TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Livros: O Avesso da Pele

Nesse livro do escritor Jeferson Tenório lançado pela Companhia das Letras em 2020, o autor aborda o racismo estrutural de forma muito clara. Ao longo do romance onde narra a trajetória de um professor negro assassinado por policiais através de recordatórios muito bem escritos e emocionantes, Tenório mostra o quanto nossa sociedade perpetua o racismo estrutural. Tudo que ele mostra, já é de conhecimento de todos, mas quando temos um negro narrando os fatos, podemos entender o sofrimento, a dor e a angústia pela qual as pessoas de pele preta passam. Não é um branco preocupado com o racismo, mas sim, alguém que sofre na pele esse racismo. Além disso, o romance ainda aponta para a falência de nossas instituições educacionais. Em fim, um livro que deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas. Fica a dica!


2. Quadrinhos: Alfa Prime

Esse projeto começado em 2014 com a publicação de a Ordem ganhou outra aventura, na época dividida em duas partes Alfa, A Primeira Ordem que juntou os 20! heróis de A Ordem com clássicos super-heróis brasileiros e novos membros. Agora a Editora Kimera traz a versão encadernada com as duas partes e muito material extra que incluí a apresentação dos heróis em HQs curtas de duas páginas, além de fichas com mais outros super-heróis. Mas a cereja do bolo foi a sobre capa quádrupla que deu um charme todo especial. Uma verdadeira edição de colecionador! 


3. Cinema: Eco

Eco é uma minissérie que apresenta a origem da personagem que pertence ao universo do Demolidor. Em 5 episódios vemos como ela se tornou uma anti-heroína e seus dramas pessoais. Gostei da ideia da ancestralidade com povos indígenas norte-americanos. As cenas de lutas são tão boas quanto as apresentadas na série do Demolidor. Claro que a pegada é a mesma e isso me agradou bastante. Mas confesso que esperava um pouco mais do final. Mas a cena pós-crédito valeu muito a pena. Já estou com grande expectativa.

4. Meus zines: Eclipse 04

Fanzine traz um panorama da movimentação da Tchezine e do CAQ – Coletivo Alvoradense de Quadrinhos com HQs, ilustrações, entrevistas e divulgação de publicações. Colaborações de: Alunos do Colégio Castro Alves (RS), Assis Lima (RN), Emir Ribeiro (PB), Francylene Silva (Mais QI Nerd), Guilherme Wunder (RS), Matias Streb (RS), Mozart Couto (MG) e Sílvio Ribeiro (RS). São 20 páginas, formato A5, xerox. Distribuição gratuita aos leitores da Tchezine. Versão digital gratuita! Pedidos: tchedenilson@gmail.com

Denilson Reis


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários