ARTE E CULTURA


                          CAVALGANDO COM TEX -  ARIEL CASSINS


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, e o ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepini, conversando com fãs, com colecionadores, com pessoas que amam o universo do personagem. E o arte e cultura foi conversar com um fã que venceu adversidades durante a vida e se tornou um grande colecionador, Ariel Cassins.

ARIEL CASSINS


JORGINHO: Como foi seu primeiro contato com quadrinhos e com Tex Willer?

ARIEL CASSINS:  Um tio meu tinha uma revista do Tex , era A Tex n° 174 (Os filhos do sol), eu li e achei a historia muito boa. Mesmo sendo em preto em branco e eu tendo 6 anos me chamou muita a atenção, pois se tratava de um faroeste, li muitas vezes aquela revista .

Tex n°174 - Os filhos do sol

JORGINHO: Fale de sua infância, da sua relação com a leitura de quadrinhos, com foi seu crescimento como ser?


ARIEL CASSINS: Minha mãe não tinha muitas condições de comprar revistas para mim, tínhamos uma vida muito sofrida e humilde. Eu me lembro da dona de uma papelaria que vendia revistas usadas, ela deixava eu ler os Tex, eu lia e depois devolvia para ela. Eu me lembro que li o "Terror das profundezas" (Texn°244) , mas ela não tinha o Tex n°245 e então demorei mais de 20 anos para saber se existia ou não o homem serpente (Tex n°245). Tex me faz viajar nas histórias, e nessa época difícil da minha vida ele me ajudou muito a ficar longe das ruas e de coisas erradas, pois era a minha fuga da realidade. Por algumas horas eu era o cowboy que tudo podia e nada no mundo externo me afetava. 

JORGINHO: O que te fascina em Tex até hoje? Qual sua explicação para ele ser esse fenômeno editorial?

ARIEL CASSINS: Tex e um herói de carne e osso como nós, ele erra, acerta, sofre e isso faz ele tão fantástico.

JORGINHO: Quantos itens tem em sua coleção e quais os mais importantes para você?

ARIEL CASSINS: Você me fez contar (eu nunca havia feito isso), deu exatos 1096 itens. Para mim é Tex n° 244 e Tex n° 245, pela história que eles representam  para mim ,de uma espera de 20 anos para saber o final da história. Tenho  as revistas nº1, é item importante também, e pode parecer que não, mas "A mina do esqueleto" (Tex coleção) tem um significado para mim muito importante .



JORGINHO:  Como é sua relação com outros colecionadores?

ARIEL CASSINS: Fiz vários amigos nesse mundo de Tex, que se não fosse pela paixão do personagem em comum eu não teria feito, mantenho contato com vários colecionadores e esse evento (Cavalgando com Tex) me fez conhecer muito mais apaixonados.

JORGINHO: Em uma viagem no Túnel do Tempo você encontrasse Galep e Gian Luigi Bonelli, o que diria a eles?

ARIEL CASSINS: Italianos,  vocês estão de parabéns e muito obrigado ! Vocês fizeram a vida de milhares de pessoas mais alegres e melhores!


JORGINHO: Deixe uma mensagem para o leitor de Arte e Cultura.

ARIEL CASSINS: Pards, só quero agradecer a todos vocês por deixarem esse herói cada vez mais vivo, e que é bom ter um portal onde possamos trocar informações como o Arte e Cultura.
.


AMANHÃ É DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!


Apoio:




Jorginho








03 ANOS DE COLETIVEARTS. 
NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Simpático o nosso pard. Gostei dos posicionamentos e tenha cuidado com as serpentes. Kkkk. Vida longa aos texianos.

    ResponderExcluir