IV - EXPOSIÇÃO CAVALGANDO COM TEX - 2024

EXPOSIÇÃO CAVALGANDO 

COM TEX - 2024


Sobre Tex

Alguns críticos dizem que o gênero faroeste acabou. Mas vira e mexe ele retorna com grandes sucessos nos cinemas e em outros espaços da mídia. Um dos principais bastiões desse gênero é o cowboy Tex, criado na Itália, sob a égide do imperialismo estadunidense. O faroeste é um cenário que atrai as pessoas por causa de sua dimensão fronteiriça e o discurso de conquista do novo e do indomável que apela para tantos sentidos da humanidade. O desejo por ordem, por civilização, e por impor um modo de vida. Mas é também nos territórios de fronteira em que acontecem as maiores trocas, os contrabandos de costumes e de aprendizados.Isso fica muito claro nas histórias de Tex, em que o personagem não luta contra as culturas diferentes da sua, mas tenta agregar a elas as soluções que a sua visão de mundo encaminha. Prova disso, é seu filho Kit, um exemplo de como Tex uniu a fronteira da branquitude com a indígena, representada por sua esposa Lilith. Assim, mesmo que seja um cowboy, ou um agente da lei, Tex Willer respeita a alteridade e as demais formas de viver, tentando trazer para a aridez e selvageria do Velho Oeste um pouco mais de acolhimento e entendimento num cenário em que os conflitos estão na ordem do dia. 

Guilherme Smee

Guilherme Smee, roteirista de quadrinhos, pesquisador e doutor em Ciências da Comunicação

Uma Tarde Bonelli, uma epopéia tri

Recorde de cosplays do Tex e Zagor, todos os editores de quadrinhos Bonelli no Brasil, mais de 300 pards de 11 estados do Brasil e muito mais. Esse pode ser um resumo da segunda Tarde Bonelli em homenagem aos 75 anos de Tex Willer. Organizamos esse evento com apoio da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, que cedeu um prédio histórico de 150 anos construído em homenagem ao Positivismo - filosofia dominante no sul do Brasil no século XIX. 

Cercados de bustos de escritores e poetas clássicos e de livros e gibis, os pards se encontraram ou reencontraram. Os sotaques eram diversos. Três editoras e sete feirantes ofereceram quadrinhos, canecas e camisetas para os visitantes que consumiram com vontade de guardar lembranças desse momento.

A frase constante foi "é maior que Limeira" nos deixou orgulhosos, mas também com respeito a essa cidade que fez um encontro memorável e que nos inspirou. Tivemos a presença de Delair Turella, criador da Estância Texas que recebeu o último encontro Tex, em 2023, realizado em uma cidade que imita o velho oeste.

A grande estrela da Uma Tarde Bonelli foi Dorival Lopes, editor da Mythos, que publica Tex no Brasil. Quase uma centena de pards assistiram as palestras em que participou e questionaram sobre as publicações no país. Dorival contou das dificuldades em vender quadrinhos no Brasil, sobre a crise do papel, adiantou sobre quais serão as próximas publicações da Mythos, convocou os pards a comprarem no site da editora e lamentou o fechamento de bancas de revistas em todo o território nacional. 

O pard Gege Carsan conduziu e participou de diversas mesas, onde conversou sobre o legado do Tex e da Bonelli no Brasil. Ricardo Elesbão e Leonardo Fraga realizaram um encontro da Confraria Bonelli e o Coletive Arts teve a presença de Patrícia Maciel e Jorginho, que conduziram a mesa de abertura, Cavalgando com Tex, organizaram a exposição com mesmo nome e realizaram uma série de publicações no blog https://coletivearts.blogspot.com/ ao longo dos últimos meses convocando pards para participar da Uma Tarde Bonelli.

É impossível citar todos os pards que estiveram presentes, mas entre eles estão Zenaldo, Jessé Bico de Pena, Raul Estigarribia, Adão Ávila e tantos outros que, nesse momento, é impossível nominar. A todos nosso muito obrigado. 

Foi uma epopéia tri.

Leandro Doro

Leandro Doro, Mestre em Design Estratégico, Graduado em Jornalismo , Produtor gráfico, cartunista e escritor. Foi curador do evento Uma tarde Bonelli em 2023, evento que comemorou os 75 anos de Tex no Brasil.

Dando continuidade à epopeia

O ColetiveArts está realizando pelo quarto ano seguido o evento online Cavalgando com Tex, sendo que o primeiro evento em 2021 foi o maior evento online do mundo dedicado ao herói. Em 2023, estivemos no apoio de "Uma tarde Bonelli"de forma online e presencial, foi lindo, marcante e intenso. Este ano estivemos no apoio do 2°EnconTex, que ocorreu na Vila Texas em Chopinzinho, no Paraná, dias 28 e 29 de setembro, e agora estamos aqui neste dia 30 com uma série de publicações dedicadas ao grande herói, para começar a nossa tradicional Exposição Cavalgando com Tex.

É uma exposição feita com muito carinho e dedicação, com diversos artistas enviando seus trabalhos com muita paixão, sempre com a intenção de homenagear o maior pard de todos os tempos. Por isso, coloquei na exposição todas as artes realizadas por artistas diversos, que chegaram até mim, minha intenção sempre será a  de homenagear Tex. Quer coisa mais linda do que uma criança homenageando nosso pard? Quer coisa mais linda do que alguém que nunca sonhou entrar em uma exposição, ter sua arte imortalizada, homenageando seu herói? 

Muitos pais e mães enviaram artes de seus filhos, artistas de diferentes estilos mandaram suas leituras e releituras do personagem, com diferentes traços e estilos. Espero que todos se divirtam, assim como eu me diverti organizando essa exposição.

Agradeço a todos que me ajudaram na divulgação do evento. O saloon está aberto !

CURADORIA:

Jorginho


Capão da Canoa/RS, Brasil, 30 de setembro de 2024.

HOMENAGEM

Todos no Brasil acompanharam a terrível tragédia que ocorreu no RS com as chuvas que destruíram  cidades inteiras, arruinando as vidas de muitas pessoas, uma tristeza enorme.
Entre aqueles que perderam tudo estão muitos pards e esta exposição online permanente é em homenagem a eles, principalmente ao grande pard e amigo Alberto Moraesresidente na cidade de Canoas e que foi um dos pards que acabou perdendo tudo, inclusive sua amada coleção de TEX. Desejamos sempre muito força e luz.



SALLON ABERTO!

ADÃO DE LIMA JÚNIOR, Alvorada, RS, Brasil


ADEMIR CARDOSO ROLDÃO, 14 anos, Terra de Areia, RS, Brasil


ADEMIR CARDOSO ROLDÃO, 14 anos, Terra de Areia, RS, Brasil



ADRIANA TAVARES, Porto Alegre, RS, Brasil


ADRIANO FREITAS, Gravataí, RS, Brasil


ADRIANO FREITAS, Gravataí, RS, Brasil


ANA LUIZA CARDOSO ROLDÃO, 06 anos,  Terra de Areia, RS, Brasil


ANDERSON ANDF, Alvorada, RS, Brasil


ARABSON OLIVEIRA, Brasil


ARABSON OLIVEIRA, Brasil


ARTHUR FILHO, Porto Alegre, RS, Brasil


ARTHUR FILHO, Porto Alegre, RS, Brasil


BERNARDO NUNES, 07 anos, Osório, RS


BYLL MORAES.Cariacica, ES, Brasil


BIRA DANTAS,Vitória, ES, Brasil


BRUNO COLOMBO OLIVEIRA, 12 anos, Osório, RS, Brasil

 
CARLOS EDUARDO, 11 anos, Vera Cruz, RS, Brasil


CARLOS EDUARDO, 11 anos, Vera Cruz, RS, Brasil


CARLOS EDUARDO, 11 anos, Vera Cruz, RS, Brasil


CAYMAN, Fortaleza,CE, Brasil


CAYMAN, Fortaleza,CE, Brasil


CAYMAN, Fortaleza,CE, Brasil


D'ANJO, Osório, RS, Brasil


DAIIJOBUU, 17 anos, Gravataí, RS, Brasil


DIANA COLOMBO OLIVEIRA, 06 anos, Osório, RS, Brasil

EDER MODANEZ, Cordeirópolis, SP, Brasil

ENDRIO ORTIZ,  16 anos, Alvorada, RS, Brasil


EUMÁRIO J. TEIXEIRA, Teófilo Otoni, MG


EUMÁRIO J. TEIXEIRA, Teófilo Otoni, MG


EVE LASCH, Chopinzinho, PR, Brasil


EVE LASCH, Chopinzinho, PR, Brasil

Gê Mendes, Três Coroas, RS, Brasil



GG CARSAN, João Pessoa, PB, Brasil


GG CARSAN, João Pessoa, PB, Brasil


GIOVANNA CAVALCANTE,  15 anos, Alvorada, RS, Brasil

GRAZIELI FRANCO,  15 anos,  Alvorada, RS, Brasil


IBERÊ OBI, 07 anos, Gravataí, RS, Brasil


ITAMAR ANGELI, Capão da Canoa, RS, Brasil
JOÃO AMARAL, Mem Martins, Portugal

JOSIAS SILVEIRA, Caxias do Sul, RS, Brasil


JOSIAS SILVEIRA, Caxias do Sul, RS, Brasil



JOSIAS SILVEIRA, Caxias do Sul, RS, Brasil


JUSCELINIO QUINTEIRO, NORTELÂNDIA, MT, BRASIL


JUSCELINIO QUINTEIRO, NORTELÂNDIA, MT, BRASIL


JUSCELINIO QUINTEIRO, NORTELÂNDIA, MT, BRASIL

LEANDRO BLUM, Estrela, RS, Brasil


LEANDRO DORO, Porto Alegre, RS, Brasil


LISI OLSEN, Canoas, RS, Brasil


LUA SANTOS, Cachoeirinha, RS, Brasil


MIRIAM COELHO, Poerto Alegre, RS, Brasil


MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil


MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil

MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil

MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil

MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil

MOACIR MARTINS, Porto Alegre, RS, Brasil

NÁDIA CARVALHO MELO, Vila Velha, ES, Brasil


NATHÁLIA RL, Gravataí, RS, Brasil


NESSA BASTOS, Capão da Canoa, RS, Brasil


PAULO KOBIELSKI, Alvorada, RS, Brasil

PEDRO PRUSS, 15 anos, Alvorada, RS, Brasil


RODINERIO ROSA, Cachoeirinha, RS, Brasil

SHERON MOURA, 15 anos, Alvorada, RS, Brasil


TAYNA AGUIAR, 16 anos, Alvorada, RS, Brasil


THAIS FONTOURA, Gravataí, RS, Brasil


VITOR BECKER PAZ, 13 anos, Imbé, RS, Brasil


WALDEMAR MAX, Gravataí, RS, Brasil


III - CAVALGANDO COM TEX teve apoio de:




Organização e produção:

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

DIRETO DA COLETIVE CAVERNA!
COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!




"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Show.
    Vi cada desenho com muita atenção e foi uma deliciosa sobremesa nesse dia tão importante para o Tex. Vou apagar a vela e comer uma fatia do bolo desenhado.
    Meu obrigado a todos que participaram. Estou muito feliz. Emocionado com tanta participação e beleza.
    Viva Tex.

    ResponderExcluir
  2. RAPAZ! Vi todos os desenhos, inclusive um, do texiano JUSCELINIO QUINTEIRO de Nortelândia (meu Estado de Mato Grosso). Parabéns a todos! Parabéns ao longo texto sobre as atividades de Tex escrito pelos blogueiro e articulistas Guilherme Smee, Leandro Doro e Jorginho! Reis. Cuiabá/MT.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho de divulgação de Tex Jorginho. Gratidão

    ResponderExcluir
  4. Lindas ilustrações e releitura do Tex! Parabéns a todos que participaram.

    ResponderExcluir