ARTE E CULTURA


 CAVALGANDO COM TEX -  RAUL ESTIGARRIBIA



TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, e o ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepiniconversando com fãs, com colecionadores e com pessoas que amam o universo do personagem. Hoje vamos conversar com um dos maiores colecionadores de quadrinhos do Rio Grande do Sul e do Brasil, Raul Estigarribia.


RAUL ESTIGARRIBIA

JORGINHO: Raul como surgiu a paixão pelos quadrinhos?

RAUL ESTIGARRIBIA: Minha paixão pelos quadrinhos apareceu muito cedo. Aprendi a ler aos 5 anos pelas mãos da minha mãe folhando gibis do Pato Donald. Meus pais adoravam revistas do Mandrake, Fantasma e principalmente Tarzan , sendo que muitos exemplares daquela época fazem parte da minha coleção hoje.

                Ulisses Miranda, Raul, Max Quevedo e Edemar Schnornberger

JORGINHOQual o tamanho estimado da tua coleção?

RAUL ESTIGARRIBIA: Acima de 20 mil com certeza, mais outro tanto de duplos ou avulsos que negocio com outros colecionadores. Do TEX coleciono todos os títulos  publicados no Brasil sendo que desses tenho todas as séries completas exceto a do Júnior . Continuo sempre prospectando gibis que ainda me faltam ou para substituição com intuito de melhorar a qualidade das coleções principalmente das Editoras Ebal, RGE e Abril .

Raul com Adão Avila

JORGINHO: Quais as revistas mais raras?

RAUL ESTIGARRIBIA: Várias, com destaque para a edição especilade São João do Gibi (1942) Números 01 do Almanaque Tio Patinhas, Almanaque Disney, Mickey , Pato Donald ,Disney Especial (essas coleções tenho completas exceto a do Mickey que me faltam alguns números anteriores ao 50) Edição especial de Super X da Ebal patrocínio da Casa das Sendas Números 0 (zero) do Capitão Z , A Maior e Álbum Gigante. Álbum Gigante  11 ( com a primeira aparição do Homem Aranha no Brasil.) TEX 01 1a edição Vecchi TEX 12 Coleção capa preta 

E outras como as números 01 de muitas coleções Ebal , RGE e Abril


 



JORGINHOPara você o que TEX representa?

RAUL ESTIGARRIBIA: Além do prazer da leitura o personagem tem uma marcante personalidade alicerçada na Honra, Lealdade, \Honestidade, com seu caráter inabalável e peculiar senso  de aplicação da  Justiça . Atributos esses que de certa forma lavam a alma de quem como nós está cercado de injustiças. TEX é portanto um exemplo de que a pena na maioria das vezes precisa da espada para fazer valer o que escreve.

Raul com G.G. Carsan

JORGINHOQuais as histórias favoritas do personagem?

RAUL ESTIGARRIBIA: Gosto mais daquelas do período da Vecchi , principalmente pelos roteiros do Gianluigi Bonelli  e desenhos do Aurelio Galleppini (este para mim sempre será o melhor entre todos).  Acho que conta muito o momento em que pela primeira vez temos o prazer da leitura de uma aventura do TEX. Essa ocasião deixa uma marca indelével em nossa memória , algo como amor à primeira vista e que vai amadurecendo com o tempo e que nos faz aceitar e gostar também do trabalho de todos os grandes roteiristas e desenhistas do Ranger.


JORGINHOVocê está acompanhando a revista TEX WILLER? Se está o que está achando desta nova série?

RAUL ESTIGARRIBIA: Coleciono também essa série biográfica do TEX, aliás no momento a que mais me interessa pois apresenta com detalhes desconhecidos até então a saga do nosso herói, situando no tempo como teria sido a participação do TEX em momentos importantes da história americana, além é claro de mostrar o surgimento do grande adversário Mefisto.

Raul com Primaggio Rock Lane

JORGINHOPoderia deixar uma mensagem para o público leitor, para os fãs de TEX?

RAUL ESTIGARRIBIA: Sendo leitor de quadrinhos desde a mais tenra idade , numa época em que isso não era bem visto pelos educadores, afirmo que essa prática teve influência decisiva na minha vida tanto na formação de caráter como na de cidadão íntegro e  interessado na evolução de nossa espécie dentro de uma Sociedade Justa e Perfeita.  

Tive nas HQS meu primeiro contato com os Grandes Romances da Literatura Mundial , incluindo biografia daqueles homens e mulheres que mudaram o mundo com sua contribuição para a Humanidade.  (Ver os Quadrinhos da Ebal : Edição Maravilhosa, Álbum Gigante, Epopéia, Série Sagrada, Biografia em Quadrinhos etc. )

Essa é a porta de entrada para os livros onde se solidifica o prazer pela leitura e onde se abre o Portal para o Conhecimento que nos acompanhará o resto da vida.

Aos jovens de hoje , tão envolvidos com tecnologia ao ponto de desconhecerem elementos básicos de nossa Gramática e de nossa História, recomendo que saiam da casinha onde está o computador e apreciem uma leitura sem compromisso de um bom gibi . Viajem  com o Tio Patinhas e sua turma descobrindo cidades antigas, aprendendo com os Maias, Astecas, Incas  ou no Antigo Egito com os Faraós , ou em qualquer parte do mundo voltando ao passado ou projetando-se no futuro .  A fantasia faz parte da realidade e a torna mais palatável. 

Não me digam que o TEX não existe.  Ele existe sim e está na nossa imaginação que por sua vez está presente no nosso dia a dia.   Elementos como lealdade, amizade, generosidade, coragem e outras tantas virtudes tem que nos acompanhar sempre.

Tenho 71 anos de idade e continuo aprendendo sempre com meus gibis e com meus livros. 

Vida longa ao TEX WILLER  e a todos os colecionadores

Limeira 2018

Limeira 2018




DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS. 
NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários