1. Eventos: 7° Gibifest Alvorada, 20/10/2024
Realizada pelo CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos em parceria com o SIMA - Sindicato dos Municipários de Alvorada o 7° Gibifest novamente superou as expectativas. Com público de 600 pessoas, o maior até o momento, o evento contou com diversos artistas e expositores, além de palestras e show de rock. Outra atração especial foi a ExpoTex. Mas o momento especial ficou por conta do desfile Cosplay, mais de 40 participantes. Como valorização dos quadrinhitas, o Troféu Gibifest homenageou Rodinério da Rosa, Clayton Cardoso e Élbio Porcellis. Que venha 2025!
2. Rock: Rock in Rio 2024
Terminou mais uma edição do Rock in Rio. O evento confirma a cada edição sua diversidade musical, o que pode ser visto com bons olhos, mas afasta os roqueiros clássicos como este escriba. Nesta edição vou parafrasear a música de Frank Jorge: "velhinhos em forma decadente são melhores que muita gente". Digo isso pois os melhores shows ficaram por conta de Cyndi Lauper, Glória Gaynor e os melhores, Deep Purple. Do rock nacional vou destacar o ótimo show do Planet Hemp. Outro show muito bom foi protagonizado por Iza. Não consegui assistir todos os shows, alguns por falta de interesse e outros por falta de tempo, como foi com Joss Stone.
3. Cinema: Marighella - Um herói revolucionário
O filme de Wagner Moura compre seu papel. Claro que assistir o filme anos depois do lançamento tira um pouco das expectativas. De qualquer forma, o filme mostrou a importância de Marighella e da ALN contra a ditadura militar e trouxe a tona uma figura história para as novas gerações. Infelizmente achei que o filme deixou muitas pontas soltas ao não aprofundar na parte intelectual de Marighella, por exemplo. Também focou muito num pequeno grupo sem mostrar outros engajamentos populares. Ainda assim, o recado foi dado e reafirmou todo o terrorismo de Estado do governo militar brasileiro.
4. Meus zines: O Mundo Selvagem de Peryc 01
Revista em quadrinhos com o personagem criado por Denilson Reis. A revista traz HQ escrita por Denilson Reis, desenhos de Helcio Rogério (BA) e letras de Anderson Andf (RS). Sketches de Rod Rodolfo, Edgar Vasques, Joe Prado e Shiko. Capa de Helcio Rogério com cores de May Santos (RJ). 4ª capa de Maurício Lima (PI) com cores de Josias Silveira (RS). São 20 páginas, capa colorida e miolo p&b, formato 21x28, impressão digital, R$ 20,00 + frete. Pedidos: tchedenilson@gmail.com
Denilson Reis |
Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).
"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes
0 Comentários