NAVALHAS AO VENTO

 

A FICHA CAIU: VAI PRESO!

No dia 12 de dezembro de 2022, às 14h, o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva é oficialmente diplomado, causando um clima de velório entre os defensores do Bolsonaro.

O ministro Alexandre de Moraes, o gigante Xandão que ficará nos anais da história como o "cara" que defendeu a democracia do Brasil de forma honrosa, firme e com a constituição como bastião das suas decisões, afirma em seu discurso que todo o crime será punido com os rigores da lei. Após os cumprimentos de praxe, afirma que "essa é a vitória do Estado Democrático de Direito... Estabilidade democrática e respeito ao estado de Direito significam observância fiel a constituição... Fruto de um pensamento anti-democrático extremista a utilização em massa das redes sociais foi subvertida para disseminar a desinformação."

O presidente eleito inicia seu discurso e se emociona ao lembrar sua primeira posse, quando foi criticado por não ter ensino superior e destaca a "coragem do STF e TSE que enfrentaram toda sorte de ofensas ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Citou a firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral. A história há de reconhecer sua coerência e a fidelidade à constituição. Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos, foi a disputa entre duas visões de mundo de governo. De um lado o projeto de reconstrução do país com ampla participação popular, de outro lado um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo da nossa história. Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo e a democracia. Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida há muito tempo em todo o mundo. Ameaçaram as instituições, criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar aos seus locais de votação. tentaram comprar o voto dos eleitores com falsas promessas e dinheiro farto desviado do orçamento público. Intimidaram os mais vulneráveis com ameaça de suspensão de benefícios e os trabalhadores com risco de demissão sumária caso contrariasse os interesses de seus empregadores."

De acordo com o site Plantão Brasil, Bolsonaro está incentivando seus apoiadores a deixarem os acampamentos nas estradas para ocuparem a frente do Palácio da Alvorada, pois não quer deixar o palácio no dia primeiro de janeiro de 2023. Ele insiste que o PL deve alugar uma mansão para que ele possa viver em "paz", que não usará seus recursos para isso. O mesmo site informa que ele tem chorado muito e que teve uma crise de choro logo após o discurso de Lula e do Alexandre de Moraes, mas como eu não sou psiquiatra... Se esses fascistas estão chorando é porque estamos no caminho certo.

A ficha caiu: vai preso! Dia 31 as 23h59 finda o período do foro privilegiado e, queira Oxalá, toda maracutaia virá à luz do sol.


Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

3 Comentários