ARTE E CULTURA

UMA RIFA SOLIDÁRIA MUITO ESPECIAL

O Rio Grande do Sul passou por uma tragédia histórica, as enchentes destruíram cidades, vidas, sonhos e esperanças. Ainda estamos nos recuperando de tudo isso, aliás estamos apenas começando a nos recuperar, existe muito a ser feito, muito mesmo.

No auxilio  às pessoas que perderam tudo, estão surgindo pessoas com grandes iniciativas para tentar ajudar o próximo. Uma delas é o artista gráfico Silvio RibeiroSilvio  está com uma rifa solidária da sua obra Curso Completo de Desenho Artístico e mais um exemplar da revista Quadrinhos Nostalgia-2, com valor de R$ 5,00 o número. Todo o valor será revertido para a compra de alimentos e bens,  que serão destinados às vitimas das enchentes .

Quer conhecer um pouco mais sobre o Silvio Ribeiro? Nós do Arte e Cultura já conversamos com ele no passado, para ler a matéria é só clicar AQUI ,

Nós do ColetiveArts estamos apoiando essa inciativa e fomos conversar com o Silvio Ribeiro mais uma vez, confira:

SILVIO RIBEIRO

JORGINHO: Silvio Ribeiro, conte para o leitor como a enchente que o Rio Grande do Sul afetou você e  as pessoas que você conhece? Como foi ver, passar por tudo isso?

SILVIO RIBEIRO:  Aqui na região onde moro, em Porto Alegre, é mais alto e longe do Guaíba. Não fui atingido  diretamente, mas não há quem possa ser indiferente a tanta tragédia. Tive amigos e pessoas  das minhas relações que perderam tudo. Muitos de nós não gostamos da casa em que  moramos ou do emprego que temos, algumas das vítimas das enchentes perderam tudo isso  e, em alguns casos, até membros da família. Tenho feito o possível para tocar as pessoas, pois  infelizmente o brasileiro se tornou muito individualista ao longo do tempo. Cada um só quer  saber dos seus problemas, mas não percebe que vivemos dentro de um mesmo sistema e o  que afeta um, de alguma maneira afetará o outro. Não é fácil trazer um pouco de consciência  coletiva em um país onde o povo se tornou tão egoísta devido à propaganda e aos péssimos  exemplos de alguns políticos.


JORGINHO: Qual o seu olhar como ser político, como artista engajado, sobre tudo o que aconteceu, o  que poderia ser evitado, amenizado e não foi em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul?

SILVIO RIBEIRO:  Quando eu li esta pergunta a primeira vontade que me deu foi soltar o verbo, “escancarar”, como  o pessoal costuma dizer. Parei, pensei um pouco e concluí que não seria assim que poderia  contribuir para desfazer tanta ignorância e manipulação que a grande mídia e estas religiões de  falsos messias têm feito ao longo das décadas. Aqueles que me são mais próximos conhecem  minha orientação política, pois sabem que para mim o ser humano e a vida vêm em primeiro  lugar. Vejo pessoas agindo com generosidade e se dizendo de Direita e também vejo muitos que  se dizem de Esquerda e que nem sabem o que isto significa. Pensam que Esquerda é um hippie  comunista e drogado, que quer a liberação das drogas e o aborto indiscriminado. Claro, isto foi  plantado na mente do brasileiro por aqueles que querem dividir para conquistar. Mas como disse,  não vou me aprofundar em política, pelo menos não em política partidária, pois a maioria das  pessoas nem sabe o que é Esquerda ou Direita. Acho que a questão aqui é incompetência de  quem governa o Estado e a Capital. Infelizmente, a maioria dos governos que são eleitos pela  influência da mídia e de falsos religiosos, têm a única função de agradar ao capital nacional e  estrangeiro. Para isto mudam leis, criam outras, entregam nossas empresas e até praias e orlas  de rios querem privatizar. Fazem campanhas, muitas vezes, usando notícias falsas e ou o que  precisar. Está claro para todos que tanto o governador quanto o prefeito não têm aptidão para os  cargos que ocupam. Se você exerce um cargo, seja público ou numa empresa privada, quando  algo acontece por sua negligência ou incompetência, de alguma forma você é responsabilizado.  Muitas vezes com a demissão. Isto resolve o problema já ocorrido? Não, mas evita que novos  ocorram. O mínimo que eu espero e, que acredito que todos os cidadãos atingidos também  querem, é que Leite e Melo sofram impeachment. Melhor ainda é que saiam da política e nunca  mais voltem.

JORGINHO: Como surgiu a ideia do sorteio de seu livro? Fale também sobre ele, como está sendo o  engajamento da rifa e quantos números faltam?

SILVIO RIBEIRO:  O meu livro “Curso Completo de Desenho Artístico” está com a segunda edição praticamente  esgotada. Inicialmente a ideia era rifar apenas um exemplar dele, mas para motivar as pessoas  juntei também um exemplar da revista Quadrinhos Nostalgia-2, com algumas histórias em  Quadrinhos mais recentes. Já fazia algumas semanas que as inundações começaram e eu via  alguns conhecidos se mobilizando para a ajudar, mas não sabia o que fazer. Um dia um outro  artista aqui do RS me disse que lhe tinham solicitado um original para rifar em prol das vítimas.  Acho que o projeto não foi adiante, mas então resolvi criar minha própria rifa. O melhor que  tenho para dar agora é este meu livro, que seguramente é a publicação mais completa do gênero  feita no mundo. Ainda me restam uns poucos exemplares, que guardei para algumas situações  especiais. Agora, passado quase um mês da campanha pela rifa, percebo que não era tão fácil  como eu pensava. Tenho mais de 4.300 amigos no Facebook, mas poucos estão colaborando.  Acho que a maioria das pessoas não tem noção da dimensão da tragédia. Apenas assistem  pela TV e depois mudam de canal, como se fosse só isto. Desliga a TV e o problema acabou.  A verdade é que a situação destas pessoas e dos animais resgatados é muito difícil e vai se  prolongar por muito tempo, mesmo quando a grande mídia perder o interesse pela notícia. Ainda  restam muitos números disponíveis, pois só consegui efetuar a venda de cerca de 30% da rifa.  Espero que outros amigos ainda contribuam até o dia 19\06\2024, quando será o sorteio pela  Loteria Federal.

JORGINHO: Quais as suas esperanças para o futuro do Estado e da capital nesse momento de  recuperação pós-enchente?

SILVIO RIBEIRO:  Eu sou um sonhador e por isto minha esperança é muito maior e mais abrangente. Este trágico  evento que ocorreu e que ainda está em curso no RS serviu para mostrar o tamanho do descaso  para com o nosso povo. Talvez um dia os brasileiros deixem de ir na conversa de espertalhões  que têm púlpitos, microfones e câmeras, parem de brigar entre si e exijam dos políticos que  trabalhem pelo Brasil e não pelo capital ou por interesses estrangeiros. Todos estes que ocupam  cargos públicos são empregados do povo brasileiro e devem servir ao povo e não se servirem  dele, como sempre fazem. 


JORGINHO: Deixe sua mensagem para o leitor do Arte e Cultura.

SILVIO RIBEIRO:  Atualmente eu estou fazendo poucos trabalhos, me considero um artista aposentado, então  resolvi ministrar aulas particulares de desenho, pintura e histórias em quadrinhos. De todos os  ensinamentos que dou aos meus alunos tem um o qual eu julgo ser o mais importante e por esta  razão resolvi deixá-lo aqui como uma mensagem ao leitor do Arte e Cultura: “Mais do que tudo  que eu possa ensinar ou dizer, o mais importante é que você desenvolva seu senso crítico. Todos  somos capazes de entender as coisas e não simplesmente aceitar aquilo que nos programam  para acreditar. Estude, se informe em todas as fontes, nas contras e naquelas a favor. Repense  suas convicções, veja se são suas realmente. Todos temos um cérebro para usar, não deixe que  outros pensem por você.”




RIFA SOLIDÁRIA

Curso Completo de Desenho Artístico e mais um exemplar da revista Quadrinhos Nostalgia-2, com valor de R$ 5,00 o número, sorteio dia 19\06\2024 pela Loteria Federal.


CONTATOS

SILVIO RIBEIRO

Face AQUI
Insta: AQUI

"Adquira pelo menos um número. Apenas R$ 5,00. Eu conto com seu apoio. Por favor ajude!"
- Silvio Ribeiro

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

0 Comentários