Quiosque da Cultura: Imagens da Alma, uma
linda e significativa reabertura
No dia 09 de setembro o Quiosque mais amado da Cultura do Rio Grande do Sul voltou a abrir suas portas! Após um ano e sete meses fechado por causa da pandemia de Covid-19, o Quiosque da Cultura de Gravataí/RS voltou com suas atividades culturais em grande estilo, abrigando a exposição acessível Imagens da Alma, de Valdir da Silva, o fotógrafo cego.
"Você já parou para refletir sobre a importância que o sentido da visão tem na sua vida? O quanto um “apagar de luzes” para sempre poderia modificar toda a sua forma de perceber o mundo? Valdir da Silva sabe muito bem o que é isso. Este artista perdeu sua visão já adulto, aos 24 anos de idade. Ao renascer nesta condição desafiadora, reaprende a olhar com os outros sentidos do corpo, e busca na fotografia esta reinvenção. Este prefixo “re” diz muito sobre esta trajetória, com o sentido de repetição. Porém, é uma repetição diferente da primeira experiência, agregando aqui novos sentidos, que muitas vezes passamos a negligenciar, por achar que eles sempre estarão à nossa disposição.
Este trabalho mostra a luz onde ela aparentemente não existe, em um lugar muito especial do nosso ser, um lugar intocável e etéreo. A alma, independente das crenças individuais, guarda esse lugar do sagrado, intocado, uma chama criadora que escapa pelas pequenas frestas do corpo como uma forma de manifestar-se no mundo palpável da experiência humana. Valdir, o fotógrafo cego, como orgulhosamente se autodenomina, nos ensina a olhar para a diferença, uma diferença visual poética que comprova a possibilidade de enxergarmos para além do que o corpo permite."
Este texto abre esta linda exposição organizada pelo ColetiveArts com curadoria de Jorginho, reforçando uma parceria com a cultura de Gravataí/RS. A exposição conta com um vídeo depoimento de Valdir da Silva, que fica sendo transmitido interruptamente. Nele, Valdir narra um pouco de sua trajetória. O vídeo é todo legendado e as fotos que aparecem durante sua exibição contêm audiodescrição. A exposição conta com vinte fotos, todas elas com QR Code, para que pessoas com deficiência visual possam ter acesso à audiodescrição das mesmas, utilizando o aplicativo de seus celulares.
A exposição seguirá até o dia 03 de novembro no Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel de Moura Brizola s/n°, em frente ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí/RS.
Imagens da Alma mostra toda a sensibilidade e superação de Valdir da Silva, uma pessoa que ressurgiu para a vida depois de uma cegueira adquirida já adulto, encontrando sua expressão e sua linguagem através da fotografia. Nada mais significativo que o Quiosque, após tanto tempo com as portas fechadas, reabrir o seu espaço com a temática da superação, do renascimento, da diversidade e da inclusão.
Prefeito Luiz Ariano Zaffalon O biólogo Gabriel Maciel
Membros do ColetiveArts presentes no evento (da esquerda para a direita): Catarino Brum, Waldemar Max, Izabel Cristina, Jorginho, Sandro Gomes, Alex Cuenca e Luciano Xaba Mais imagens da inauguração: Sigam Valdir da Silva nas redes sociais: Sigam o Quiosque da Cultura nas redes sociais: Exposição acessível Imagens da Alma Valdir da Silva (Fotógrafo cego) Curadoria: Jorginho (ColetiveArts) Visitação: Até o dia 03 de novembro de 2021 (seg - sex, das 9h às 18h) Local: Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº) Imagens de vídeo: Oldie Nerd, Luciano Xaba e Geovanni Beneditto. Áudio descrição no vídeo: Jéssica Miranda QR Code: Jorginho * Conforme Decreto municipal vigente, todos os protocolos sanitários para enfrentamento da pandemia serão observados. "A pandemia pode ter nos tirado instantes únicos de encontro, conversas e histórias compartilhadas, empregos, saúde física e emocional, e o mais irreparável de tudo: amigos, familiares e pessoas que mesmo sem conhecermos, sentimos a dor da perda. Com tantos momentos difíceis, a reabertura do espaço cultural com a exposição fotográfica acessível de Valdir da Silva, Fotógrafo Cego, tem grande valor simbólico, já que assim como ocorreu com outros artistas durante a pandemia, Valdir teve de se reinventar ao longo da vida." - Mari Velleda (Técnica Superior em Artes Visuais)
03 ANOS DE COLETIVEARTS. NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE! SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov...
Blog: https://coletivearts.blogspot.com
Twitter: https://twitter.com/ColetiveA e-mail: coletivearts@gmail.com |
0 Comentários