CINEÓIDE

 

Krampus: o terror de natal

Krampus
2015
Jon Favreau
98 min



Eu já tinha ouvido falar sobre a lenda de natal de países do leste europeu, Krampus. Basicamente um Papai Noel às avessas que vem punir quem foi mal. Inclusive, coloca carvão dentro dos presentes da criança que não se comportou. Seu visual é basicamente um demônio. Cascos no lugar dos pés, língua grande e chifres. Então em 2015 saiu essa pérola da Legendary, mas fui ver somente no natal passado. Em 2021, era obrigatória a revisão. De tão “bom” que foi esse ano.


Pois bem. Lá fui eu rever e me deparei com um filme completamente novo diante da minha percepção. Um filme muito mais sério do que eu imaginava. Claro, as cenas mais marcantes não passam de galhofas clássicas de terror. Ainda assim, com efeitos práticos muito bons. Me lembrando filmes como Reanimator e O Labirinto. Quanto a história, isso sim me cativou novamente e me trouxe mais aspectos para comentar.

Uma família recebe os parentes para a noite de natal. Eles trazem uma tia idosa chata e dá tudo errado. As crianças brigam, a mãe e a tia brigam e assim por diante. Parecido com alguns filmes da lista, certo? Muito mais parecido com o natal em família de cada um. Sabe por quê? Pelo mesmo motivo que as coisas ruins acontecem no filme: natal é tempo de sacrifício. De dar o que não se tem, de ajudar quem não podemos ajudar, de estar com quem não gostamos de estar.

Aumentando um pouco a lenda, Krampus aparece pois o menino Max deseja que sua família desapareça. Novamente já vimos isso em um clássico. Certo? Então, quem nunca pensou isso em uma noite de natal? Talvez não toda a família, mas algum parente chato. Daí para frente no filme, Krampus e o seu exército chegam para levar toda a felicidade que  ainda resta dessa família cheia de conflitos. Leva tanto que não tem como não entender a frase da vó de Max: Krampus não vem para perdoar, vem para punir, Krampus não vem para dar, vem para tirar.



Nota: 10 ...por um bom filme de terror, com boas cenas, boas atuações. Claro, dentro do nível do filme. Por tratar de forma mais profunda o tema sacrifício natalino.


TRAILER:


FELIZ NATAL PARA TODOS


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi visto vestido de Papai Noel andando pelas ruas de Porto Alegre.












03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

 

Postar um comentário

0 Comentários