NAVALHAS AO VENTO

 PORTO ALEGRE DEVE PEDIR 

DESCULPAS AO MURO

Após a enchente que destruiu a cidade de Porto Alegre no ano de 1941 o Muro da Mauá foi construído e este muro é objeto de muita polêmica política.

Enchente de 1941, Mercado Público de Porto Alegre, RS

Entre os anos de 1971 e 1974 foi construído o Muro da Mauá, uma estrutura de concreto de 3 metros de altura e 2,6 km de extensão que faz parte de um sistema de contenção de águas, de proteção contra cheias, constituído de 68km de diques, externos e internos, 14 comportas de metal e 19 casas de bombas e graças a esta construção a tragédia de 2024 não foi pior. O muro conta com uma fundação em cortina contínua, também de três metros de profundidade, para evitar a percolação subterrânea.

Construção do Muro da Mauá.

Recordar é viver e lembrar o risco que corremos em nome da ganância e da incompetência da direita é evitar mortes. Em 2021 o jornalista da Zero Hora, Paulo Germano, afirmou que “o objetivo do governo Melo é derrubar o muro da Mauá”.

Sebastião Melo, atual prefeito de Porto Alegre, MDB (porque não me surpreendo?), desde eleito vem insistindo em retirar o muro da Mauá.- – o mesmo muro que hoje serve de contenção das cheias do Guaíba. Caso Melo tivesse triunfado em seu plano, a situação em Porto Alegre estaria ainda pior do que já está. A intenção era privatizar a orla em benefício de seus amigos empresários, como vêm fazendo ao vender a cidade para a Melnick, Zaffari, Sirotsky, e cia.

Na verdade essa ideia idiota foi pensada inicialmente pelo ex-prefeito da cidade, outro representante da direita negacionista portoalegrense, Nelson Marchezan. Na época, o tucano privatista disse: “ Eu quero derrubar o Muro do Cais da Mauá, eu gostaria de ser o piloto do trator que irá derrubar o muro. Temos muitos muros que deveriam ser derrubados, mas que não são por medo.”  Parece ficção, mas é só a direita brasileira mesmo, afinal exigir raciocínio dessa gente é uma utopia. São capazes de vender a mãe se isso trouxesse algum lucro. Também não podemos esquecer de outro defensor da derrubada do muro, O deputado estadual Felipe Camozzato, do NOVO. O energúmeno inclusive tirou uma foto ridícula chutando uma parte do muro.

Hoje Porto Alegre só não está pior porque o tão desprezado muro está cumprindo o seu papel. Mesmo sem ter tido manutenção necessária, mesmo com fissuras e rachaduras devido ao desgaste do concreto, mesmo com as comportas enferrujadas e com problemas, o muro conteve boa parte da água até que o portão 14 se rompeu colocando em risco a população da zona norte de Porto Alegre. É claro que o sistema é antigo, mas é a proteção que a cidade tem e deveria ter tido o cuidado que merecia.

Fico imaginando se o idiota do meu colega da Escola Estadual Marechal Floriano Peixoto (inclusive não é com orgulho e sim com muita vergonha que divulgo que tive um colega de aula com tamanha falta de inteligência, vergonha na cara e juízo como o atual prefeito de Porto Alegre) tivesse tido êxito no seu intento. Hoje teríamos muito mais problemas.

Graças a Deus temos o Muro da Mauá. Graças a Deus temos aquele paredão que nos separa da orla do Guaíba. Graças a Deus o negacionismo da direita não venceu a razão. Mais uma vez comprovamos que a direita não  governa para o povo e sim governa em prol de seus interesses e dos interesses dos seus amigos.

E dizer que não poderiam prever a enchente é demagogia. Se já houve em 1941 é claro que haveria outra... tragédia anunciada... só não sabíamos em que ano seria.

Reforçando o muro que tanto tentaram derrubar, maio de 2024


Enchente de 2024, Porto Alegre, RS

Enchente de 2024, Mercado Público de Porto Alegre, RS

Isab-El Cristina Soares


Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

 FABIO DA SILVA BARBOSA


FABIO DA SILVA BARBOSA

Fabio da Silva Barbosa um dos maiores escritores do underground brasileiro e membro do ColetiveArts mora em Porto Alegre/RS e como muitos está sofrendo com a enchente que devastou o estado gaúcho. Então estamos pedindo humildemente qualquer contribuição para que  ajudar o mesmo neste momento tão difícil.

Contribuições para o Pix: elkhourisousa@gmail.com

 * Fabio não tem pix, portanto foi necessário o pix do seu amigo Diego El Khouri Sousa que vai repassando para a conta do Fabio as contribuições que forem chegando.


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

0 Comentários