ARTE E CULTURA

 

 CAVALGANDO COM TEX -  SIDNEI SOUTHIER

TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, O ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepiniconversando com fãs, com colecionadores, com pessoas que amam o universo do personagem. Hoje trazemos Sidnei Southier, colecionador e cosplayer do maior herói do faroeste.

SIDNEI SOUTHIER


JORGINHO: Quando e como os quadrinhos entraram em sua vida?

SIDNEI SOUTHIER : Tex começou a fazer parte de minha vida lá em 1981, aos meus 6 anos de idade. Eu ainda não sabia ler, mas já curtia muito os desenhos porque era só o que eu conseguia entender dos gibis Tex, e desde então também estragando alguns ( fazendo recortes) rsrs, que até hoje faço, só que com mais expertise, lembro que recortei os quadrinhos do Veleiro Maldito que um amigo tinha pego do pai dele, deu confusão. Levei uma bronca e também um grande ensinamento de que as revistas eram histórias, que era para se ter carinho e não estragar e assim foi. Comecei a olhar as figuras e depois a ler, algumas histórias que me marcaram foram a Lua Comanche, Na Fronteira do Colorado, A volta de Yama, O mistério da mina, O grande golpe…

Depois que eu pude entender as palavras, eu queria ser o próprio Tex, eu me sentia o tal e em todas as brincadeiras eu era o Ranger, daí o porquê dessa paixão pelo mais "temido do oeste".


JORGINHO:  O que Tex representa para você?

SIDNEI SOUTHIER:  Tex é um misto de nostalgia que nos faz agir com caráter, com respeito pelo próximo e com um senso de justiça sem desonrar ou passar por cima de ninguém.


JORGINHO: Você tem uma coleção de bolsilivros muito bonita, quais as títulos que mais gosta deste tipo de publicação e por quê?

SIDNEI SOUTHIER:  Já tive muitos bolsilivros! Optei por ficar só com Santillana, Estefania e todas que fossem o n°1, hoje tenho mais ou menos 200 edições somente. 

O que mais curto são a edições de Santillana pelas histórias mesmo, acho bem  escritas e parecem ser  reais.


JORGINHO:  Quantos itens têm ao todo sua coleção?

SIDNEI SOUTHIER: De Tex ao todo eu  tenho em torno de 2000 edições, entre a coleção e algumas repetidas que vou negociando. Umas 430 edições n° 1 de diversos gêneros que também coleciono, e uns 300 souvenirs (chaveiros, Cards, adesivos, canetas, camisetas, etc) e as indumentárias de cosplay completa.



JORGINHO: Como é sua relação com outros fãs de Tex?

SIDNEI SOUTHIER: Fiz vários pards (amigos) de 2012 pra cá; em 2018 foi muito emocionante e gratificante conhecer pessoalmente uma gama enorme dos colecionadores em Limeira/SP. Sempre tem gente nova que vamos tendo contato, assim como você, Jorginho, que eu ainda não tinha conhecido e quão grande são seus conhecimentos e informações do nosso Ranger.

JORGINHO: Quais artistas e escritores mais marcaram Tex para você?

SIDNEI SOUTHIER: :Alguns Tex onde as histórias foram marcantes são A lua comanche, Na fronteira do Colorado, A volta de Yama, O mistério da mina, O grande golpe.

Gosto muito de Gros-Jean, Jim Brandon, Montales, Pat, El Morisco...é difícil dizer, pois todos pra mim são bons por ter feito Tex com diversas características, mas os que eu aprendi a gostar dos desenhos de Tex foram os que eu falei, Fusco e Ticci.

JORGINHO: Deixe uma mensagem para os leitores do Arte e Cultura

SIDNEI SOUTHIER: Amigos leitores do Arte e Cultura, fãs e colecionadores do Tex, uma coisa lhes digo: leitura é cultura e  com o Arte e Cultura ela fica muito mais atraente, pois traz informações primorosas, nos empolga em saber como é a vida do nosso herói Tex Willer, fica a dica.



DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS. NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários