ARTE E CULTURA

 9º DIA DO QUADRINHO NACIONAL – EDIÇÃO ALVORADA/RS - 2024

As histórias em quadrinhos, por mais incrível que possa parecer, ainda hoje – depois de mais de 100 anos de trajetória-, levantam suspeitas em alguns setores da sociedade sobre sua verdadeira importância como elemento cultural e principalmente educacional. Ou seja, as histórias em quadrinhos ainda são marginalizadas como arte. Mas, a resistência nunca se calou entre os brasileiros. No ano de 1984, alguns artistas liderados por João Gualberto Costa, o popular Gual, Jal, Jayme Leão, Fortuna, Henfil, entre outros, fundaram a AQC- Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Esse grupo estabeleceu o dia 30 de janeiro como o Dia do Quadrinho Nacional e é comemorado em todo o país desde então.

A data é alusiva a aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos brasileira, “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, autoria de Angelo Agostini, publicada no dia 30 de janeiro de 1869, na revista Vida Fluminense.

Na cidade de Alvorada, desde 2015, um grupo de quadrinistas, celebra o Dia do Quadrinho Nacional - Edição Alvorada. Organizado pelo CAQ – Coletivo Alvoradense de Quadrinhos, o evento sempre abre espaço para artistas da cidade e região metropolitana de Porto Alegre divulgarem suas publicações. Nesse ano, pela segunda vez consecutiva, o evento acontecerá na Escola de Gestão SIMA (veja o serviço), e contará com a presença de um filho da cidade, o quadrinista Pablito Aguiar, que estará lançando seu novo trabalho “Conversas em Porto Alegre”; e outros artistas que se destacam no cenário das histórias em quadrinhos da região metropolitana de Porto Alegre e interior do estado.



9º DIA DO QUADRINHO NACIONAL – EDIÇÃO ALVORADA 

Terça-feira, 30 de janeiro de 2024, na Escola de Gestão do SIMA - Sindicato dos Servidores Públicos

Municipais de Alvorada

Às 20 horas.

Av. Wenceslau Fontoura, 105 – Parada 52 – Alvorada/ RS


Paulo Kobielski

Paulo Kobielski é professor de História com especialização em Filosofia e Sociologia pela UFRGS. Trabalha com fanzines  e quadrinhos na educação
Paulo é uma espécie superior de gaúcho, pois é gremista!
Paulo escreve a coluna Dossiê Kobielski, para ler, clique Aqui.
Paulo conquistou  o Troféu Ângelo Agostini de melhor fanzine no ano de 2020, confira matéria Aqui.
Paulo é um dos apresentadores do podcast cultural Coletive Som, A voz da Arte. Para escutar os episódios clique Aqui.
Também confiram o episódio n# 02, apresentado por Patrícia Maciel e Luciano Xaba, entrevistando o Paulo Kobielski, clicando Aqui.


05 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários