ARTE E CULTURA


  CAVALGANDO COM TEX -  ZENALDO NUNES


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, está completando cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil, O ColetiveArts está preparando uma programação especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece da festa, o Arte e Cultura segue com sua série de reportagens e entrevistas ligadas ao personagem criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepini, conversando com fãs, com colecionadores, com pessoas que amam o universo do personagem. Hoje trazemos Zenaldo Nunes, Fã, Colecionador, Palestrante, Escritor, Enfermeiro, "Cosplayer" de Tex e outros personagens. Um profissional que também espalha sua arte e seu amor pelo personagem.

ZENALDO NUNES

Criação de "efeito quadrinesco": Mary Queiroz (Clube do Filme na Rádio
Cultura do Nordeste - Caruaru - Pernambuco - Brasil) - 2018.

JORGINHO: Quando os quadrinhos entraram em sua vida?

ZENALDO NUNES: Desde a infância; aprendi a gostar de Faroeste, quando me foi apresentado o gênero por meu amado e saudoso pai; o Sr. Antonio Ferreira Nunes (In Memorian). Já me vestia como Cowboy; com chapéu, cinto fivelão e revólver de plástico. Foi emocionante ver as coisas visíveis retratadas em forma de quadrinhos e "balões falantes". Recordo-me do meu pai ser um amante de bolsilivros de faroeste; conhecidos por "livros de bolso”; onde tinha bastante; incluindo O Coyote; da Editora Monterrey; criação de "José Mallorqui Figuerola", o precursor dos bolsilivros, na Espanha, início dos anos 40, no século passado. Como também; tinha bolsilivros de ZZ7 (Brigitte Montfort em ação), HH (Epopéias de guerra) e Perry Rodhan (Série de ficção científica Alemã desde 1961 até o presente). De vez em quando ia folheando alguns bolsilivros, apenas por curiosidade; intercalando com histórias em quadrinhos diversas; mas sendo que o que mais me atraia era o colorido das capas; onde os desenhos eram em forma de pintura artística, até perceber "a beleza" também nos desenhos em preto e branco.

Em Janeiro de 1978; quando ganhei do meu querido pai a edição nº 82 de Tex, com o título: Pat, o Irlandês (1ª edição); onde a capa me fascinou e ainda hoje na minha opinião, é a mais bela capa de Tex. Depois ganhei também do meu pai “uns trocados” em dinheiro e fui numa banca de revistas em Recife - Pernambuco; onde morava; onde então que comprei o meu primeiro gibi de Tex: Os Renegados de Virgínia City, o nº 21 (2ª edição), ambos lançados pela Editora Vecchi. Como quadrinhos, lia muito Walt Disney, Maurício de Souza, Marvel, DC Comics, dentre outros; até descobrir o universo fantástico de Tex Willer; a Águia da Noite.


JORGINHO: O que TEX representa para você?

ZENALDO NUNES: É o esteriótipo dos ídolos do faroeste Americano ou Italiano (Western Spaghetti) de minha infância e de várias outras gerações; que apesar da “fantasia dos gibis”, é espelhada sua bravura, intrepidez e dignidade, contra todo tipo de racismo, escravidão ou preconceito, estabelecendo a justiça acima de tudo. Porque Tex luta contra o que está errado, independente da posição que a pessoa ocupa, sempre em busca de ajudar os fracos e oprimidos, pelo seu senso de justiça, honra e lealdade. O que mais me agrada é o seu "caráter imutável" com seu extremo senso de justiça e não havendo nada “nele” que me desagrade. Em não precisar de uma identidade secreta; ser duas personagens em uma; O Ranger (Guarda-Rural) e Águia da Noite (Chefe supremo da tribo Navajo); além de Agente Indígena.

Tex está comigo desde a adolescência (43 anos); com a 1ª namorada, entrando na fase adulta, meu alistamento militar na Força Aérea Brasileira - Base Aérea do Recife, meu noivado e casamento, nos nascimentos dos meus primeiro, segundo, terceiro e quarto filhos(as), na conclusão do ensino fundamental, médio, superior e pós-graduações, na minha vida profissional, nos casamentos de 3 filhos(as), na chegada das 2 netas, na minha separação conjugal e no segundo relacionamento, no meu luto materno e paterno, nos momentos felizes e nos tristes, nas "decepções" e momentos de solidão, nas conquistas e sucesso, na "doença" e na cura, em tantos "outras situações da vida" e no presente momento. Além da ajuda divina, família (alguns) e grandes amigos (alguns); ele esteve comigo, embalando sonhos, "saindo um pouco da realidade" e vivendo grandes e centenas de aventuras e emoções. Em muitos momentos ele "foi prá
mim"; como um pai, um irmão mais velho e até como um filho; entretanto, sempre foi um grande e fiel amigo; mesmo no papel impresso. Ele representa a "chama viva" da busca constante da dignidade, coragem, lealdade, intrepidez, fraternidade, honradez e sabedoria; retratadas por seus roteiristas e desenhistas.


JORGINHO: Quando surgiu a ideia de fazer cosplay de TEX?

ZENALDO NUNES: Com o início de amizade com vários pards da localidade onde resido; sempre divulgando e repassando conhecimentos diante de "minha paixão" por Tex e seus pards; fui me tornando "uma referência local" tanto sobre Tex, quanto pelo gênero Faroeste. Dentre estas amizades, em 2017, surgiu a sugestão dos pards Bento Gomes; que também é "Cosplayer" de vários personagens; tendo como "carro-chefe" o Cosplay do Wolverine (Logan), e Felipe Santos o Cosplayer do Coringa, em que eu fosse "Cosplayer de Tex". Ambos já sabiam da minha vida como colecionador, pesquisador e amante do faroeste, tanto em quadrinhos, bolsilivros e também no cinema e na televisão. "É uma escolha pessoal ou sugerida"; adaptada do cinema, televisão, game ou história em quadrinhos; podendo ser de uma única ou de várias personagens. Diante das sugestões dos amigos supracitados e da "grande responsabilidade" de representar este grande herói; assumí o desafio e literalmente "vestí a camisa". Diariamente estou envolvido com o universo do grande Tex Willer; seja em pesquisas, matérias, arquivos, bate-papos, compra e venda, trocas, doações, divulgando e promovendo tudo sobre nosso herói, tendo como fontes principais de pesquisas; o Tex Willer Blog (Portugal), o Portal TexBr (Brasil) e o Tex Willer - Águia da Noite (Facebook / Brasil); além de outras diversas fontes midiáticas e literárias.

Desde minha infância "vez ou outra" estava caracterizado como um Cowboy; desejando ser o Zorro, Durango KidO Cavaleiro Negro, Lone Ranger ou "um mocinho" das matinês do cinema e da Sessão da Tarde na tv. A "crescente paixão" pelo gênero faroeste nas possíveis caracterizações em crescimento, das personagens supracitadas; estava "sendo moldado em mim"evidenciando, mesmo sem saber a concretização de representações futuras com imensa responsabilidade sobre estes grandes heróis e este fantástico gênero; tanto nos bolsilivros, quadrinhos, cinema, tv, livros e internet.


GALERIA DE COSPLAYS



1º - Cowboy (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2017 - Foto: Bento Gomes.

2º - Tex Willer - "camisa azul" (O Colecionador ComicShop - Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2017 - Foto: Rilke Marconi.

3º - John Wayne - "Faroeste Americano" (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2017 - Foto: Bento Gomes.


4º - Clint Eastwood - "Faroeste Italiano" (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2017 - Foto: Bento Gomes.

6º - Durango Kid (Casa de Amigo) - 2018 - Foto: Felipe Santos.

5º - O Caçador - "100 Anos de Tarzan no Cinema" (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2018 - Foto: Bento Gomes.



7º - Tex Willer - "camisa amarela" - Tex 70 Anos (Locação Externa - Blog Paulo Nailson - Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2018 - Foto: Bento Gomes.

8º - Caliban - "Velho Logan" (Locação Externa em Teaser de Wolverine - Blog Paulo Nailson - Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2018 - Foto: Petryk Lucas.

9º - O Coyote - "Don Cesar de Echague" (Casa de Amigo) - 2018 - Foto: Bento Gomes.



10º - Charles Bronson - “O Gaita” - Cenário natural (Cinquentenário de "Era Uma Vez no Oeste") - 2018 - Foto: Bento Gomes.

11º - Stan Lee - " Marvel" (Vingadores Ultimato / Cinema Caruaru Shoping) - 2019 - Foto: Bento Gomes.

12º - Coronel Trautman - "Rambo" (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2019 - Foto: Bento Gomes.



13º - O Replicante "Roy Batty" {Andróide NEXUS-6} - "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2019 - Foto: Bento Gomes.

14º - O Caçador "Rick Deckard" - "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (SESC Geek) - 2019 - Foto: Bento Gomes.

15º - O Coringa “Heath Ledger” (O Colecionador ComicShop) - 2019 - Foto: Bento Gomes.



16º - O Coringa “Heath Ledger” - 80 anos do Batman (Teatro João Lira Filho) - 2019 - Foto: Bento Gomes.

17º - James Bond - "O Agente Secreto 007" {Retrô} (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2020 - Foto: Bento Gomes.

18º - James Bond - "O Agente Secreto 007" {atual} (Clube do Filme - Rádio Cultura do Nordeste) - 2020 - Foto: Bento Gomes.



19º - Kit Carson - "Texas Rangers" (minha residência) - 2021 - Foto: Zenaldo Nunes.

20º - Em criação - 2021 - (foto da internet).



JORGINHO: Como é a interação com o público quando você está trajado de TEX?

ZENALDO NUNES: Muito boa a interaçâo com o público e onde muitos reconhecem "a pessoa" de Tex. Em minha primeira participação em via pública como Cosplayer de Tex (13ª Caminhada Pela Vida ICIA - Instituto do Câncer Infantil do Agreste - 2018); fui confundido com a personagem "Xerife Woody" de Toy Story por algumas crianças; na qual “fiquei lisonjeado” por se tratar de uma personagem Cowboy e praticamente "uma paródia" de Tex. Lembro que no tempo de minha infância, só havia para vender máscaras (Lone Ranger, Zorro); lenços pretos (Durango Kid); chapéu, capa e espada (Zorro); colt de plástico ou alumínio e que não havia ainda o "devido reconhecimento" e nem divulgações através de qualquer tipo de mídia sobre o “Universo Cosplay”.


14ª Caminhada Pela Vida ICIA (Instituto do Câncer Infantil de Pernambuco) - Maio de 2019

         4ª FENAGRESTE (Feira Nacional do Livro do Agreste) - Setembro de 2019.

                Evento Geek de Férias no Caruaru Shoping - Dezembro de 2019.

JORGINHO: Quantos itens tem tua coleção de quadrinhos e afins, e quais as que são mais valiosas para você?

ZENALDO NUNES: Por não ter feito ainda este trabalho de "contabilidade e catalogação"; não é possivel definir no momento a totalidade; entretanto, devo ter "em torno" de 1.500 exemplares de Tex, além dos livros lançados no Brasil; sendo (2 de Gonçalo Jr, 4 de Ge. Ge. Carsan2 de Adriano Rainho, 1 de João Marin) e o 1º Álbum de Luxo "capa dura" de 1980 (O Ídolo de Cristal) - pioneiro no formato. Também tenho 18 estatuetas Italianas "Il Mondo di Tex", produzidas pela Hachette em 2005; dentre outras em 3D. Devo ter em torno de 500 ítens colecionáveis; sendo, adesivos, álbuns de figurinhas "fã-arte", álbum de figurinhas "facsimile", arco e flecha, artigos xerogràficos diversos, baralho, botas, bottons, canecas, canetas, cantil, cards, cartucheira, cds, chapéu, coldre, colts em plástico, copos, cordéis, disco em vinil, distintivos, dvd (Tex e O Senhor do Abismo), espingarda (com mecanismo de disparo anulado), esporas, faca, ferraduras, fita VHS (Tex e O Senhor do Abismo), fivelas, hqs de paródias, hqs facsímiles, ímas, lenços, livros, machadinhas, marca páginas, máscaras em tecido, miniaturas de faroeste, moedas, poncho, porta-lápis, posters, quadros, quebra-cabeça, sela, selos, sombrero, suplementos de capas publicadas, suporte de livros, etc. Tenho cerca de 3.000 filmes de Faroeste (Americanos e Italianos), e uns 2.000 filmes (outros gêneros), além de "seriados e séries"; sendo todos em dvd. Também coleciono: A História do Oeste, Blueberry, Chacal, Chet, Deadwood Dick, Epopéia TRI, Histórias do Faroeste, Judas, Ken Parker, O Chacal, O Coyote (Monterrey), O Coyote (Bruguera, Cedibra, Zip, Freeway), O Oeste Selvagem, Personagens do Oeste, Tenente Blueberry, Zagor (alguns); além de outros do gênero western.

Todas as publicações são "valiosas"; contudo, a edição nº 82, "Pat, O Irlandês" (1ª edição), por ter ganhado do meu querido e saudoso pai, sendo a 1ª publicação que lí sobre Tex {1978}; o nº 21 (2ª edição) "Os Renegados de Virgínia City", sendo a 1ª que comprei {1979} e o Álbum de Luxo "O Ídolo de Cristal" {1980}; todos lançados pela Editora Vecchi. Sendo pelo "valor" nostálgico juvenil e paterno afetivo.


JORGINHO: Se você entrasse em um saloon e encontrasse Tex e Kit Carson, o que diria a eles?

ZENALDO NUNES: Muito obrigado meus grandes e valorosos amigos, por todos estes 43 anos de minha vida em que estiveram comigo; vivendo milhares de momentos de grandes aventuras, sonhos e emoções.


JORGINHO: Deixe um recado para os leitores do Arte e Coluna

ZENALDO NUNES: Que possamos ver com esperança e o desejo ardente de que esta "chama da justiça" chamada Tex Willer / Águia da Noitenão venha a se apagar jamais e que as editoras, roteiristas, desenhistas, colecionadores e leitores deste renomado blog, "mantenham acesa esta chama" também, para o agora e às próximas gerações. Minha gratidão pelo honroso convite do COLETIVE e por esta grande homenagem ao valoroso Ranger. Parabéns a todos os envolvidos e vida longa ao grande Tex Willer, "o maior herói de faroeste" em quadrinhos de todos os tempos.



"REFLEXÃO METAFÓRICA"



"ALCUNHAS” DE HOMENAGEM TEXIANA.

1 - TEXNALDO (Quannar Nilson - Colecionador e Proprietário da Comic Shop O COLECIONADOR / Caruaru - Pernambuco) - 2017.

2 - TEX do AGRESTE (Felipe Santos - Cosplayer, Cosmaker, Designer Gráfico e Colecionador / Caruaru - Pernambuco) - 2017

3 - ZENALTEX (Edson Santos - Apresentador do Clube do Filme na Rádio Cultura do Nordeste e Rede da Sétima Arte Webrádio - RSA / Caruaru - Pernambuco) - 2018.

4 - TEX CARUARUENSE (Mary Queiroz - Colunista no Blog do Paulo Nailson e Apresentadora do Clube do Filme / Youtube / Caruaru - Pernambuco) - 2018.

5 - TEX NORDESTINADO (Ivo Almada - Colecionador e Divulgador de Tex / Boa Vista - Roraima) - 2018.

6 - MISTER WILLER (Ilza Burda - Grupo de WhatsApp Irmandade Texiana / Pinhais - Paraná) - Dez/2018.

7 - TEX NUNES (Ivo Almada - Colecionador; Divulgador de Tex e Sócio do Clube Tex Portugal / Boa Vista - Roraima) - Dez/2018.

8 - PAPAITEX (Júlia Beatriz - Minha filha {6 anos}; “batizada” por mim de Águia Pequena / Caruaru - Pernambuco) - Dez/2018.

9 - ZENALDO TEX (Luis - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de farmácia / Caruaru - Pernambuco) - Mar/2019.

10 - ZTEX (Ulisses Miranda - Colecionador, Cosplayer de Kit Willer, Administrador da Irmandade Texiana {Facebook e WattsApp}) - 2020.

11 - TEX dos SERTÕES (G. G. Carsan - Escritor, Roteirista, Colecionador, Poeta, Cosplayer de Tex, Fotógrafo, Apresentador do Tex Show (youtube) e Texianos Live Show (facebook) / Dona Inês - Paraíba) - Out/2020.

12 - TEXCARUARU - (Carlos Mendonça - Psicólogo; Professor; Técnico de Radiologia / Caruaru - Pernambuco) - Out/2020.


ZENALDO NUNES: Neste ano em que se comemoram os 73 anos de criação do nosso herói; desde "30 de setembro de 1948" e 50 anos de lançamento no Brasil (Fevereiro de 1971); registro todos os meus anos de paixão, aprendizado e emoção com uma imensidão de momentos de felicidade. Hoje em dia; além de colecionar; promovo e divulgo Tex, como Cosplayer em diversos eventos; sempre que posso e dentro das minhas condições financeiras, logísticas e temporais com imenso prazer, alegria e realização pessoal.




Dia 26 de setembro:



Dia 26/09 tem homenagem dupla à uma das maiores personalidades dos quadrinhos mundiais, SERGIO BONELLI. Filho de Gian Luigi Bonelli o criador de TEX, Sergio Bonelli foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso editorial de TEX e com o pseudônimo Guido Nolitta criou personagens antológicos como Zagor e Mister No.

Para honrar o grande mestre o ColetiveArts terá duas lives:

Às 20h no Instagram do Coletive o professor Paulo Kobielski recebe Adriano Rainho, autor dos Livros "Meu Irmão mais velho Tex Willer"

Às 21h no canal do YouTube Texas Show,  G.G. Carsan recebe Jesus Nabor, Antônio Garcia Jorginho na liveSERGIO BONELLI, O CONQUISTADOR.


Para assistir a live no instagram às 20H, clique aqui:

Para assistir a live no YouTube às 21H, clique aqui:


E NO DIA 30 DE SETEMBRO:



Dia 30 será um dia muito especial, todo programado para homenagearmos TEX WILLER. A cavalgada vai começar às 07h e não tem hora para acabar. Às 19h André Jesus, junto com GG Carsan, Adriano Rainho, Israel Santiago e outros convidados muito especiais, estarão fazendo uma live especial no YouTube do Coletive. 

Durante a live teremos brindes que serão dados para os primeiros que responderem as perguntas que os apresentadores farão, todas elas relativas à programação do evento. Ou seja, serão feitas perguntas em que as respostas estarão nos podcasts, nas exposições e no vídeo de Israel Santiago, todos disponibilizados aqui no blog do  Coletive, como está previsto na programação.

Fique esperto pard, para concorrer é preciso se inscrever no canal do ColetiveArts e dar o like na live quando ela estiver ocorrendo!

Para se inscrever no Youtube do Coletive, clique aqui:                                                            https://www.youtube.com/c/ColetiveArts/

Venha participar conosco desta grande festa!


Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS. 
NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

0 Comentários