DICAS DA SANDTECA

 MAUS

Uma História de Sobrevivência

Maus tem uma característica peculiar que descreve ricamente o que significou o Holocausto pela visão de Vladek Spiegelman, um judeu polonês sobrevivente da 2ª Guerra.

Retratado em cartoons, o filho de Vladek, Art Spiegelman caracterizou a obra utilizando técnicas pós-modernistas que representaram judeus como ratos, alemães como gatos, e poloneses como porcos. Uma maneira de classificar o dito “quem é quem”. 


Mais do que uma HQ sobre uma situação na 2ª Guerra, vista pelos olhos de um prisioneiro judeu, Maus é uma biografia histórica que deveria ter em todas as Bibliotecas de qualquer escola e sempre colocada nos planos de aula. Um conto de superação, não só para Vladeck, mas para o próprio Art, que ficou depressivo durante meses após a morte de sua mãe, cometendo suicídio (cortando os pulsos) devido a colapsos nervosos habituais.

Maus foi contada aos poucos por Vladeck e em suas anotações, a curiosidade tomou lugar da depressão do filho, apresentando melhoras e, por fim, Art trabalhou nos desenhos retratando a parte difícil da vida do pai. Infelizmente Vladeck faleceu bem antes da publicação.



O que me chamou a atenção foi como a característica de “avarento”, a respeito dos judeus, está claramente estampada na obra. Sempre achei que fosse algo criado, um tipo de “meme”, algo pra identificar a pessoa judia. 

Para quem é colecionador, não espere uma arte tradicional. Cartoons são diferentes em todos os sentidos, assim como a arte do Mangá que possui um híbrido dos dois. Independente do conteúdo visual, agradando ou não, é um item pra ter na sua Biblioteca particular e repassado para filhos, netos, bisnetos...




Sandman

Sandman  
é Professor da área de Linguagens e Códigos, Artista Plástico, Fotógrafo, Pesquisador de hqs e dono da Sandteca, uma Biblioteca de Gibis Localizada na Rua Raimundo Valmir Almeida, 59. B. Manoel Castro Filho, cidade de Guaramiranga, Ceará.


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários