ARTE E CULTURA

  TEX CURIOSIDADES

Mais um livro temático sobre o personagem Tex Willer está chegando. É uma produção da dupla “texiana" Doacir Liberalesso e João Marin, e que já se encontra em pré-venda no facebook (nos grupos: Tex Willer a Lenda e Legião Tex Willer, e pelo e-mail jukacadillac@yahoo.com.br).

A obra é uma produção limitada de apenas 150 exemplares, com 152 páginas em cores e formato horizontal de 20x14,2 cm, e é dividida em 3 partes e um extra: a primeira trazendo curiosidades variadas, tendo como base as 647 edições da edição normal de Tex; a segunda traz um pequeno resumo das edições de Tex na Itália, com algumas curiosidades; e a terceira traz um resumo da trajetória de Tex no Brasil, desde 1951, com várias curiosidades. Tanto a segunda quanto a terceira parte foram baseadas essencialmente no livro "Tex ...e a história de uma coleção" (de autoria de João Marin com o pard Sérgio Streiechen). Como extra, temos um pequeno resumo do surgimento da Vila Texas, idealizada por Delair Turella. 

O lançamento oficial será no EnconTEX 2024 (2º Encontro de Texianos Vila Texas) a ser realizado nos dias 28 e 29 de setembro na cidade de Chopinzinho-PR, na Estância do Texas, de propriedade de Delair Turella.


O ColetiveArts está apoiando mais esse grande evento texiano e nós do Arte e Cultura fomos conversar com os autores Doacir Liberalesso e João Marin, confiram:

DOACIR LIBERALESSO:

JORGINHO: Quando os quadrinhos entraram em sua vida?

DOACIR LIBERALESSO: Por meados  de 1980 eu, já com 12 anos de idade, tive meu primeiro contato com Tex Willer . Com pouco poder aquisitivo, não conseguia comprar os gibis, assim, um irmão mais velho de um amigo da época emprestava os seus exemplares para nós, meninos, viajarmos no mundo de Tex . Brincávamos de bang bang ou "calamói" como chamávamos na época. Qualquer coisa servia para idealizamos uma arma, um pedaço de madeira ou uma forquilha de árvore já era um revolver, e lá saíamos a nos divertir, tentando viver as aventuras de TEX.


JORGINHO: Ali mesmo surgiu a sua paixão por Tex?

DOACIR LIBERALESSO: Assim q comecei a ler a primeira revistas, o meu coração e mente já se encheram, vindo só a crescer. E a agonia de esperar um mês para ver a próxima aventura, e a paixão pelo personagem só foram aumentando, chegando a tal ponto de escrever essa obra em parceria de outro apaixonado por Tex Willer.


JORGINHO: O que Tex representa para você? 

DOACIR LIBERALESSO: Tex Willer  representa o amor e o respeito pelos amigos, a amizade, o companheirismo, nunca deixando um amigo ou alguém para trás, sozinho. Tex representa a justiça, não olhando a posição social, o crime é sempre condenado. Dedicação ao trabalho, em suas aventuras é sempre o primeiro a tomar a frente em suas missões. Proteção aos mais fracos, sempre dando total assistência aos que são abandonados e sofrem injustiças.    


JORGINHO: Como surgiu a ideia do livro  Tex Curiosidades, e como foi escrever ele com João Marin? 

DOACIR LIBERALESSO:  Ele foi incentivado pelo primeiro encontro na Vila Texas em julho de 2023. Querendo apresentar algo diferente aos fãs de Tex, procurei mas não encontrei nenhum trabalho de pesquisas sobre estas peculiaridades secundárias nas aventuras de Tex, que ficam praticamente apagadas da memória de seus leitores. Não  tendo tempo hábil no primeiro encontro para minha apresentação, fui incentivado pelos pards  Delair,  Edson, Everaldo e Sydnei a aumentar e transformar minha pesquisa em um livro. Também recebi apoio de Dorival Lopes, dono e diretor da editora MYTHOS. Passando a aumentar as pesquisas e as curiosidades, O Delair, que é o dono da Estância Texas, me informou que o meu grande amigo João Marim  também teria material para um livro. Então, entramos em contato, nos acordamos e tornamos realidade nossos objetivos, trazendo estas CURIOSIDADES DE TEX  para o conhecimento dos fãs.


JORGINHO: Quais as suas perspectivas para o II Encontro de Texianos na Vila Texas?

DOACIR LIBERALESSO: Minha perspectivas para o EnconTEX são enormes, pelo tanto de pards que já anunciaram as suas presenças, e também pelas personalidades do mundo dos quadrinhos de Tex que lá estarão. Será com certeza o maior encontro de fãs de faroeste do Brasil. Também já temos a confirmação de  fãs argentinos, de Dorival Lopes, de Neimar Nunes (diretor da Saicã), do letrista Marcos Maldonato e sua esposa Dolores, e do tradutor Júlio Scheneider, grandes nomes no mundo texiano.


JORGINHO: O que você acha do momento de Tex no Brasil? 

DOACIR LIBERALESSO: Tex  agora em 30 de setembro 2024 fará 76 anos de vida editorial, então com suas raízes voltadas ao passado, e a nova safra de leitores de quadrinhos procuram mais emoções, como mutantes  e personagens com super poderes. É difícil a geração mais nova gostar de desenhos e aventuras mais simples. Mas com dedicação, nós temos o projeto TEX NAS ESCOLAS, Muito difundida na Vila Texas, um projeto que está levando aos mais jovens o conhecimento de Tex, tendo grande aceitação. Esperamos que desta geração saiam muitos novos leitores dos gibis de Tex.


JORGINHO: Deixe sua mensagem para o Leitor do Arte e Cultura, um convite para comparecerem ao lançamento do livro na Vila Texas.

DOACIR LIBERALESSO: Convido a todos os parceiros que prestigiam seu excelente blog ColetiveArts e leem o Arte e Cultura para comparecer ao EnconTEX, que será uma grandiosa festa fomentando a amizade e companheirismo. Terá também muitas novidades como participantes com seus cosplays, banca de vendas e troca de revistas de faroeste,  passeios a cavalo, palestras e é claro, o lançamento do nosso livro CURIOSIDADES DE TEX . Esperamos todos lá!


JOÃO MARIN:

JORGINHO: Como surgiu a ideia para esse novo livro de Tex? E como foi a parceria com Doacir Liberalesso?

JOÃO MARIN: Após o lançamento do livro “Tex ...e a história de uma coleção”, com a participação do “pard” Sérgio Streiechen, várias pessoas me sugeriram que lançasse o mesmo em cores, o que seria inviável por conta da tiragem e, consequentemente, pelo custo. Realizamos então um apanhado do livro, com atualizações, no padrão de “apresentação”, para divulgação em eventos “texianos”. Infelizmente, por alguns motivos, não tivemos a oportunidade de concretizar a ideia.

No final de 2023, o “pard” Doacir entrou em contato comigo e comentou a respeito de lançar um livro com as curiosidades que ele tinha preparado.

Desse contato surgiu a ideia de lançarmos, em conjunto, um livro de curiosidades diversas, com a inclusão das páginas da “apresentação” que já estavam prontas.


JORGINHO: O que o leitor vai encontrar na leitura desta obra, que difere de tua obra anterior?

JOÃO MARIN: No “Tex Curiosidades”, como o próprio nome já diz, o leitor vai encontrar, na primeira parte, uma gama enorme de curiosidades a respeito de Tex, cujo levantamento foi realizado pelo pard Doacir que se utilizou das edições da coleção normal do nº 1 ao nº 647. Curiosidades tipo: quantas vezes os pards aparecem bebendo cerveja, comendo bife, levando tiro no chapéu, fumando, apanhando, duelando à faca, surrando xerife, e dezenas de outras.

Na segunda e terceira partes do livro trazemos uma releitura abreviada e atualizada (e em cores), das publicações de Tex na Itália e no Brasil e, para encerrar a edição, um breve histórico da criação da Vila Texas do nosso amigo Delair Turella. 


JORGINHO: Quantos itens relacionados a Tex existem hoje em sua coleção?

JOÃO MARIN: Essa é uma pergunta que, no momento, não tenho como precisar, pois faz um certo tempo que não atualizo a relação de itens. O que posso dizer é que, atualmente, é mais que os 5.321 itens que constam no Rank Brasil.

JORGINHO: Deixa aqui sua mensagem, seu convite para o leitor comparecer ao lançamento do livro na Vila Texas.

JOÃO MARIN: O EnconTEX 2024, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro na Vila Texas (Estância do Texas em Chopinzinho-PR), promete ser uma grande reunião de “texianos” (fãs, leitores, colecionadores, e simpatizantes de Tex) e, com certeza, será um evento que vai ficar marcado na história e na lembrança de todos aqueles que puderem estar presentes. O espírito de confraternização e igualdade difundidos pela Vila Texas é contagiante e será o ponto alto do evento.

A programação é bem definida e contará com a presença de várias personalidades que trabalham diretamente com Tex no Brasil, inclusive o primeiro brasileiro a desenhar uma história, Pedro Mauro.

Dentro da programação também está reservado um espaço para o lançamento oficial do livro “Tex Curiosidades”, com uma apresentação que será realizada no sábado (dia 28/09) pelo autores Doacir Liberalesso e João Marin. Não perca essa grande oportunidade de rever amigos e fazer novos... e tudo isso num ambiente “mágico” que é a Vila Texas.


  TEX CURIOSIDADES


TEX CURIOSIDADES

Tiragem: 150 exemplares

Formato: horizontal, 20 x 14,2 cm

Acabamento interno: 152 páginas, papel couchê em cores

Preço: R$ 50,00 + correio

Contato (e-mail): jukacadillac@yahoo.com.br


2° ENCONTEX - 2024, Encontro de 

Texianos na Vila Texas


Dias : 28 e 29 de setembro de 2024
Estância do Texas N. S. Aparecida (Pesque Pague N. S. Aparecida)
Linha Vitoria, Chopinzinho - PR

No dia 30 de setembro Tex completa 76 anos de vida e o Coletive estará com sua IV - Cavalgando com Tex , com uma série de publicações online aqui no blog, em homenagem ao maior herói dos quadrinhos de faroeste do mundo.




Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários