TRANSVIADA, O OLHAR QUE DESAFIA

 Deus, Pátria e família, um lema raso, superficial e perigosamente eficaz!


Vivemos os últimos quatro anos, sob olhares preconceituosos onde tudo que "ofendesse" o lema, era alvo de ataques. 

Li hoje, sobre um grupo de manifestantes que cantando "pra não dizer que não falei das flores" , exigia intervenção militar no País. Hein?! Olha a falta de coerência…a música que foi hino da resistência estudantil e civil, proibida pelos militares durante a ditadura, pedindo o que? Intervenção militar!

Em outra notícia, manifestantes ameaçam botar fogo em um ônibus com estudantes da UFRJ, pois "estudantes de universidade federal é tudo Petista".

Na terrinha que canta " povo sem virtude, acaba por ser escravo", houve comemoração por uma notícia falsa divulgada no WhatsApp. Pois… a virtude parece ter ido ali, mas não voltou.

A justificativa dos atos? A alucinação coletiva de uma fraude eleitoral, em conjunto ao perigo de um governante infantil.

Enquanto se recolhe, negando reconhecer a derrota, os grupos de whats app são bombardeados por áudios incentivando as paralisações. O povo que até ontem atacava protestos dos mais variados motivos, hoje saqueia, obstrui estradas, põe fogo em túneis e atrasa a vida de trabalhadores, pacientes em tratamento, alunos e tudo aquilo que até ontem, era inadmissível que parasse.

Por vezes, tenho a impressão de estar vivendo em uma dimensão paralela, tipo aquela de Stranger Things. A situação é surreal, revoltante, temerosa… de repente não reconhecemos mais as pessoas que convivemos, os preconceitos foram expostos e a revolta pôs eleição é exacerbada, infundada. 

Nunca um presidente fez tão pouco por um país, ao mesmo tempo que é tão idolatrado. É a tal síndrome de Estocolmo, o cara te sequestra, te fere, acaba com a tua liberdade e saúde mental ao ponto de tu confundir abuso e violência com afeto.

Me pergunto se ainda temos jeito, se conseguiremos aplacar os danos causados nos últimos anos. Qual o preço a pagar?

Quer saber, também quero intervenção...

INTERVENÇÃO PSIQUIATRÍCA JÁ!

D'Anjo

D'Anjo é gaúcha, educadora, controversa e gosta de brincar entre rabiscos e palavras.

04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Perfeito. Texto irrevogável. Quem pede intervenção militar cantando "Pará não dizer que não falei de flores" merece intervenção psiquiátrica, já. Parabéns.

    ResponderExcluir