NAVALHAS AO VENTO

 LUGAR DO PASSADO É NO PASSADO

As vezes tentamos subverter a ordem das coisas. A ordem do tempo não pode ser alterada, mas muitas vezes tentamos com o intuito de corrigir erros do passado.

Isso é apenas uma utopia, melhor, mesmo, é deixar que o esquecimento amenize a dor do que não pode ser alterado. Trazer a tona histórias passadas faz com que outras pessoas, geralmente pessoas inocentes, sofram pelos nossos erros. E esse sentimento, o sentimento de causar dor em pessoas queridas é pior do que a própria lembrança.

Lugar do passado é no passado e nada fará com que ele altere. Melhor é esquecê-lo, sepultá-lo, jogar uma pedra sobre a história e viver o presente que foi conquistado graças ao passado. Nosso presente nunca seria o mesmo se não tivéssemos a bagagem que nos fortaleceu para chegarmos onde estamos. Crescemos com cada erro, com cada decepção e sem os erros não teríamos a maturidade de hoje.

Amigos são pessoas queridas e magoá-los, mesmo que sem intenção, causa uma dor que eu não sei como lidar, dilacera minha paz e aperta meu peito, o ar fica rarefeito.

A vida é uma bela professora, me ensinou mais uma lição: o passado está lá, imutável, mas o presente... ah, o presente... o presente me presenteou (e por isso se chama presente) com amigos que eu não quero perder por atos e ações que ficaram lá atrás e que eu não tenho como mudar. E aprendi que se Deus me deu duas orelhas e uma só boca é para escutar mais as pessoas e falar o mínimo possível para não magoar ninguém.


Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


Postar um comentário

1 Comentários