COLAGENS DA CRIS

 

Amarelou

Essa semana vi uma notícia que me trouxe um certo alívio e ao mesmo tempo me deixou com um aperto no peito. Avançou no Congresso Nacional um projeto de prevenção ao suicídio de policiais. Mas porque apenas de policiais? Ao mesmo tempo que fiquei feliz, pois a vida dessas pessoas é tão importante quanto a de todos nós, fico preocupada com a vida dos demais, para os quais não está sendo feito NADA. Penso todos os dias porque não se fala de suicídio nas escolas, nas universidades, até mesmo nos hospitais. PORQUE TANTO MEDO? Parece que as pessoas estremecem até mesmo de ouvir a própria palavra SUICÍDIO. Deveriam mesmo ter medo da morte. De perder alguém querido.

Eu tenho medo mesmo de ver alguém sofrendo. Sabem porquê? Porque eu já tive essa dor. E digo para vocês, a dor de querer morrer, de querer pôr fim em tudo, é tanta, que eu acho que nenhuma supera. E eu não a desejo para ninguém. E quando eu vejo, ou sei de alguém, que passa por isso o meu coração se parte em mil pedaços. Simplesmente se parte. E lá vou eu juntá-lo novamente. Silenciosamente. Porque essa, é uma dor que a gente compartilha, mas não fala. A gente não pode falar. É quase que proibido. É... como que fala mesmo? TABU.

A gente é julgado, olham torto, é chamado de LOUCO, é internado no HOSPÍCIO, que pra mim é o pior lugar que existe. Nada contra psiquiatras, até gosto da minha, confesso que até já quis seguir essa carreira. Mas a solução dos problemas não está em uma pilha de comprimidos que no final do mês somam mais de R$500,00, meia horinha de consulta com alguém que só te diz “aham” e uns meses de isolamento. ATÉ PORQUE quem cumpriu o isolamento social durante essa pandemia sabe muito bem o que meses de isolamento faz com o psicológico da pessoa.

O que a gente quer é alguém que ESCUTE e RESPONDA. Alguém que escute nosso grito de socorro e diga que SIM, VAI FICAR TUDO BEM. Não precisa ser médico pra isso. Precisa ser GENTE.

Não espere Setembro Amarelo chegar para lembrar que a ideação suicida tá ai. Que sim, as pessoas pensam em morrer, pensam em se matar. Proteja quem você ama. FALE SOBRE ISSO.

ESTENDA A MÃO.

OFEREÇA SEU OMBRO.

ABRA SUA MENTE.

NÃO JULGUE.

AME.

<3



Cris Bastianello é escritora, historiadora, e artista visual. É uma artista engajada e apresenta os Saraus do Coletive e o programa de entrevistas em forma de live Colagens da Cris no instagram do ColetiveArts

 03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Concordo precisamos de mais pessoas que se comuniquem, que não tenham medo de ouvir a dor do outro.

    ResponderExcluir