TRÊS PITACOS NERDS

1. Pink Floyd at Pompeii

Como floydmaniaco não poderia deixar passar a oportunidade de ver o filme nos cinemas. Falar do Pink Floyd é chover no molhado, melhor banda do mundo. Falar do filme Pink Floyd at Pompeii também é, todos já conhecem e está disponível até no YouTube. Já vi algumas vezes o DVD que tenho em minha coleção. Então, quero falar da sensação de ver esse filme nos cinemas, remasterizado, em Imax. Fantástico, uma sensação de estar dentro do filme, imagens melhoradas, som perfeito, uma viagem sonora inesquecível! Além disso, o cinema virou um show de rock. A galera reunida, todos com a camiseta da banda e falando dos discos e tal. Momento ímpar!

2. Roger Waters - This is Not a Drill, Live from Prague

A última turnê do Roger Waters acabou virando filme com direito a exibição nos cinemas antes de lançamento em mídias físicas. Tive a oportunidade de ver ao vivo em 2023, quando a turnê passou pelo Brasil e chegou na Arena em Porto Alegre. Na ocasião estava na pista e, embora próximo ao palco, acabamos perdendo um pouco a visão mais geral do palco, em especial as projeções no telão. Então, ir ao cinema ver ao show tinha uma série de pontos positivos. Em primeiro lugar, ver na tela o show que presenciei ao vivo. No cinema teria a oportunidade de escutar um som perfeito com imagens em alta qualidade. Além disso, como o show foi gravado já pensando virar filme, existe todo um roteiro pensado. Não é só mostrar os músicos tocando, cada detalhe é pensado para unir imagem, som e mensagem a ser transmitida. Falando em mensagem, esse show como já comentei anteriormente, tem todo um discurso político que fica mais compreensível vendo na tela com legendas do que ao vivo. Impressionante como, mesmo na tela, o show tem a capacidade de nos emocionar. Nunca vou me cansar de falar o quanto a música do Pink Floyd é diferenciada. Os arranjos, as melodias, a estrutura são de outro mundo. Até que ponto pode chegar a criatividade humana? Impressionante! Voltando ao show, encerro dando foco ao discurso humanista das letras de Roger Waters. Esse show deveria ser tema de estudos escolares!

3. David Gilmour - Live at the Circus Maximus, Rome

Para promover seu mais recente disco, "Luck and Strange", lançado em 2024, David Gilmour fez uma pequena turnê pela Europa. Dificilmente esse show chegará ao vivo no Brasil. Nossa sorte é que Gilmour resolveu fazer um filme com seu último show e o local escolhido foi o Circus Maximus em Roma. Já é meio tradicional esses shows em locais históricos virarem filme. No dia 17 de setembro de 2025 ocorreu o lançamento mundial e estive no Cinemark em Porto Alegre para conferir. Antes da projeção do show rolou um pouco dos bastidores para aumentar a expectativa. O show em si é fantástico! Gilmour começa revisitando alguns clássicos do Pink Floyd onde destaco a linda "Fat Old Sun". Depois focou mais nas músicas do novo disco e também na fase pós Roger Waters, com letras de sua esposa Polly Samson. Um grande espetáculo, digno de assistir em uma tela enorme e tecnologia IMAX.


Denilson Reis


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul, O Gaúcho, Gibi do Terror). Lançou o álbum Zinebook Tchezine v1 e v2 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como BienalHQ (PR), FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012, 2018 e 2022).

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É NERD!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários