TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Cinema:

 Elvis

Sempre tive certo ranço com essa nomenclatura de Rei do Rock atribuída ao Elvis/Presley, pois acho injusto com nomes como Chuck Berry, por exemplo. De qualquer forma fui ver o filme e, mesmo mantendo minhas convicções, é inegável que a trajetória do Elvis Presley foi importante para a história do rock. O filme foi justo com as origens negras do rock: a referência ao blues, o destaque para Sister Rosetta Tharper e musicalidade dos negros como um todo. No mais, ótimas interpretações, muito drama e música de primeira tornam o filme um ótimo divertimento e boas referências para a história do rock.


2. Show:

 Bandalieira 40 Anos


A banda, entre idas e vindas e trocas de componentes está novamente na ativa comemorando essa linda trajetória capitaneada por Alemão Ronaldo, Tavinho Fumagalli e João Guedes, remanescentes dos primórdios. A formação atual conta ainda com Fábio Ly ex-TNT na bateria e a nova aquisição do quinteto, Gabriel Guedes guitarrista da Pata de Elefante. Alvorada teve o privilégio de entrar na turnê desse show comemorativo. A banda esteve no Garage 80', tradicional pub da cidade para uma
apresentação memorável no dia 18 de junho. Bandaliera desfilou todos seus clássicos como um dos maiores hinos do rock gaúcho: Campo Minado. Após 40 anos de estrada a banda ainda mostra vitalidade e entrega aos fãs e a nova geração de roqueiros um espetáculo de qualidade que certamente ficará marcado na memória de quem esteve presente. Vida longa e próspera para a Bandaliera!


3. Livro:

 Na Linha de Frente

Livro de Márcio Sno publicado pela Editora Marca de Fantasia. Nesse livro, Sno faz uma retomada geral de seu trabalho com oficinas de produção de fanzines. A obra é um baita manual para oficineiros e educadores colocarem em prática uma produção criativa e libertária. Mesmo eu que já aplico fanzines em sala de aula, a obra se mostrou um campo fértil para novas experiências. Além disso, terminarmos a leitura com a mente cheia de ideias a serem aplicadas em sala de aula. Leitura leve, mas bastante informativa. Versão digital disponível no site da Marca de Fantasia. Super-recomendo!


4. Meus Zines:

 Tchê 45 - Melhor Fanzine 2021


Com muita alegria no coração recebi a notícia de que o Fanzine Tchê 45 foi escolhido como melhor fanzine de 2021 na votação do 38° Angelo Agostini, premiação organizada pela AQC-SP. Agradeço em primeiro lugar ao time de colaboradores que transformam o zine numa coletânea de HQs de primeira linha. Muito obrigado a vocês que tiraram um tempinho para participar da votação e clicaram no Fanzine Tchê 45. Por fim, parabéns aos abnegados amigos da AQC-SP que mantém essa votação popular há quase 4 décadas. Vocês fazem história!




Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012 e 2018)


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ótimo texto, ótimas dicas. Eu mesmo curti muito Bandalieira e TnT. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir