PSI QUER?

 Materiais Escolares

No começo do processo psicoterápico peço aos pacientes para falarem o que se lembram da infância, bem como do início da vida escolar. Nesse momento ouço, com certa frequência, relatos os quais a aquisição dos materiais escolares remete às memórias afetivas com grande significado. “A mochila do meu personagem preferido ganhei da vó Maria.” “Minha mãe pegava o ticket refeição e me levava no ‘Econômico’ (nome de um supermercado da cidade) para comprar meu material lá.” “Meu pai recebia da ‘firma’ uma caixa cheia de materiais escolares e eu adorava, porque era um monte de coisa que vinha dentro. Uma fartura.”

Geralmente o inevitável acontece nesses momentos. Uma explosão de sentimentos e emoções acompanha essas lembranças. Diversas vezes, percebo o encantamento dos pacientes descrevendo a aquisição dos materiais escolares, bem como as lágrimas que rolam ao lembrar-se das dificuldades que as famílias passavam para comprar o que era solicitado pela escola.

A magia composta pelos lápis, cadernos, canetinhas e todo o arsenal escolar não é exclusividade dos pacientes. Esse fascínio também ocorria comigo. Posso dizer que acontece mesmo até hoje quando vou comprar os materiais da minha filha. Na viagem da vida, o tempo volta rapidamente ao 1º dia de aula e as lembranças, que estão guardadas, são revividas com a intensidade e importância que elas têm.

E o passado volta. Início do ano letivo e lá estava a professora com a tão esperada lista. Ela vinha numa folha mimeografada com um cheirinho suave de álcool. Claro que os estudantes de hoje não sonham e nem sabem o que isso significa. Eu a pegava e levava para casa como um mapa do tesouro. Geralmente era meu pai quem me levava para fazer essa compra. Lembro que íamos na “Livraria da Ivone”. Nunca tive a almejada caixa com 36 lápis de cor da Faber Castell ou a caneta Bic de quatro cores. Nem por isso, deixei de pôr um colorido especial nos meus trabalhos. A compra era sempre o essencial e eu saía da livraria feliz da vida com a lista comprada.

O tempo passa, mas o encanto permanece nos estudantes. Quem tem filhos em idade escolar, principalmente nas séries iniciais, possivelmente consiga observar esse fenômeno. Talvez isso ocorra, porque é com os materiais que o aluno forma dupla para enfrentar os desafios e as adversidades da vida escolar.

E como diz sabiamente a letra da música de Toquinho – O Caderno

“Sou eu que vou ser seu colega

Seus problemas ajudar a resolver.

(...)

Serei sempre seu confidente fiel

Se seu pranto molhar o papel.

(...)

Só peço a você um favor, se puder

Não me esqueça num canto qualquer.”

Acredito que o “favor” pedido na música é atendido, uma vez que os materiais escolares e tudo que envolve a compra dos mesmos fazem parte das memórias afetivas de várias pessoas.

E você, tem alguma memória relacionada aos materiais escolares?



FERNANDA ROCHA

Me chamo Fernanda, mas para os mais íntimos, sou a Fê . Em função dos meus 50 anos, me considero uma jovem há mais tempo. Minhas linhas de expressão são meramente relatos de tudo que já vivi. Sou mãe de uma menina linda chamada Marcela. O que, pelo adjetivo, você pode notar que além de mãe, sou também muito babona. Fiz minha graduação em Psicologia na Unisinos nos anos 90. Logo após a conclusão do curso comecei a trabalhar como Psicóloga. Tenho um vasto “currículo” com cursos, formações, etc, mas nada se compara ao aprendizado frente à experiência clínica ao atender cada paciente que passou por mim nestes 23 anos de profissão. Costumo dizer ao meu marido: “Como é bom ajudar pessoas!” e foi assim que eu comecei a escrever textos sobre saúde mental (minha especialidade), contendo dicas de autocuidado e autoconhecimento para postar nas redes sociais com o objetivo de levar a Psicologia para além das quatro paredes de um setting terapêutico. Os textos circularam nas redes sociais até que recebi o convite para contribuir com o blog Coletivearts. Que delícia tudo isto! E cá eu estou. Escreverei textos com a abordagem da saúde mental frente aos perregues da vida diária. Espero que você goste.


 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O Coletive acredita na
essência da vida! 

Postar um comentário

0 Comentários