Capa: Ana Paula Otero |
III - CAVALGANDO COM TEX
CAVALGANDO COM TEX
75 ANOS DE AVENTURAS
Aconteceu entre os dias 30 de setembro e 01º de outubro um fantástico evento que reuniu na capital gaúcha, Porto Alegre, uma legião de fãs e colecionadores do mais longevo personagem dos quadrinhos italianos, o Ranger Tex Willer!
Organizado pela Biblioteca Publica do Estado e com a colaboração luxuosa do ColetiveArts, da Confraria Bonelli e apoiado por diversos artistas locais, Uma Tarde Bonelli 2ª Edição, trouxe para Porto Alegre dezenas de leitores fanáticos pela criação de G.L.Bonelli e Aurélio Galleppinni. Uma rica e extensa programação que contou com exposição de exemplares raros da coleção principal do Ranger, aquela lançada pela Vecchi, figuras articuladas dos quatros pards, exposição de cartazes de cinema de filmes clássicos de Western, diversas mesas com editores dos títulos da Bonelli expondo seus produtos e o ponto alto do evento, palestras com autores, editores e com o editor e sócio proprietário da Mythos Editora, Dorival Victor Lopez.
Mas como em toda boa história de aventuras dos nossos pards Rangers, a cavalgada começou antes do dia 30, podemos dizer que não foram “apenas” dois dias de evento e sim três. Na Sexta-Feira, dia 29 Gegê Carsan, o mítico escritor, divulgador, articulista e 1º cosplayer do Tex no Brasil, programou uma palestra sobre Tex Willer e a importância da leitura, na cidade de Alvorada, mais precisamente no Colégio Estadual Antônio de Castro Alves, a convite dos professores Paulo Kobielski e Denilson Reis. Mais uma vez, demonstrando que vive intensamente os mandamentos Texanos, Gegê Carsan, chamou três pards para acompanha-lo nesta empreita. Por volta das 13:30 chegamos ao colégio onde os anfitriões já tinham preparado um espaço acolhedor para receber mais de três dezenas de alunos atentos ao que aqueles “camelos velhos” tinham para contar. Raul Estigarribia, Jessé Bico de Pena e este seu criado, Jesus Nabor Ferreira, acompanhamos ao grande Gegê Tex Willer Carsan, durante quase três horas, falando sobre o mundo de Tex, a importância da leitura em nossas vidas, respondendo a perguntas dos alunos que se mostraram interessados e atentos. Foi um grande momento em que todos compartilhamos do sentimento nostálgico da emoção, para aqueles quatros veteranos, que ao contar suas lembranças, retornam aos dias de crianças deslumbradas com o mundo de conhecimento que a leitura proporciona.
Após essa tarde lúdica nos esperavam ainda outras fortes emoções na cidade de Viamão, em um sítio onde haveria uma confraternização do Grupo Asas Sobre Rodas, comemorando seus 18 anos de criação, com a participação do Tex Moto Grupo, na mítica figura de Adão Furacão, um dos organizadores e responsável pelo sucesso do evento. Foi mais um grande momento, com o encontro de vários pards de diversos lugares do Brasil, um lauto churrasco oferecido pelo Moto Clube com direito a um bolo de aniversário temático comemorativo aos 75 anos do Ranger. A noite estrelada, com uma lua cheia magnifica, foi perfeita para a confraternização destes pards e até mesmo Mefisto, que talvez sob o efeito da boa cerveja gelada e embalado pelo Rock And Roll, esqueceu seus malefícios e bruxarias e curtiu a noite junto aos Rangers.
Chegamos ao dia de Sábado e à tão esperada abertura oficial das atividades na Biblioteca Pública do Estado do RS. O incansável Leandro M. Dóro já aguardava aos participantes, ajudando na montagem das mesas de exposição onde os editores mostrariam seus produtos e lançamentos. Itens raros da coleção do senhor Raul Estigarribia também estavam expostos para o deleite dos colecionadores.
Logo ao chegar na Biblioteca tive o prazer de ser o primeiro a receber o casal decano do evento, os senhores Marcos e Dolores Maldonado, lendários letristas das revistas em quadrinhos das editoras Vecchi, Abril, Noblet e agora Mythos. Foi uma alegria muito grande rever esses dois expoentes do Mundo de Tex. Logo outros fãs e colecionadores se juntaram ao redor dos Maldonados para a tradicional foto com seus ídolos.
A cada novo pard que chegava o ritual era repetido, aperto firmes de mãos e abraços apertados, demonstrando que as distancias e o tempo não “afrouxam” o sentimento de amizade que une todos os texanos. Logo já havia uma multidão ocupando os espaços centenários deste lindo e histórico prédio. Em poucos minutos chegava também o editor da Mythos, Dorival V. Lopez e depois de cumprimentar a todos, e foram muitos abraços e apertos de mãos, era chegada a hora de subir para o salão onde iriam ocorrer as mesas de conversa com editores, autores e divulgadores dos quadrinhos Bonelli.
A primeira mesa, Cavalgando com Tex, mediada por Jorge Luís Pereira, o mítico Jorginho, já deixou claro qual seria o tom, o teor, destes dois dias, o sentimento de COMPARTILHAMENTO, de camaradagem e parceria. Jorginho quebrando o protocolo oficial do evento chama para a mesa diversos pards, fazendo assim com que cada um deles tenha o seu momento de protagonismo, como em uma grande reunião de amigos, tornando este momento algo inesquecível e marcante. As demais mesas ao longo da tarde também seguiram essa proposta, proporcionando que todos tivessem seu lugar de fala contribuindo para um evento espetacular. Todos fomos brindados com algumas lindas surpresas, como a chegada inesperada (mas ansiosamente desejada) do grande Gervasio Santana de Freitas, dos “ministros dos quadrinhos” Alessandro e Diego, que abrilhantaram a tarde de Sábado.
Após o encerramento do primeiro dia, os pards se digiram ao Boteco Histórica para o tradicional jantar texano. O cardápio todo pard sabe de cor, bifes de três dedos rodeados por batatas fritas e acompanhados de cerveja bem gelada. Só faltou mesmo a lendária torta de macã...nem tudo é perfeito, já diria o velho Kit Carson!
No Domingo prosseguindo a programação encontramos com alguns membros do Clube do Faroeste de Porto Alegre. Foi uma grata surpresa para mim descobrir que um dos membros deste grupo de cinéfilos apaixonados por antigos seriados e filmes de Western é um conterrâneo de Uruguaiana. Seu Gutierrez estava caracterizado como John Wayne.
É impossível nominar a cada um dos grandes pards que se reuniram nestes dois dias inesquecíveis, citar a todos que participaram das mesas, os expositores, aqueles que trabalharam para tornar possível um grande evento como a 2ª edição de Uma Tarde Bonelli, é uma tarefa ingrata e poderia acabar esquecendo, o que seria imperdoável, de alguém, portanto deixo a todos o meu mais sincero obrigado e a minha alegria de ter vivido tão emocionantes momentos junto a queridos amigos. Certamente estaremos juntos outras vezes, cavalgando rumo ao horizonte, lado a lado, como os nossos heróis, em amizade e parceira, sempre divulgado essa paixão pelos quadrinhos e em especial por Tex. Felicidades a todos e até breve, pois como diz nosso herói, só as montanhas não se encontram!
Jesus Nabor Barbosa Ferreira |
0 Comentários