Para que serve o Natal? - Texto escrito para o Natal de 2018.



   Muita gente não gosta do Natal. Alguns, detestam. Milhões nem sabem do que realmente se trata tal data. O nascimento do messias é o motivo religioso. A comida é o motivo da família que não quer ver seus familiares. A bebida o motivo de quem não aguenta ver os seus familiares. Os presentes são o motivo das crianças, deslumbradas com qualquer novidade. A oração é o motivo daqueles que sentem saudades dos que já se foram. Qual é o teu motivo? Nem comemora o Natal? Veja bem, a ideia aqui é acreditar em alguma coisa, não explicar que você não acredita. Se você não acredita, não existe e se não existe, não interessa. Então, no que você acredita? O que você sente quando fala no que acredita? O que você sente no Natal?


Melancolia é o sentimento mais comum a esta data. Não, eu não to aqui para te convencer que essa data é feliz e que você deve ser feliz nesse dia. Ou ainda, te converter a qualquer religião. A ideia aqui é que existe um evento mundial de encontros únicos. Quem não lembra de um parente que só via no Natal? De um vizinho solitário que certa vez foi convidado para a ceia da tua família? De ser a única vez no ano que algum ser humano próximo foi caridoso com alguém necessitado? Eis o motivo do Natal. A sua serventia. Mesmo não concordando com qualquer fator religioso, o Natal é um convite para sermos pessoas melhores. Nem que seja só por essa noite. Nem que seja só por algumas horas. Nem que seja só por um minuto. Nem que seja por 10 segundos. É pouco? Talvez.

A questão é: qual o motivo que tu se dá para não ser nem um pouco generoso. Nem que seja nessa data.Nem que seja conversar um pouco com o teu tio idoso, chato, ranzinza. Com quantas pessoas ele conversou esse ano? Com quantas pessoas que ele ama ele conversou esse ano? Qual motivo que tu tens para não brigar com a tua família? Nem que seja por um noite? Qual motivo que tu tens para não ter contato com a tua família? Nem que seja por essa noite. A ideia é reunir e se comunicar. A ideia é reunir e perdoar. A ideia é reunir, brigar e fazer as pazes. A ideia é estar junto. Pois em algum Natal não estaremos mais e aí, somente aí, lembraremos dos momentos que nunca vivemos e nunca mais poderemos viver.

Feliz Natal 2019 para todos! Feliz Natal Coletive Arts!


Texto: André Palma Moraes
Arte: Jorginho                      

Postar um comentário

0 Comentários