TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Quadrinhos: Homo Eternus IV

Esse volume encerra a tetralogia (ou quadrilogia como prefere o autor para ligar a ideia de quadrinhos) da série Homo Eternus criada por Gazy Andraus no início dos anos 1990 e publicada originalmente como fanzine distribuídos por Edgard Guimarães. Aqui, em formato 21x28, foi lançado pela Editora Criativo, trazendo não só as HQs originais dos zines, mas também material extra com outras HQs do período. Gazy explora aquilo que hoje chamarmos de quadrinhos poético-filosóficos onde traço e texto se fundem como forma para uma reflexão. Parabéns ao Gazy Andraus pela obra!

2. Cinema: Sandman Netflix

Antes de qualquer coisa, não sou um leitor de Sandman. Lembro que li o primeiro arco de HQs nos anos 1990 e só. Assim, não vou comparar a série da Netflix com as HQs. Essa primeira temporada não me empolgou. A trama principal foi apresentada de forma enfadonha. Esperava mais conteúdo por se tratar de uma adaptação de Gailman. O episódio 6 foi o mais interessante pois trouxe um diálogo mais filosófico com a participação de Morte e mais aventureiro com a parte da linha do tempo. O final foi previsível demais e acabando de forma simplória, sem um grande final. Realmente não empolgou. Mas o ponto positivo foi o episódio extra com duas histórias muito boas e bem contadas.

3. RIP: David Crosby (1941-2023)

Perdemos mais uma lenda do rock. David Crosby teve um currículo invejável. Tocou e cantou em grandes bandas como The Byrds, Bufallo Springfield e Jefferson Starship. Para mim, a primeira lembrança quando penso em Crosby é sua parceria com Still, Nash e Young. Que quarteto! Uma das últimas coisas que vi do Crosby foi sua parceria com David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd. Na última turnê de Gilmour, se não estou enganado, chamou Crosby como convidado especial para cantar em algumas músicas.

4. Meus Zines: Ensaio de Rua

Fanzine dedicado ao Ensaio de Rua, popular festival de rock underground de Alvorada/RS. Textos de Denilson Reis e Paulo Kobielski. Capa: Law Tissot (RS). São 4 páginas, impressão xerox, formato A5, gratuito em eventos. Versão digital grátis. Solicite por e-mail (tchedenilson@gmail.com).


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012,2018 e 2022)


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários