ARTE E CULTURA

 

Planto porque colher é preciso
E a paz da terra me faz bem
Canto pra acalmar meu juízo
E enxugar o pranto que dos olhos vem.



Círio de Melo lança : A Magia de Plantar

Círio de Melo escreve com a alma e declama com o coração. Dono de um carisma e de uma gentileza que nos fazem ter certeza que diante de nós encontra-se um poeta. Com  um olhar sensível que é marcado pelo tempo, ele tem  uma visão de quem viveu muito e que, mesmo assim,  se surpreende a cada dia com uma flor, com um sorriso ou com uma lagrima. Círio é assim.

A Magia de Plantar é um livro de poesias daqueles que nos fazem sorrir, nos emociona,  nos faz lembrar de tempos idos ou termos saudades do que nunca vivemos. lindamente ilustrado por pela Vânia da Rosa Santos, cada ilustração é uma poesia em si.  Círio lança  A Magia de Plantar HOJE  às 15h no SESC de Gravataí/RS, o Arte e Cultura conversou rapidamente com o poeta que tem uma vídeo coluna quinzenal aqui no Coletive em Movimento.

CÍRIO DE MELO



JORGINHO: Fale com o leitor, quem é Círio de Melo?

CÍRIO DE MELO: Sou um amante da cultura, amigo da liberdade e do gosto de ler, escrever, declamar, viajar e viver.



JORGINHO: Como a literatura entrou na sua vida?

CÍRIO DE MELO: Um pouco por influência de minha mãe que gostava de contar histórias e declamar. Também, pelo vazio da existência de quem não conheceu o pai e precisou garimpar respostas para suas próprias perguntas.


JORGINHO: O que a poesia significa para você?

CÍRIO DE MELO: A ponte que me leva ao que mais gosto, a arte de declamar aos amigos, aprender e ensinar. Significa também a minha academia mental preferida. Meu primeiro livro foi escrito em prosa e poesia.


JORGINHO: Quais as suas maiores influências na escrita?

CÍRIO DE MELO: Tenho muitas leituras em prosa e poesia, assim como em não ficção, que me instigam a pensar os meus próprios textos. Contudo, certamente a influência mais direta é da poesia popular, muitas vezes anônima, que chegou a mim, ainda na infância, pela oralidade, a partir do gosto que minha mãe cultivava pela poesia, trazido pelo hábito familiar, também cultivado por alguns tios. Foi a partir dessa necessidade de memorizar e de declamar, para que a poesia e a tradição não se perdessem, que eu iniciei o meu trabalho de escritor e declamador.


O CONVITE DO POETA:


Levem tudo de mim, o carro e um monte de bugigangas. Só não mexam na minha lavoura poética, pois eu preciso descobrir e escrever minhas verdades, meus mistérios e deixar minhas inspirações acontecerem. Preciso declamar e incorporar o texto que amo. Gravar minhas criações. Cada um tem o seu jeito de viver e esta é a minha arte de aprender e, talvez, de ensinar.

Se você curte saber mais sobre os Lírios da Paz, a Família, Os Amigos, O Tempero do Amor e quer ver mais de perto o que é esta tal de Sabedoria, é só embarcar na leitura do livro A MAGIA DE PLANTAR.

Hoje 02/07 é o lançamento às 15horas no SESC Gravataí.
Não percam esta bela oportunidade!
Um abraço e até mais!

 - CÍRIO DE MELO


HOJE 02/07 ÀS  15H NO SESC,  RUA ANÁPIO GOMES,1241 - CENTRO - GRAVATAÍ/RS 



CONTATO:

CÍRIO DE MELO

"Livros lindos de paixão
Pintaram a minha memória
Me levaram a outros chãos
Nas asas firmes da história"
- Círio de Melo

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns pelo lançamento hoje do livro, acompanho aqui teus poemas e sei que será sucesso.

    ResponderExcluir