TRÊS PITACOS NERDS

1. Eventos: 35° Feira do Livro – Gravataí, 29/06/2024

O CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos esteve no evento "Coletive na Feira", coordenado pelo ColetiveArts, representado por Denilson Reis (Tchezine), Paulo Kobielski (Mundo Gibi) e Anderson Ferreira (Andf Studio). Na ocasião puderam expôr suas publicações como a revista Mundo Gibi e o álbum O Gaúcho do mestre Shima. Denilson e Paulo também proporcionaram um bate-papo sobre quadrinhos, fanzines e o uso destes em sala de aula. Evento contou ainda com a galera do ColetiveArts e também da Aquários RS. Mais uma tarde bacana de celebração da cultura pop dentro de uma importante Feira do Livro.

2. Quadrinhos: Espada e Feitiçaria

Coletânea da editora Tábula apresentada "Espada e Feitiçaria", com quadrinhos e contos de autores nacionais sobre o tema. Histórias de bárbaros agradam muito o público e também os autores. Nesta coletânea são muitos os nomes e entre eles eu apresento o meu personagem Peryc, O Mercenário com HQs de uma página trazendo mestres como Mozart Couto. Mas temos muitos outros trabalhos fantásticos tanto nas HQs como nos contos. Além disso, matéria especial de Marcos Collares e uma entrevista com Michael Moorcock, criador de Elric de Melniboné.

3. Cinema: Cangaço Novo

Série brasileira disponível na Prime Vídeo. Trata-se de uma aventura policial no sertão nordestino com grandes doses de suspense e tensão. O nome já entrega a ideia: um grupo de bandidos que formam uma espécie de novos cangaceiros. Mas não é nada aleatório pois a trama vai mostrando as relações do líder Ubaldo com a história de sua família, com ligação aos vaqueiros e o cangaço. Nesse enredo ainda têm espaço para abordar questões sociais relevantes como as disputas pelo controle das terras por parte do coronelismo e a corrupção política. Destaco também as cenas de recordatórios muito bem filmadas e editadas em preto e branco. Por fim, um regionalismo que não têm medo de flertar com o universal, pois em alguns momentos temos referências aos clássicos filmes de faroeste. Um excelente trabalho.

4. Meus zines: A Tréplica 16

Fanzine com artigos políticos, econômicos, sociais e culturais escritos por Denilson Reis. Capa de Jader Correa (RS) e ilustração de Lukão (RS), Gabriel Renner (RS) e Pablito Aguiar (RS). São 8 páginas, formato A5, xerox, R$ 5,00 + frete. Versão digital gratuita. Pedidos: tchedenilson@gmail.com


Denilson Reis


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários