NAVALHAS AO VENTO

 

AINDA ESTOU AQUI – GRANDE FERNANDA TORRES

Quando fui assistir ao filme “Ainda estou aqui” eu chorei muito. Chorei pela história contada, história real do nosso país numa época triste que não pode ser esquecida. Mas também chorei pela atuação dos atores e atrizes que se entregaram aos papeis. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro foram as mais impactantes. Fernanda Montenegro sem dizer nenhuma palavra, disse muito na única cena que apareceu, ela gritou apenas com o olhar, foi mágico. Fernanda Torres foi gigante.

Tão gigante que hoje acordamos com a notícia maravilhosa de que Fernanda Torres havia ganho o Globo de Ouro, sendo a primeira brasileira a conquistar essa premiação que é uma das principais premiações do cinema e considerado um termômetro para o Oscar. Fernanda desbancou atrizes de alto calibre: Tilda Swinton, Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet e Pamela Anderson. Ver o nome do Brasil, nossa arte, nosso cinema vitoriosos em Los Angeles deveria encher o peito do brasileiro de orgulho, mas nem todos têm cultura para isso.

O senado não poupou elogios tanto pela história como pela interpretação. No site www12.senado.leg.br vários relatos. A senadora Leila Barros (PDT-DF) enalteceu a importância histórica do filme e a premiação. “O merecido reconhecimento da atriz Fernanda Torres como melhor atriz de drama na premiação do Globo de Ouro 2025 é mais do que um prêmio ao cinema nacional. Às vésperas do ainda recente 8 de janeiro, a consagração de uma atuação que retrata uma das histórias mais emblemáticas da ditadura militar brasileira eleva nossa voz e reforça que a democracia é o único caminho possível. Parabéns pela premiação no Globo de Ouro! Por aqui, já está forte também a torcida pelo Oscar!” Rogério Carvalho (PT–SE): “Sua performance não apenas nos encheu de orgulho, mas também nos emocionou ao resgatar uma história que não pode ser esquecida, muito menos repetida: os horrores da ditadura militar em nosso país. Seu sorriso ao receber o prêmio — o mesmo sorriso que estampou brilhantemente ao dar vida à advogada Eunice Paiva, símbolo de luta e de resiliência para tantos brasileiros — nos lembrou da força de quem resistiu e lutou por justiça até o fim da vida. Uma atuação que ficará marcada na história. Ainda Estou aqui é mais que um filme. É um retrato fiel e esclarecedor dos males da ditadura militar e, ao mesmo tempo, um poderoso lembrete de que a democracia deve ser defendida todos os dias. Obrigado, Fernanda, por nos lembrar que ainda estamos aqui. Sua atuação é um tributo àqueles que acreditam na democracia!"

Enquanto isso o boçal, rei das fake,News, ex-presidente Jair Bolsonaro tenta lacrar lincando o filme a Lei Rouanet. No site www.metropoles.com está: “Um dia após a atriz Fernanda Torres  vencer o prêmio inédito de Melhor Atriz de Drama  no Globo de Ouro de 2025, o ex-presidente  Jair Bolsonaro  criticou o governo federal pelos recursos destinados à  Lei Rouanet ”. E o mesmo site desmente a tentativa de mentira de Bolsonaro, podemos ler que “O longa do diretor Walter Salles, entretanto, não recebeu recursos da Lei Rouanet. O filme não aparece na lista de beneficiados pelo incentivo cultural. A própria lei restringe recursos para obras de longa-metragem.” Sempre tentando desmoralizar a democracia, utiliza-se, assim, mais uma vez de mentiras para enganar o povo, mas é ignorante demais para, pelo menos inventar uma mentira mais crível pois nem sabe como realmente funciona a Lei Rouanet. Sua pequenez é tanta que fala qualquer coisa que lhe venha a cabeça. E tem idiota que acredita e sai falando.

Este é o papel da direita, é o que ela faz de melhor, desinformar e negar. Lembram da vacina e da Cloroquina? No site www.terra.com.br podemos ver o ódio na fala do deputado federal Mario Frias (PL-SP), ex- secretário da Cultura do governo Bolsonaro, ao criticar nesta segunda- feira (6/1) a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro. “Em postagem na rede social X, ele afirmou que a conquista da atriz não é uma vitória do Brasil "referindo-se à premiação como autopromoção da elite artística global". Isso só demonstra a pequenez da direita. E continua: "Isso aí não é uma vitória do Brasil. O que temos ali é a autobajulação de militantes radicais da esquerda mundial, querendo dar ar de legitimidade a um filme que é uma peça de ficção e desinformação da esquerda brasileira". De acordo com o mesmo site, Frias nega a existência da ditadura militar no Brasil, alegando que é mentira com o intuito de "distrair o imaginário popular com os perigos de uma ditadura inexistente".

Com certeza a grande Fernanda Torres ficará conhecida pela direita como a atriz esquerdista que deve ser desacreditada, mas não conseguirão desqualificá-la. Viva o cinema brasileiro, viva a arte brasileira... Principalmente por trazer à tona a nossa história. Esse é o verdadeiro intuito da arte: informar, lembrar, incomodar e mostrar para a nova geração para nunca mais errar.


Isab-El Cristina


Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras, é Diretora Cultural do ColetiveArts.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE VIBROU
COM FERNANDA TORRES!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Viva a arte! Viva nossa cultura.!! Voltando a poder ter orgulho de dizer sou Brasileiro. Bom eu ainda não consigo ver a bandeira como antes,mas estou tratando isso. Afinal nossa bandeira é linda ... Grande Fernanda, Fernandas. Lembro que fui assistir depois da tua indicação.Amei. E amei o texto perfeito como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Didia, sou a Isab. Também não consigo ver a bandeira ou a camiseta verde e amarela com o respeito que via antes. Hoje me revolta o estômago. Então valeu minha recomendação? Obrigada pelo retorno. Bjuuu

      Excluir
  2. Nestor Ourique Medeiros10 de janeiro de 2025 às 14:15

    É isto aí, DITADURA NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor, sou a Isab. Precisamos ficar sempre atentos. Obrigada pelo retorno. Bju

      Excluir
  3. Sem dúvida uma História que não pode ser esquecida, muito menos repetida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou a Isab. Sim, é preciso ficar sempre trazendo à tona para que nunca seja esquecida. Obrigada pelo retorno.

      Excluir