ARTE E CULTURA


 CAVALGANDO COM TEX -  CARLOS RAMALHO


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, e o ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepiniconversando com fãs, com colecionadores e com pessoas que amam o universo do personagem. Hoje vamos conversar com Carlos Ramalho, uma grande figura, tão apaixonado por Tex que possui sua BiblioTex, Também ajuda outros leitores a completarem sua coleção através da sua loja Texas Ranger (www.texasranger.com.br).



CARLOS RAMALHO


JORGINHO: Quando foi o seu primeiro contato com histórias em quadrinhos e com TEX?

CARLOS RAMALHO: O primeiro contato foi por volta de 1977, eu tinha 10 anos. Até então eu lia, mas não demonstrava interesse pelos quadrinhos em preto e branco, preferia as edições coloridas, até que um parente meu, que vinha a passeio no natal de 1980, (ele lia TEX, comprava, mas era apenas leitor), deu para mim de presente uma edição do TEX nº 118, “ O tirano da ilha”. Eu li ele, e a partir daquela data e sempre que podia eu comprava, isso até hoje. Por várias vezes eu me desfiz das coleções por necessidade, mas continuo até hoje fiel a esse hobby.


JORGINHO: O que TEX e seus companheiros representam para você?

CARLOS RAMALHO: Representa muita coisa: a honestidade, o caráter irretocável dele, uma pessoa íntegra, e sempre disposto a ajudar quem necessita. Eu, além de colecionar, compro e vendo revistas desse gênero, e às vezes até adianto alguns envios antes de receber pela venda, uso sempre para o cliente a expressão: "somos Texianos, confiança acima de tudo", é o nosso lema.


JORGINHO: TEX é o personagem com mais publicações em lojas, livrarias e bancas no Brasil, na sua opinião, qual é o segredo para o sucesso do personagem até os dias de hoje?

CARLOS RAMALHO: Ah, essa pergunta é difícil de responder, mas eu acho que é a fidelidade com a qual o personagem é tratado desde o princípio, gerações passaram, mas nada mudou o personagem, e até hoje segue a mesma linha.



JORGINHO: Quais outros personagens de quadrinhos você acompanha?

CARLOS RAMALHO: Apenas de faroeste: TEX, Zagor, Ken Parker, Mister No, Mágico Vento, Chet, Carabina Slim, Chacal, Epopéia Tri, História do Oeste, História do Faroeste, etc...embora vários não são mais publicados, mas sempre que acho, principalmente em sebos, eu compro.


JORGINHO: Como é a sua relação com outros colecionadores?

CARLOS RAMALHO: Muito bacana, sempre procuro ajudar. Já ajudei muitos a completarem suas coleções, o auge para mim desse relacionamento com alguns colecionadores foi no festival de 70 anos em Limeira em 2018, onde pude conhecer pessoalmente muito deles, e só estreitamos a amizade. Inclusive, durante os 30 dias do evento pude levar meu irmão e irmã, meu sobrinho e minha filha.


JORGINHO: Quantos itens tem sua coleção hoje? Quais os que você mais gosta nela?

CARLOS RAMALHO: Difícil dizer com precisão, mas por volta de 2000 revistas, só de TEX, umas 1200. Da que mais gosto, sem dúvida, é TEX, e as histórias que mais aprecio são:

1º) A Cidade sem Lei
2º) A Grande Intriga
3º) Pat, O Irlandês (muitas risadas)
4º) El Muerto

E muitas outras...



JORGINHO. Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

CARLOS RAMALHO: TEX é um personagem que vai muito além dos quadrinhos, com ele você aprende muitas coisas, como as culturas indígenas, as histórias das guerras americanas, a parte geográfica do país onde se passa a aventura e ele ajuda a moldar o nosso caráter também.


Meu nome é Carlos Alberto Ramalho, tenho 54 anos, nascido no estado do Paraná, morador de Indaiatuba-SP, aposentado, proprietário do site www.texasranger.com.br , site exclusivo para venda de HQs do gênero de faroeste, uma atividade que comecei no inicio de 2020, hoje serve para complemento da minha renda, um trabalho que faço com muita dedicação, satisfação e prazer, já que sou fã desses personagens.


Para conhecer a Texas Ranger Gibiteria clique aqui:



DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS. NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

 

Postar um comentário

1 Comentários