NAVALHAS AO VENTO

 

FEMINISMO E FEMISMO

Mulheres empoderadas colocando-se contra o feminismo, me assusta. Como essas mulheres que trabalham, que lutam, que têm voz poderosa e sabem o que querem podem ser contra o feminismo? Essa postura parece e é contraditória. Confundem feminismo como sendo o oposto de machismo e não é.

Cada vez que me posiciono como feminista deparo-me com mulheres olhando-me como se eu estivesse cometendo um crime. E não falo de pessoas sem conhecimento, são mulheres esclarecidas, muitas até com formação superior. Lembro de uma amiga que me fez erguer o braço para olhar minha axila e afirmou que eu não poderia ser feminista porque me depilava, para ela todas as feministas são “suvacudas”. A imagem de mulher “cabeluda” como sinônimo de feminista começou porque a mulher se libertou das exigências ditadas pela sociedade e passaram a mostrar os pelos e imperfeições do corpo sem tabus. O esteriótipo da cintura fina, toda depilada, alta e magra, um tipo Barbie, não mais nos define. Somos cabeludas, gordas, temos estrias e cicatrizes… somos humanas em todas as formas. Também não temos necessidade de espartilho nem sutiã, somos livres para usar ou não, depende da nossa vontade.

Outra confusão é quanto ao sufixo ISMO que designa a generalização do significado do substantivo primitivo. Por ser neutro, não carrega em si nenhuma conotação, podendo ser associado a diversas ideologias. Não podemos atribui-lo apenas a algo negativo, tanto que temos “heroísmo, organismo e positivismo” como exemplos.

Mas o mais urgente é a certeza de que feminismo não é o oposto de machismo. Machismo é um comportamento fundamentado na compreensão de que os homens são superiores às mulheres e o feminismo é um movimento social, político e filosófico que se opõe a essa concepção e visa a igualdade entre os gêneros, uma doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade. É inconteste que no feminismo não existe a premissa de que as mulheres são superiores e nem tentam eclipsar o homem. Para o oposto de machismo temos o femismo, também conhecido como misandria, equivalente feminino do machismo e da misoginia. O femismo prega a superioridade das mulheres sobre os homens e deve ser refutado e debatido tanto quanto o machismo.

Sou feminista e luto contra o femismo e o machismo.

Isab-El Cristina Soares

Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Texto muito bem fundamentado! Vai além de um texto de opinião, trata-se de informação! Trabalha muito bem com as palavras, Isab-El ... Trabalhei a um tempo atrás um texto que tratava de preconceitos e estereótipos, entre outros, usei algumas palavras utilizadas aqui em seu texto. Parabéns e obrigado por compartilhar este conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Isab-El. Confesso que fiquei espantando com essa informação. É mesmo incômodo estarmos entrando na terceira década do séc. XXI e ainda ter que explicar o conceito do movimento feminista. Há muita preguiça intelectual para não dizer ignorância, da parte de homens e mulheres, que preferem se apegar à estereótipos preconceituosos.
    Acabei de ler uma notícia sobre uma cantora gospel de sucesso, declarando que jamais cantaria no casamento de um amigo com outro homem, pois isso não é o que Jesus gostaria para eles.
    Então só nos resta continuar nessa luta, que tão bem fazes.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João Luís. Realmente é desgastante repetir dia após dia. Mas essa é nossa missão, não desistir de pregar a verdade pela arte. Abraço.

      Excluir
  3. Eu também sou feminista e luto pela igualdade, contra o femismo e o machismo.
    Viu ontem o regresso na Câmara de Porto Alegre?

    ResponderExcluir