El Muerto, Navajos em Pé de Guerra.

Entrevista com o lendário artista argentino
Miguel Angel Repetto em 2008. Miguel
nos deixou já tem três anos.


JORGINHO:  Quais os artistas e roteiristas favoritos de TEX?

JESUS NABOR: Meu roteirista favorito, como não poderia deixar de ser, é G.L.Bonelli, claro. Mas acho que Nizzi foi fundamental para a continuidade da série, e hoje Mauro Boselli é um excelente autor. Quanto aos desenhistas, meu preferido é o genial Ticci. Galep coloco em um lugar à parte. Ele é um dos pais do TEX, e isso já fala por si. Gosto muito de todos os grandes desenhistas do passado: Nicolò, Letteri, Fusco, são gigantes. Dos atuais sou muito fã de Andrea Venturi , de Villa e de Font.

Novamente com Miguel Angel Repetto


JORGINHO:  Você que é dono da Zona Franca Comics, uma loja especializada em quadrinhos que fica em Santa Maria/RS, como percebe o público leitor de TEX na cidade?

JESUS NABOR: Sim, sou proprietário da Zona Franca Comics e estamos em Santa Maria – RS desde 2003, e felizmente temos um bom público para as edições Bonelli. Aqui no Rio Grande do Sul se diz que é um grande celeiro de leitores Bonelli.


Ernesto G. Seijas, segundo autor de TEX que Nabor
entrevistou. Desenhista argentino que segue
abrilhantando as aventuras  do pard e,
segundo Nabor, um excelente anfitrião!


JORGINHO: Como funciona a Zona Franca Comics?

JESUS NABOR: A Zona Franca Comics é uma loja física e está localizada no segundo andar do Santa Maria Shopping, coração da cidade, e também temos atendimento virtual pelos nossos contatos nas redes sociais.
 Meu blog é o www.zonafrancacomics.blogspot.com,  onde estou sempre colocando as novidades e alguns textos que faço sobre quadrinhos. Também tenho página no Facebook (Zona Franca Comics) e estou começando no instagram. Meu whats é o 55-99133-6647.

Ernesto G. Seijas

JORGINHO: Deixe uma mensagem para o público leitor, para os fãs de TEX e para quem quiser conhecer a sua loja em Santa Maria.

JESUS NABOR: Nós, da Zona Franca, sempre acreditamos no poder transformador da leitura. Seja de um gibi ou de um livro, quem lê viaja, adquire conhecimento e cultura. Conheci dezenas de lugares reais dos Estados Unidos e também da sua história lendo as revistas de TEX. Quadrinhos é sim cultura e quem lê se torna uma pessoa mais preparada. Leia, leia sempre, seja por diversão, seja profissionalmente, quem adquire esse hábito da leitura, estará sempre melhor preparado. Deixo um grande abraço a todos e em especial aos fãs do TEX, um personagem que está presente em nossas vidas há mais de 70 anos (ele nasceu em 1948 na Itália e é um fenômeno mundial). Muita saúde, felicidades e quadrinhos sempre, a todos.

Com Ernesto G. Seijas



CONTATOS:

ENTREVISTA COM MIGUEL ANGEL REPETTO: http://texwillerblog.com/?p=3543
ENTREVISTA COM ERNESTO GARCIA SEIJAS: http://texwillerblog.com/?p=3728


         

              CAVALGANDO COM TEX, EVENTO ONLINE, DIA 30 DE SETEMBRO.

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!




Postar um comentário

2 Comentários

  1. incrível como as origens de nós, amantes de HQs, coinscidem! a vertente é sempre a mesma! Desde a infância esta paixão se faz presente. Me identifiquei muito, ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Conversar com o Mestre Jesus sobre HQs é como beber na fonte arcana dos primeiros homens a contar historias nas paredes escuras das cavernas. Aliás, o Bruxo de Santa Maria consegue comunicar-se com aquelas entidades.
    Mais aliás ainda, tem uma memoria de manada de elefantes CDFs, os mais e melhores.
    E por fim nos aliases, é um grande cara e sempre amigável. Não é à toa que lhe convido para aprender consigo sempre que possivel.

    ResponderExcluir