TRÊS PITACOS NERDS

 1. Quadrinhos: Os Mitos de Cthulhu

Não poderia dar errado! De um lado temos um dos maiores, se não o maior escritor de horror. De outro um dos maiores ilustradores de quadrinhos. A união do texto de H.P. Lovecraft com as ilustrações de Esteban Maroto deu vida a uma verdadeira obra-prima dos quadrinhos: Os Mitos de Cthulhu. Essa obra chegou ao Brasil numa edição caprichadíssima da Pipoca e Nanquim. Com excelentes textos de apresentação, prefácio e posfácio. A arte de Maroto está exuberante como sempre, mas suas criaturas horrendas estão fascinantes com riqueza de detalhes que nos deixam compenetrados em cada traço. Simplesmente um delírio!

2. Cinema: Yesterday

Subintitulado A Trilha do Sucesso, Yesterday parte de uma premissa que o mundo não sabe e não conhece as músicas dos Beatles. Para mim seria algo impensável, mas por incrível que pareça isso pode acontecer, ao menos sobre o nome da banda. Passei por essa experiência. Fui dar aula com um boné com o logo dos Beatles. Uma menina, adolescente, me perguntou o que estava escrito no meu boné. Respondi pronunciando o nome da banda. Ela questionou do que se tratava. Pasmado respondi: uma banda de rock muito famosa. Não conhece? Indaguei. Nisso um aluno comenta: parece que ela saiu daquele filme que ninguém conhece os Beatles. Vendo o filme, lembrei desse causo.

3. RIP: Tom Verlaine (1949-2023)

Hoje recebemos a notícia da morte de Tom Verlaine. Tom foi vocalista da banda Television. Em minha adolescência a música Marquee Moon foi trilha sonora de muitos rolês roqueiros com os amigos. Meu irmão apareceu com o disco e escutávamos muito. Curtia bastante a sonoridade da banda. Pena que não vi eles ao vivo, embora tenha a lembrança que eles passaram por Porto Alegre.

4. Meus Zines: Tchê 35 Anos

Para comemorar os 35 anos do fanzine Tchê, Denilson Reis em parceria com a Profecia Comics lançou uma edição especial com HQs de Denilson Reis apresentando seus 4 personagens criados nessas mais de 3 décadas: Peryc, Exterminador, Eliminador e Gaúcho Mascarado. A revista tem colaborações de Emir Ribeiro (PB), Fernando Damásio (PR), Gervásio Santana (RS), João Paulo Vieira (MG), Júlio Shimamoto (RJ), Matias Streb (RS), Maurício Lima (PI), Mozart Couto (MG) e Sílvio Ribeiro (RS). Capa de Maurício Lima. São 16 páginas, capa colorida e miolo p&b, formato comics e impressão off-set, R$ 10,00 + frete. Pedidos: tchedenilson@gmail.com Leitura online no site: www.profeciacomics.com


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012,2018 e 2022)


CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
Em breve:
III - Coletive na Feira do Livro 
de Gravataí/RS

Postar um comentário

1 Comentários