%20(1).png)
Escritor Tem Futuro
Um escritor sabe se tem futuro ou não. Para ter futuro, ele precisa ser bom em ficção, em auto ajuda, em dinamismo e será sem futuro se viver desenterrando o passado e pisando no presente.
Há os escribas que se debruçam sobre atlas antigos e livros da Idade Antiga e Média, velhas cartas náuticas e cartográficas, até pergaminho escrutinam, na esperança de encontrar tesouros (informações) para seus leitores. Para dizer o que todos já sabem.
Outros escritores vivem o presente ligados no 220, que dormem só com um olho, ficando o outro online, para não perder nenhum furo. São ninjas da informação, para nada, digamos, pois o cotidiano todos sentem.
Nesse meio, estão alguns, poucos, raros, que sabem discernir, desnudar, refletir a informação e transmiti-la com pompas e circunstância, com clarividência irrepreensível e alcançam algum passageiro sucesso. Ainda assim, é presente e passado abraçados, andando juntos.
Escritor bom é aquele que tem futuro. Sim, porque consegue escrever e adivinhar. Coloco-me no péssimo lugar de péssimo, pois como péssimo vendedor, não sei vender ilusão. A futurologia é ilusória. E é nela que se apoia o Capitalismo, a Religião e até o Futebol. Pare e reflita. Tudo que essas três entidades oferecem e pregam está no futuro. O livro, a vida eterna e o título.
Os leitores estão aqui, mas vivendo ligadaços nas próximas férias, na confraternização, no réveillon, no carnaval, na próxima viagem à Miami, na próxima Copa do Mundo, nas férias que vêm depois das próximas férias.
Escritor que se liga no passado (se liga bicho!) e está preocupado com os exemplos, experiências e histórias de sucesso dos idos idos, não interessa, exceto para alguns iguais que são poucos e adoram velharias.
Zuckerberg está apostando no fim dos celulares e tentando emplacar óculos ligados ao cérebro, por Chips; os japoneses tentam recuperar os dentes perdidos e extinguir as cáries, os ingleses buscam a vida eterna na Terra, e na China os cegos voltarão a enxergar com microchips e microcâmeras acopladas ao cérebro, enquanto lá mesmo, se fala em cada humano portar uma bateria abastecida por energia solar e não precisar mais se alimentar.
Estou pronto a largar minhas ideias retrógradas e passadas, para abocanhar esse incrível, maravilhoso e estonteante futuro que está logo ali? Gostaria, mas estou certo que não sei fazer isso. Até porque, quando o futuro se torna presente, ou seja, quando não é mais futuro, nem tudo acontece como prometido ou esperado. Somente cerca de 20% se faz e se conclui.
Combinado então, continuarei um escritor de não sucesso, mas é filho no futuro. Espero que surja alguma ideia.
![]() |
| GG Carsan |
"G. G. Carsan é cidadão do mundo, gosta de caminhadas na natureza, tocar violão nas horas de folga, passar horas na internet papeando com os amigos, escrever editoriais e matérias nos seus grupos e páginas, preparar novos livros e poesias (quatro livros sendo finalizados e outros cinco iniciados), manter os storys atualizados, viajante internauta pelas imagens e mapas, faz caminhadas de verdade e adora um vinho da Serra Gaúcha... é um escritor brasileiro cujo principal lema de vida é valorizar a justiça, a honra e o caráter; escreve histórias reais e ficções e tem quatorze produções publicadas entre livros físicos e e-books (o último: Crônicas Que Não Querem Calar, de março de 2025). É um colecionador, divulgador e historiador do personagem de quadrinhos TEX, com uma dúzia de exposições em eventos pelo Brasil, quatro livros publicados, páginas e grupos na internet desde 2002, cinco temporadas no canal do youtube "Tex Show", uma dúzia lives na página Texianos Live Show e foi o primeiro cosplay do personagem no Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre GG Carsan, escute o episódio de nosso podcast, o Coletive Som, gravado com esse grande pard. Clique Aqui.
ESPÌRITO-QUE-ANDA!


0 Comentários