ARTE E CULTURA

 

  CAVALGANDO COM TEX -  ARY OTÁVIO


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, O ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepini, conversando com fãs, com colecionadores, com pessoas que amam o universo do personagem. Hoje a conversa vai ser com Ary Otávio, colecionador, fã do pard e uma grande figura.

ARY OTÁVIO



JORGINHO: Como foi teu primeiro contato com os quadrinhos? Com Tex?

ARY OTÁVIO: Na segunda metade do século passado, eu praticamente aprendi ler com os Quadrinhos. Um amigo tinha muitos e eu ia pra casa dele mexer em suas revistas. Gostava do Superboy e da Legião dos Super Heróis e na tentativa de entender as aventuras fui aprendendo a ler. Mais tarde conheci o Tex. Não lembro bem em que circunstância. Mas gostei muito mais e quando comecei trabalhar e ganhar meu próprio dinheiro, comprava sempre que podia as revistas. Quando a situação financeira permitiu iniciei uma busca pelas revistas e fui completando minhas leituras.


JORGINHO: O que Tex representa para você?

ARY OTÁVIO: Tex é um representante de uma época que proporciona uma agradável maneira de viajar no tempo. Me identifico, e aí não sei o porquê, com aquele período histórico.

E o Tex é um sujeito que devido as circunstancias se torna um justiceiro. Ele é honesto. Sabe analisar situações e tomar decisões. E age. Age rápido e com determinação. Sempre a favor dos mais fracos. E dos amigos também. Ele sabe que são as pessoas que erram. Ele sabe que são as pessoas que que são más, que são
ruins ou boas. Ele é um personagem muito interessante.



JORGINHO: Quantos itens você tem em sua coleção? Quais os mais importantes e por que?

ARY OTÁVIO: Eu tenho todos os Tex publicados no Brasil. A Coleção mensal completei adquirindo exemplares mais antigos em sebos, com outras pessoas diretamente e é mesclada com 1ª e 2ª edições. Já as demais coleções foram compradas em bancas, lojas e/ou no site da Tex na Westeditora.

Considero alguns itens mais importantes (não pelo seu conteúdo) pela maneira que eles chegaram na coleção. Por exemplo: A primeira revista italiana (Il figlio di Tex) ganhei do amigo Gervásio. Possuo o Manuale di Tex nel West que o Jesus Ferreira, da Zona Franca Comics me agraciou. E assim por diante com outros. Mas como digo que a melhor aventura do Tex foi PATAGÔNIA, tenho o nosso nº 23 do Tex Gigante e mais três exemplares sendo um Italiano, um Português e outro publicado nos Estados Unidos da América. Este é o mais apreciado. É um livro de luxo, com capa dura e muito bom material e porque foi um presentaço do amigo Ricardo Elesbão. 

Quanto as aventuras do Tex e seus Pards existem muitas que se destacam. E muitas delas estão lá no começo das publicações aqui no Brasil.


JORGINHO: Como é teu envolvimento com outros fãs e colecionadores de Tex?

ARY OTÁVIO: Tenho muitos amigos entre os fãs do nosso herói. Já nos encontramos em vários encontros organizados pelos mais motivados. E nos grupos das redes sociais também estou sempre presente, embora meio quieto no meu canto, lendo e aprendendo. Raramente me manifesto. Gosto mesmo é de estar presente. E já dei um abraço no nosso querido G.G. Carsan pessoalmente lá na casa dele em João Pessoa. Fui assistir o lançamento do seu primeiro livro Tex no Brasil.


JORGINHO: O que vc acha da novas aventuras que tem sido publicadas do personagem na revista Tex Willer?

ARY OTÁVIO: Gosto dessas aventuras. Elas mostram uma fase do Tex jovem e que não haviam sido contadas ainda. É interessante e vieram para completar a saga do herói.


JORGINHO: Deixe sua mensagem para os leitores do Arte E cultura

ARY OTÁVIO: A leitura nos proporciona viagens muito proveitosas. No meu caso, já idoso, leio para me divertir, distrair, ocupar o tempo livre com algo que sempre gostei e fiz. E não leio só quadrinhos. Tenho vários outros personagem Bonellianos e livros de diversos autores. E como gosto muito de estar em contato com a natureza (matos, rios e animais) virei “passarinheiro”. Observo aves em seus habitats naturais. Então digo aos amigos do Arte e Cultura... Sigam em frente. Lendo muito e apreciando as artes das HQs. Todos os desenhistas são bons. Todos os roteiristas são bons. Ler também é uma ARTE. Aproveite o tempo que resta. Nossa existência aqui é curta.



HOJE:


Hoje tem homenagem dupla à uma das maiores personalidades dos quadrinhos mundiais, SERGIO BONELLI. Filho de Gian Luigi Bonelli o criador de TEX, Sergio Bonelli foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso editorial de TEX e com o pseudônimo Guido Nolitta criou personagens antológicos como Zagor e Mister No.

Para honrar o grande mestre o ColetiveArts terá duas lives:


Às 20h no Instagram do Coletive o professor Paulo Kobielski recebe Adriano Rainho, autor dos Livros "Meu Irmão mais velho Tex Willere Ricardo Elesbão.

Às 21h no canal do YouTube Texas Show,  G.G. Carsan recebe Jesus Nabor, Antônio Garcia Jorginho na live: SERGIO BONELLI, O CONQUISTADOR.


Para assistir a live no instagram às 20H, clique aqui:

Para assistir a live no YouTube às 21H, clique aqui:






E NO DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!


Apoio:




Jorginho








03 ANOS DE COLETIVEARTS. 
NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Grande cirúrgico Canabarro, vc é sempre muito bom representante texiano, com seus gibis impactantes, papo agradabilíssimo e simpatia transbordante.
    Sempre muito bom lembrar nossos encontros em terras recíprocas.
    Qualquer hora quero ouvir suas lembranças daquela manhã mágica na Casa de Cultura de São Pedro do Sul com duzentos xiruzinhos prestigiando o Tex.
    Tenho-lhe duas gratidões impagáveis e inolvidáveis.

    ResponderExcluir