TRÊS PITACOS NERDS

1. Série: Senna

Série da Netflix que conta a trajetória do maior automobilista do Brasil, Aírton Senna da Silva. Vamos contextualizar. Nunca fui fã de automobilismo, mas, numa época em que não tínhamos um grande ídolo nacional no esporte e não ganhávamos a Copa desde 1970, as vitórias de Senna foram significativas. Então, fui conferir a série. Gostei muito da forma como foi apresentada. Acho fantástico como conseguiram nos emocionar com algo que nunca vi muita graça, falo das corridas. Nesse caso, parabéns aos roteiristas e aos takes de filmagem que casaram perfeitamente. Enfim, do ponto de vista técnico, a série é impecável. Super produção!

2. Animação: Astronauta

Série animada do famoso personagem de Maurício de Sousa exibida pelo canal MAX em 6 episódios. Em primeiro lugar acho importante prestigiarmos esse projeto, pois se trata de uma adaptação dos quadrinhos brasileiros para as telas. E mais, embora seja um personagem de Maurício, ele aqui é apresentado na sua versão adulta conforme Danilo Beyruth levou para a série Graphic MSP. Aliás, não vi nenhuma referência a isso, uma lástima, pois o Danilo merecia. A história é uma boa ficção científica, embora achei um pouco cansativa em alguns episódios. A arte estava bacana, mas poderia ser melhor desenvolvida. No geral, vale pela iniciativa.

3. Cinema: Xingú

Um belo filme que conta a trajetória dos irmãos Vilas Boas. A história por si só já é instigante. Três irmãos se embrenharam numa expedição e fizeram contato com povos indígenas, totalmente isolados da civilização. O filme tem um ritmo bom, com ótimos atores em belas interpretações. Me chamou a atenção as referências históricas. O filme consegue contextualizar muito bem a história do Brasil sem ser didático e enfadonho. Um filme para ser trabalhado dentro das escolas.

4. Meus zines: 04. Eclipse 05

Fanzine traz um panorama da movimentação da Tchezine e do CAQ – Coletivo Alvoradense de Quadrinhos com HQs, ilustrações, entrevistas e divulgação de publicações. Colaborações de: Alunos do Colégio Castro Alves (RS), Guilherme Wunder (RS), Legenda Quadrinhos (MG) e Marcel de Souza (RS). São 20 páginas, formato A5, xerox. Distribuição gratuita aos leitores da Tchezine. Versão digital gratuita! Solicite pelo e-mail: tchedenilson@gmail.com


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É NERD!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários